Siga-nos

OiCanadá

Saúde

Bed Bugs – A ameaça dos percevejos

Bed bugs são uma das grandes pragas das cidades canadenses. Quem já teve esses percevejos em casa não pode nem ouvir falar neles. Muita gente já perdeu móveis, roupas e até precisou se mudar para se livrar completamente deles. Saiba mais sobre os temíveis bed bugs e veja dicas de como evitá-los e eliminá-los.

Os percevejos são minúsculas criaturas sem asas que, quando estão de barriga vazia, têm o corpo achatado e fino, parecido mesmo com uma folha de papel. Mas depois que eles sugam o sangue de suas vítimas, eles ganham um tom vermelho escuro e se expandem.

Uma só fêmea produz algo em torno de 200 a 400 ovos durante o seu um ano de vida, dependendo da disponibilidade de alimentação e ainda da temperatura. Os ovos são depositados em pequenas fendas e trincas. Eles são do tamanho de uma cabeça de alfinete e em apenas dez dias já estão liberando novos percevejos para a vida.

Os percevejos podem sobreviver até seis meses sem comer nada e quando encontram nova fonte de alimentação mostram-se bem flexíveis. Eles se alimentam de preferência de sangue humano, mas não descartam o sangue de nenhum outro mamífero, nem o sangue dos pássaros. De hábitos noturnos, os percevejos picam toda e qualquer região do corpo, apesar de terem preferência pelo rosto, pescoço, peito, braços e mãos. A picada destes insetos não transmitem doenças, mas algumas pessoas podem sofrer uma reação alérgica localizada.

Dicas para se precaver e eliminá-los

  • Em caso de suspeita de infestação, entre em contato com a prefeitura ou com uma empresa de dedetização para ter certeza do problema. Se necessário, converse com um profissional sobre opções de exterminação.
  • Inspecione o seu colchão, armação de cama e qualquer canto onde o inseto provavelmente estaria escondido. Cubra seu colchão e travesseiros com uma capa plástica.
  • Mesmo casas e hotéis impecáveis na limpeza podem sofrer infestações de percevejos, mas com certeza, quanto mais limpa e organizada a sua casa estiver, mais fácil será evitar uma verdadeira infestação.
  • Lave todos os lençóis e fronhas em água quente.
  • Espalhe pela casa afora armadilhas à base de cola, como glue boards, sticky tape ou ainda carpet tape. Não se esqueça de colocá-las em torno da cama ou nos pés das camas.
  • Além da limpeza constante e caprichada, crie o hábito de usar o aspirador de pó no seu colchão, pois pode ajudar muito no combate ao problema. Caso haja percevejo, aspire os insetos e seus ovos utilizando um bico especial.
  • Sele com aquele mesmo material usado para tapar frestas nas janelas (caulking) toda e qualquer pequena fenda ou trinca que exista nas paredes, na estrutura de madeira das camas e também no chão. Remova o papel de parede, aperte qualquer placa de interruptor de luz que esteja bamba e sele as áreas em que cano e fio entram em sua residência, dando especial atenção às paredes divididas com outros apartamentos.
  • Tenha cautela extrema ao comprar roupas e móveis usados e ainda ao pegar objetos deixados na calçada como doação. Se um colchão tiver sido deixado na rua, é bem possível que esteja contaminado.

Christian Pedersen é natural de Santos, São Paulo. No Brasil, trabalhou na gravadora Roadrunner Records, depois abriu um escritório de promoção e marketing para bandas e artistas, tendo clientes como a gravadora BMG, os selos Geléia Geral e Dubas. Christian mudou-se para Toronto em 2002, e virou cidadão canadense em 2007. Escreveu a coluna Conexão C no Brasil News em março de 2007 e, de maio a outubro de 2008, foi editor-interino do jornal. Do fim daquele ano, até outubro de 2010, foi editor e co-fundador do blog OiToronto.

10 Comentários

10 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Saúde

    Topo