Siga-nos

OiCanadá

Quebra-cabeças de Quebec City

Lazer

10 dicas de presentes de Natal inspirados no Canadá

Com o Natal já pertinho, a gente preparou uma lista de presentes abaixo da linha dos $50 pra quem quer mostrar seu amor pelo Canadá e suas três cidades mais movimentadas. Bora conferir?

1. How to Be a Canadian

Nossa lista começa com um livro escrito a quatro mãos pelos irmãos Ferguson. Pra se ter ideia do nível desses manos, basta dizer que Ian é redator de comédias e criador da série de TV Sin City, enquanto Will é um autor que, dentre outras coisas, levou o mais importante prêmio de ficção do Canadá, o Scotiabank Giller Prize, em 2012 com um baita livro de suspense chamado “419”.

Aqui, nesse pequeno e divertido manual batizado de “How To be Canadian”, a dupla levou adiante uma ideia que Margaret Atwood, a poderosa autora canadense de “Os contos de Aia,” deu ao próprio Will num bate-papo informal. E foi assim que surgiu esse best-seller.

Quem estiver procurando uma fonte real de entendimento da sociedade e cultura canadenses pode não achar o livro muito informativo. Mas não é falha não: a intenção dos autores é mesmo brincar com os estereótipos e as zoeiras que o pessoal de uma província faz com outra e por aí afora. Para quem já está no país, no entanto, é mais fácil reconhecer e entender as piadas que rolam no trabalho ou em encontros sociais.

2. Caneca de Raccoon

Quem mora em Toronto sabe que é preciso aprender a dividir espaço com o incrível número de raccoons que habitam a cidade — eles são tantos, aliás, que até se tornaram símbolos dela. Mas a relação entre humanos e esse “panda do lixo” é complicada porque o raccoon, ou guaxinim em português, largou sua dieta de frutas vermelhas e adotou hábitos alimentares que giram em torno dos restos e migalhas descartados pelo bicho homem. A coisa ficou tão complicada que, em 2015, o prefeito da cidade torrou 31 milhões de dólares para o desenvolvimento e implantação de uma lixeira extra super que fosse à prova de raccoon. Mas bastou uns poucos dias para o habilidoso raccoon descobrir que bastava jogar o troço no chão e destruir o lacre para se lambuzar na comilança sem problema algum. Agora, você pode homenagear a invejável criatividade e astúcia dos raccoons presenteando a galera (ou você mesmo) com uma adorável caneca em formato de lata de lixo à moda de Toronto que já vem com seu raccoon fofo lá dentro. Diversão garantida na hora de desembrulhar esse presente, né, não?

3. Banco Imobiliário Canadense

Alguém teve a brilhante ideia de criar um Banco Imobiliário, chamado em inglês de Monopoly, totalmente trabalhado na vida canadense, com direito à tempestade de neve, moose solto na rua e prédios como log cabins e chalés de ski. Além disso, dá para enricar comprando propriedades como a CN Tower ou as Cataratas de Niágara.

O Canada-OPOLY é uma boa para acima dos 8 anos de idade, pode ser jogado por apenas duas pessoas ou até um grupo de seis, e tem regras para duas versões: uma normal e outra meio que expressa, com duração de cerca de uma hora.

4. Playmobil Série de Hockey

Há duas coisas inegáveis no Canadá. A primeira é que o povo daqui é louco por hockey e a segunda é que existe uma rivalidade histórica entre Quebec e Ontário ou, mais especificamente, entre Montreal e Toronto. Juntando uma coisa com a outra, temos então um um kit da Playmobil que tem tudo para deliciar crianças, e também adultos, porque traz dois jogadores de hockey — um do Canadiens, o grande time de Montreal, e um do Maple Leafs, o grande time de Toronto.

O kit faz parte de uma série toda baseada no hockey que tem até uma versão miniatura do carrinho que ajeita o gelo dos rinques e que é conhecido como Zamboni.

5. Pôster de Montreal

Ela já foi chamada de Ville Marie, mas ficou famosa mesmo no mundo todo como a cidade do Monte Real: Montreal. Para a moçada que adora a cidade mais agitada do Quebec, temos aqui um descoladíssimo pôster tipográfico identificando os seus bairros. Apesar de não mostrar o Rio São Lourenço, é uma opção interessante de presente, né, não?

6. Quebra-cabeças de Quebec City

Ainda no Quebec, temos uma homenagem à cidade mais Européia da América do Norte: Quebec City. Aqui um quebra-cabeça de mil peças traz a imagem do centro velho da capital da província à noite com destaque para o hotel Chateau Frontenac, inaugurado em 1893 e até hoje em funcionamento, e ainda o rio São Lourenço. Aliás vem do rio o nome da cidade. A nação indígena Algonquin chamava a região de Kébec, o que quer dizer “onde o rio estreita”. A área do centro histórico foi declarada patrimônio do mundo em 1985 pela UNESCO.

7. Trivia Canadense

Um jeito divertido de aprender mais sobre o país — ou para exibir seu conhecimento — é jogar o Canadian Trivia Family Edition. A brincadeira funciona como uma espécie de corrida em que respostas certas vão movendo os jogadores adiante. No total são 1.440 questões espalhadas pelas categorias Geografia, História e Cultura Geral. Mas as cartas têm dois lados — um com perguntas mais puxadas e outro com um tom mais fácil. Além disso, cada lado têm três níveis de dificuldade para a galera escolher: iniciante, avançado e nível gênio. Dá pra jogar de dois ou em tchurma.

8. Rolo de Massa com Maple Leaf

Todo mundo sabe que a folha do bordo, a chamada Maple Leaf, é o símbolo do Canadá. E agora você vai poder colocar esse símbolo na boca do povo, fazendo arte na cozinha com um rolo de massa que estampa a famosa folhinha canadense em tudo que você quiser. Dá um toque charmoso e bonito para qualquer receitinha básica de biscoito ou torta. E como o Natal por aqui tem a tradição de biscoitos caseiros, o encaixe mágico está feito!

9. Quebra-cabeça 3D do Parlamento

O Parliament Hill é o coração do país, abrigando o senado e os “deputados federais” e você agora pode colocá-lo na palma da mão de quem você bem quiser em formato de quebra-cabeça 3D. O prédio em estilo gótico selou seu destino importante depois que a Rainha Vitória escolheu Ottawa pra ser a capital da colônia canadense lá no meio dos 1800 e hoje é uma atração turística que recebe mais de três milhões de visitantes por ano. Se bem que as coisas andam meio conturbadas por lá. Desde 2002 o negócio está sob uma reforma extensa que só tem previsão de ponto final lá nas lonjuras de 2028 e isso vem às vezes bagunçando o ritmo das visitas, o que é mais um motivo pra você presentear os outros com um parlamento assim exclusivo.

10. Pôster da Skyline de Toronto

Por último temos aqui uma colorida interpretação do skyline de Toronto com sua indefectível CN Tower. A torre tem 553.33m e virou um ícone da cidade recebendo mais de um milhão e meio de visitantes por ano, o que fez mesmo valer a pena de se investir tanto em uma obra que consumiu 40 meses de trabalho até abrir suas portas para o público em 1976. Este pôster aqui é assinado por Michael Thompsett, um artista inglês que fez uma série de skylines de cidades do mundo todo — inclusive São Paulo e Rio.

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

2 Comentários

2 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Lazer

    Topo