Siga-nos

OiCanadá

Paladar

Estamos na época das maçãs, aproveite!

Com ou sem casca, verde ou vermelha, o que importa é não deixar de experimentar a versatilidade da maçã, fruta tão presente aqui no Canadá. Veja algumas dicas.

O fim de ano se aproxima, e com isso, aquela correria que todo mundo conhece. Bem, você já deve ter reparado que a época das maçãs chegou. Por todos os lugares em Toronto vemos a fruta em muita quantidade, e também muitas variedades dela, o que nos causa alguma confusão, afinal, não estamos acostumados com tantos tipos e cores.

Aqui no Canadá, e também em outros países produtores de maçã, contamos com diversas utilizações da fruta. Alguns tipos se adaptam melhor quando consumidas in natura e outros são melhores para cozinhar. Se eu for falar de todos os tipos, precisaria passar o dia escrevendo, então siga o meu conselho: se a maçã for doce, significa que não é boa para cozinhar. Se for azeda, ela passa a ser indicada para fazer tortas, doces, purês e tudo mais o que você quiser fazer. Logicamente, tudo depende do seu gosto, certo?

A minha preferida é a Red Delicious, mais conhecida como a maçã da Branca de Neve. Todo dia, quando estou com pressa, é ela à qual recorro, afinal, basta pegar e levar!

Dicas

A utilização da maçã na culinária vai muito além da tradicional torta de maçã. Eu sempre procuro utilizá-la nas minhas receitas, como por exemplo, coloco uma ou duas maçãs na sopa que vou bater no liquidificador. Além de ninguém perceber a diferença, a maçã confere um sabor ótimo, além de ser uma maneira excelente para ‘enganar’ aquelas pessoas que não comem frutas por nada. Quando ralada, melhor ainda. Use em molho de tomate, cozidos e até mesmo você pode usar o purê de maçã (apple sauce) em bolos e massas para substituir um pouco da manteiga. O bolo fica bem leve e húmido.

O purê de maçã acompanha muito bem a carne de porco, ou mesmo assada, junto com o peru de Natal, ou ainda, naquele frango assado de domingo. Outra forma interessante da fruta é ralada na nossa farofa bem brasileira. Experimente, que você não vai se arrepender.

Eu adoro colocar maçãs em saladas, como a russa e Waldorf (salsão [celery], maçãs, alface, nozes e maionese). E olha que eu me atrevo a falar que o meu sanduíche favorito é de pão integral, manteiga de amendoim (peanut butter) e fatias finas de maçã. Juro que fica uma delícia!

Mais maçãs!

A maçã também está presente em outros produtos, como o vinagre (tem gente que jura que emagrece!), sucos e a sidra (apple cider). Agora que está chegando o frio, esquente o suco de maçã ou sidra, jogue um pau de canela, cravo-da-índia e cascas de laranja. Junte vinho ou vodka e açúcar a gosto (recomendo o mascavo), e você vai ter uma bebida deliciosa para os tempos frios que estão chegando. Essa receita é maravilhosa para aproveitar aquele restinho de vinho que sobrou da festa.

Não se esqueça da própria casca da maçã, que você pode ferver com a água do chá, que fica excelente.

Ah! A maçã também é ótima para os dentes e para mau-hálito!

Continue lendo

Após ter trabalhado em várias empresas como a Air Canada e IBM, Rafael se formou pela George Brown College em Artes Culinárias, mesmo tendo diplomas nas áreas de Ciência da Computação, Linguística e Literatura. Mesmo com o curso de culináriia, ele está sempre em busca de novas aventuras no mundo gastronômico, seja descobrindo novos ingredientes ou provando pratos inusitados. Hoje em dia, Rafael Alcantara atua como intérprete e tradutor oficial para a imigração canadense, a Corte de Justiça da Cidade de Toronto e integra o corpo de intérpretes do maior hospital do Canadá.

4 Comentários

4 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Paladar

    Topo