Siga-nos

OiCanadá

Moradia

Quanto custa viver em Toronto em 2020?

Todo ano uma empresa de seguros publica um relatório mostrando como anda o custo de vida em Toronto e a versão 2020 acabou de sair. Confira aqui a média de preço de moradia, alimentação, transporte, celular, internet e até Netflix e afins. 

A parte mais doída do relatório do lowestrates.ca é mesmo a questão da moradia. De acordo com o pessoal do Rentals.ca e um levantamento feito em dezembro do ano passado, o valor médio de uma unidade de apenas um quarto está em CAD$2.314 por mês enquanto um apê de dois quartos sai por CAD$2.966. 

Os valores são mesmo inacreditáveis e faz muita gente pensar duas vezes antes de se mudar. Quem já está instalado quer mais é permanecer onde está e quem está chegando precisa não só procurar bastante, mas ficar de olho em alternativas como se estabelecer fora de Toronto, encarar basements, dividir casa com outras pessoas, alugar quarto ou entrar já nas listas de espera de cooperativas.

Hipoteca

No caso de compra, a conta também fica difícil de fechar porque o último relatório do Toronto Real Estate Board garante que o preço médio de casa e apartamento em Toronto no ano passado foi de CAD$883,520. 

Considerando que a entrada (que é obrigatória) seja de pelo menos 15% (mais de CAD$132,000) e que a hipoteca seja fechada por um período de cinco anos com taxa fixa de 2.94%, a prestação mensal será, então, de pesados CAD$3,630.

Transporte & Cia

Adicione a tudo isso o passe mensal do Presto para o transporte, que está a CAD$151.15 e CAD$122.45 para estudantes. Coloque aí uns CAD$45 de gasto mensal com um celular pré-pago com 2 GB de dados de uma empresa tipo a Koodo (os planos com 10 GB de dados pulam para CAD$85) e mais uma assinatura de Internet high speed para casa que deve ficar em torno dos CAD$90.

Se for fazer ginástica em academia, saiba que os planos variam de $20 por mês no Planet Fitness a $70 na YMCA e até $85 no topo de linha da Goodlife Fitness. Já na linha yoga ou pilates, o gasto ficará em torno de uns $130 por mês (para efeito de soma final, vamos usar o valor da YMCA).

Entretenimento é um quesito difícil de averiguar porque muda demais de acordo com cada pessoa, mas o relatório divulgado imaginou pelo menos uma assinatura básica de Netflix a CAD$15/mês e outra do Spotify a CAD$12.00 mensais, incluindo taxas. E colocou ainda uns $100 a mais por pessoa para um cineminha, talvez uma cerveja num bar — uma coisa bem simples, né?

Alimentação & soma total 

Ainda mais complicado de definir que o entretenimento é o gasto com comida. Segundo a ferramenta da prefeitura de Toronto para calcular o valor gasto com comida saudável, uma pessoa deve precisar de $200 por mês para ficar na boa. Mas isso, claro, não inclui gulodices nem comer fora. 

Somando tudo, temos assim cerca de CAD$700 de despesas mensais por pessoa, além de moradia. E ainda nem falamos em remédios, roupa, dentista, sapato, corte de cabelo e outras belezuras. Ou seja, não é exatamente barato morar em Toronto e por mais que se economize, é preciso faturar bem para poder levar uma vida tranquila. A sugestão da pesquisa é que o salário seja de CAD$55.000 por ano para que a uma pessoa sozinha consiga viver com conforto.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Moradia

Topo