Siga-nos

OiCanadá

Saúde

Bed Bugs – A ameaça dos percevejos

Bed bugs são uma das grandes pragas das cidades canadenses. Quem já teve esses percevejos em casa não pode nem ouvir falar neles. Muita gente já perdeu móveis, roupas e até precisou se mudar para se livrar completamente deles. Saiba mais sobre os temíveis bed bugs e veja dicas de como evitá-los e eliminá-los.

Os percevejos são minúsculas criaturas sem asas que, quando estão de barriga vazia, têm o corpo achatado e fino, parecido mesmo com uma folha de papel. Mas depois que eles sugam o sangue de suas vítimas, eles ganham um tom vermelho escuro e se expandem.

Uma só fêmea produz algo em torno de 200 a 400 ovos durante o seu um ano de vida, dependendo da disponibilidade de alimentação e ainda da temperatura. Os ovos são depositados em pequenas fendas e trincas. Eles são do tamanho de uma cabeça de alfinete e em apenas dez dias já estão liberando novos percevejos para a vida.

Os percevejos podem sobreviver até seis meses sem comer nada e quando encontram nova fonte de alimentação mostram-se bem flexíveis. Eles se alimentam de preferência de sangue humano, mas não descartam o sangue de nenhum outro mamífero, nem o sangue dos pássaros. De hábitos noturnos, os percevejos picam toda e qualquer região do corpo, apesar de terem preferência pelo rosto, pescoço, peito, braços e mãos. A picada destes insetos não transmitem doenças, mas algumas pessoas podem sofrer uma reação alérgica localizada.

Dicas para se precaver e eliminá-los

  • Em caso de suspeita de infestação, entre em contato com a prefeitura ou com uma empresa de dedetização para ter certeza do problema. Se necessário, converse com um profissional sobre opções de exterminação.
  • Inspecione o seu colchão, armação de cama e qualquer canto onde o inseto provavelmente estaria escondido. Cubra seu colchão e travesseiros com uma capa plástica.
  • Mesmo casas e hotéis impecáveis na limpeza podem sofrer infestações de percevejos, mas com certeza, quanto mais limpa e organizada a sua casa estiver, mais fácil será evitar uma verdadeira infestação.
  • Lave todos os lençóis e fronhas em água quente.
  • Espalhe pela casa afora armadilhas à base de cola, como glue boards, sticky tape ou ainda carpet tape. Não se esqueça de colocá-las em torno da cama ou nos pés das camas.
  • Além da limpeza constante e caprichada, crie o hábito de usar o aspirador de pó no seu colchão, pois pode ajudar muito no combate ao problema. Caso haja percevejo, aspire os insetos e seus ovos utilizando um bico especial.
  • Sele com aquele mesmo material usado para tapar frestas nas janelas (caulking) toda e qualquer pequena fenda ou trinca que exista nas paredes, na estrutura de madeira das camas e também no chão. Remova o papel de parede, aperte qualquer placa de interruptor de luz que esteja bamba e sele as áreas em que cano e fio entram em sua residência, dando especial atenção às paredes divididas com outros apartamentos.
  • Tenha cautela extrema ao comprar roupas e móveis usados e ainda ao pegar objetos deixados na calçada como doação. Se um colchão tiver sido deixado na rua, é bem possível que esteja contaminado.

Christian Pedersen é natural de Santos, São Paulo. No Brasil, trabalhou na gravadora Roadrunner Records, depois abriu um escritório de promoção e marketing para bandas e artistas, tendo clientes como a gravadora BMG, os selos Geléia Geral e Dubas. Christian mudou-se para Toronto em 2002, e virou cidadão canadense em 2007. Escreveu a coluna Conexão C no Brasil News em março de 2007 e, de maio a outubro de 2008, foi editor-interino do jornal. Do fim daquele ano, até outubro de 2010, foi editor e co-fundador do blog OiToronto.

10 Comentários

10 Comments

  1. jose bernabe

    19/jan/2015 at 16:18

    bom,dia meu irmao esta com esse plobrema na sela da cadeia q ele fica.ele esta com medo dessa praga de ser comtaminado.me de uma dica para acabar com essa plaga.

  2. Heber Hostt Jr

    31/out/2014 at 03:08

    Prezado, estou com uma infestação em casa que não consigo eliminar. Já dedetizei a casa por 2 vezes contra pulgas e carrapatos mais não adiantou. Venho pesquisando pra ver se encontro a origem. Trouxe uma bióloga em casa e ela me disse que o apartamento tem broca e o que encontro em cima da cama disse ser formiga alada. Não estou convencido. Encontro sempre sobre o lençol a “peste” em formato de anel. Exatamente: forma de anel. Não sei se tenho alergia ou se ele realmente suga o sangue; Sei que estou com o cor´po todo marcado e não consigo resolver o problema. Não sei quanto ja gastei pra eliminar o problema e até agora nada. Pode dar alguma orientação? Descobri tambem que na forma de anel ele consegue pular.Quando coleto essa praga em um plástico ele desfaz o formato de anel e realmente parece uma formiga. Mais como consegue pular (saltar) não entendo. Qualquer ajuda é bem vinda. Obrigado.

  3. Marcus

    08/ago/2012 at 23:56

    Olá,

    Estou mudando para Toronto, no bedbug resgitry tem um registro de bedbug no prédio em que vou morar. O que devo fazer ? Não existe solução para bedbugs ?

  4. daniela

    21/fev/2012 at 18:15

    meu avô tentou se matar em um colchão , depois de algum tempo 2 anos não sei direito começou a sair uns bichos do colchão que picam a noite e de dia .
    O colchão foi jogado fora , porém os bichos não pararam de aparecer como consigo matar estes bichos ?A picada deles traz alguma doença para o ser humano ?

    Grata

  5. Tamara

    10/fev/2012 at 13:17

    A minha diz que isso é coisa dos antigos! Aúnica forma de acabar com percervejos e COLOCANDO FOGO em tudo, que só com a dedetização não acaba.
    FICA A DICA.
    Ah e ele só aparece a noite, então onde tiver o bicho e colocar fogo!!!

  6. Cris

    20/dez/2010 at 22:31

    olá…

    encontrei um unico percevejo na minha cama. apos elimina-lo nao sofri mais nenhuma picada. sera possivel que houvesse apenas 1? agradeço desde já a atençao.

  7. Erika

    07/dez/2010 at 09:50

    Oi, vcs estam de parabens! Sempre comeco o meu dia lendo Oi Toronto!
    Gostaria de saber onde e que posso procurar o Panettone Bauducco?? Por favor mi falam!
    Muito obrigada!

  8. Vivi

    11/nov/2009 at 10:12

    Christian, este problema é sério mesmo… Eu costumo acessar o site “The Badbug Registry” na hora de alugar um apartamento ou indicar hotéis. Neste site existe uma relação dos principais prédios afetados aqui em Toronto. É só digitar o endereço e verificar se existe alguma ocorrência. Vale a pena ler os depoimentos…
    Um super abraço!

    Site: http://bedbugregistry.com/search

  9. martha rangel

    11/nov/2009 at 03:53

    é bom tb passar steamer no colchao e sofa, se caso eles visitarem.
    vc traz ele para dentro de casa sentando em metro, street car, onibus…

    so posso dizer:

    nada pior que bedbug na sua vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Saúde

Posts Populares

Topo