Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Governo canadense atualiza tabela que define quanto dinheiro é preciso comprovar para imigração

O processo de imigração para o Canadá exige que o candidato prove que tem dinheiro para cobrir despesas básicas nos primeiros meses após a chegada. O valor depende de quantas pessoas estão vindo e foi recentemente ajustado. Veja quanto é preciso trazer e como atualizar os dados de quem já está inscrito no programa.

Todo ano o governo verifica a taxa de inflação e ajusta a tabela do LICO, que quer dizer Low-income Cut-off. Os valores do LICO representam o mínimo de dinheiro necessário antes de uma pessoa ou família ser oficialmente considerada como vivendo em estado de pobreza.

A tabela é válida de janeiro a dezembro de cada ano e as pessoas têm um prazo determinado para fazer a atualização da prova de fundos no seus processos online. Neste ano de 2020, a data limite é 25 de fevereiro. 

Como a inflação no Canadá não é alta, a mudança de valor é pequena, mas é preciso ficar atento para ver se a chegada de uma nova tabela não mudou a situação do aplicante porque há casos em que a pessoa deixa de se qualificar.

Quem e quanto

Os candidatos aos programas Federal Skilled Worker e Federal Skilled Trades precisam provar que têm esse dinheiro disponível, com exceção de quem se encaixa na classe de Canadian Experience ou está já autorizado a trabalhar no Canadá e tem uma oferta válida de emprego.

O valor exigido depende do tamanho da família e para calculá-lo é preciso levar em consideração o candidato mais o esposo/esposa e os filhos dependentes. Se o companheiro/companheira tem filhos dependentes, eles também entram na conta, mesmo que sejam canadenses, residentes permanentes ou que não façam parte do grupo que vem morar no Canadá. 

Comprovação de fundos

O candidato precisa provar que tem o dinheiro todo livre, pronto para ser usado. Ou seja, não vale ser uma propriedade que ainda aguarda uma possível venda. Além disso, só é considerado aquilo que estiver na conta bancária do candidato ou em uma conta conjunta do candidato com seu companheiro/companheira. 

Tudo tem que estar também em papel timbrado do banco que inclua endereço, telefone e email de contato da instituição, o nome completo do candidato, o valor de qualquer dívida tipo cartão de crédito, empréstimo ou financiamento ligado aquela conta, o saldo da conta corrente e dos investimentos, mês a mês, nos últimos seis meses e ainda o número da conta e a data em que foi aberta.

Mas quanto é preciso mesmo trazer?

O valor da tabela é apenas um número que satisfaz o governo, mas na realidade todo imigrante que já se instalou no Canadá sabe que é preciso trazer mais dinheiro para poder fazer uma transição tranquila.

Tudo depende, claro, do estilo de vida de cada um, da capacidade de encontrar logo um trabalho que cubra ao menos os custos básicos mensais e também da cidade escolhida. Um bom começo, portanto, pode ser multiplicar por dois a tabela do LICO, já que ela considera uma cobertura mínima pelos primeiros seis meses após a chegada. Nesse caso, o valor para uma pessoa seria de cerca de 25 mil, 32 mil para duas pessoas e assim por diante.

O ideal, porém, é juntar o maior valor possível e gastar em conta-gotas depois que chegar ao país, pois toda pesquisa prova que os três primeiros anos são mesmo cheios de ajustes e as coisas podem ficar apertadas. 

Além disso, há despesas extras no começo, como comprar roupas e sapatos de inverno, ou alugar um imóvel. No Canadá os locatários exigem que se pague na assinatura do contrato o primeiro aluguel e também um valor equivalente ao que seria um último aluguel, e que funciona como uma espécie de garantia em caso de qualquer problema futuro, mas que na prática representa um gasto e tanto, de uma só vez.

Veja a tabela do LICO no site da imigração canadense.

Confira outras matérias que podem ajudar a ter uma noção dos custos:

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

4 Comentários

4 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Vistos e Imigração

    Topo