Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Imigração estica prazos, mas suspende novos landings

O governo canadense implementou várias medidas para a imigração durante este período de emergência. Algumas são automáticas, mas há casos em que o candidato precisa fazer o pedido de uma prorrogação ou justificar sua ausência ou a falta de um documento.

Novos landings de residentes permanentes já agendados e confirmados estão agora suspensos até pelo menos o dia 13 de abril, mas o processamento dos casos de imigração em geral continua em ritmo normal, embora alguns escritórios do IRCC (Immigration, Refugees and Citizenship Canada) estejam mantendo apenas atividades essenciais.

Para quem recebeu pedido de esclarecimentos e documentos extras, serão dados outros 90 dias para resposta. E, apesar de as cartas com instruções sobre dados biométricos saírem com o texto padrão, afirmando que os candidatos têm prazo de 30 dias para envio do material, na prática, o governo está dando 90 dias para todo mundo. 

Novos candidatos à imigração que tenham 60 dias para enviar seus documentos, mas que estejam impedidos de providenciar toda a papelada em função da situação do Covid-19 em seus países de residência atual devem submeter tudo da mesma forma, apenas acrescentando a explicação dos problemas enfrentados.

O que não pode deixar de ser feito é pagar as taxas. Sem o pagamento delas, não é possível ampliar o prazo de entrega da documentação.

Quem já recebeu a confirmação ou já está com o visto de residência permanente em mãos e precisa fazer seu landing pode fazer seu pedido de prorrogação através de um formulário online.

Em alguns casos, como o dos chineses, o governo está pedindo novos exames médicos e pode ser uma boa ficar de olho nesta possibilidade caso a situação do país onde o candidato more sofra de maneira mais aguda com o impacto da pandemia. 

Residentes temporários que estejam no momento no Canadá podem pedir extensão de vistos, se necessário. O caminho é o mesmo de sempre: tem que aplicar online, atender a todas as demandas e pagar as devidas taxas.

Quem já está neste processo e apenas aguardava uma resposta pode ficar tranquilo, porque estará em situação legal até receber a decisão final sobre seu pedido.

Cerimônias e testes de cidadania estão suspensos. O que já havia sido marcado será re-agendado. Para casos urgentes, é possível entrar em contato com o governo através do email [email protected].

Quem perdeu uma entrevista, cerimônia ou teste por não ter conseguido voltar ao país a tempo terá direito também a um novo agendamento. Para isso, é preciso entrar em contato com o escritório ligado ao caso assim que a pessoa estiver de volta ao Canadá.

Novas datas e horários serão designados de acordo com a ordem de chegada — quem entrar em contato primeiro será o primeiro a ser atendido.

O que o governo federal ainda não esclareceu é como ficará a situação de quem tem em mãos uma permissão válida de estudo ou trabalho, mas está no momento fora do país. Mas de qualquer forma, para todos os casos, o mais importante é ser proativo, entrar em contato em casos de dúvidas e esclarecer tudo para não se ver, de repente, diante de uma situação complicada. 

Para mais informações em inglês, visite o site Canada.ca.

Não perca nenhuma notícia: assine já a newsletter do OiCanadá

Veja também outras matérias sobre assuntos relacionados:

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Vistos e Imigração

Topo