Siga-nos

OiCanadá

Paladar

Abóbora – A fruta do outono e suas famosas receitas

O outono é a melhor estação para frutas e vegetais. Uma das frutas mais populares dessa época do ano é a abóbora. Conheça algumas receitas, incluindo o famoso doce de abóbora com coco.

O outono está aí, e com ele aparecem todas as cores e produtos típicos dessa época. Basta ir ao supermercado ver as inúmeras variedades de frutas e verduras, e constatar como algumas delas são especialmente mais saborosas nessa temporada. Vocês já devem ter reparado que essa é a época da abóbora, não é? Sim, o outono nos traz uma grande variedade delas, e aqui no Canadá temos diferentes tipos, cores, tamanhos e formatos, alguns até inusitados. O importante é aproveitar a época dessa fruta tão versátil, que pode ser utilizada tanto em doces como salgados.

Lógico que todos já se perguntaram: “Podemos comer aquelas abóboras de Halloween?” A reposta é sim, mas ela é tão aguada, sem graça e fibrosa, que não recomendo.

De qualquer forma, a minha receita favorita de abóbora é mesmo cortá-la em cubos e colocar tudo em uma assadeira. Em seguida, jogue por cima umas ervas como alecrim (rosemary) e tomilho (thyme), depois sal e pimenta-do-reino, e esquecer por algum tempo. Você não precisa nem tirar a casca, o que já é um alívio no caso de certas abóboras. Se quiser descascá-las, agora é o momento, porque a casca vai sair com muito mais facilidade. Conheço muita gente que já cortou o dedo tentando descascar abóbora crua. Depois de assadas, basta utilizá-las em todas as suas receitas.

Várias receitas

Uma vez assadas, você pode fazer um purê de abóbora, que acompanha muito bem um frango assado, carne de porco ou mesmo aquela famosa carne seca que adoramos no Brasil. Na semana passada, eu mesmo fiz carne seca com abóbora, mas vale uma dica: tome cuidado na hora de dessalgar a carne seca (comprei em açougue português), procure sempre dar uma fervida antes de qualquer coisa.

Frite a carne com alho, cebola, pimentão verde e, por último, adicione a abóbora já assada e sem casca, jogando salsinha por cima e pronto! Coma com arroz e farofa. Tenho certeza que você vai adorar.

A mesma abóbora assada também pode também virar uma deliciosa sopa. Basta bater no liquidificador com caldo de galinha ou mesmo creme de leite (dependendo de sua disposição a calorias). É tudo muito rápido mesmo. Assou a abóbora, descascou, bateu e serviu! Fica uma delícia.

A abóbora pode ser utilizada também em pães, bolos e na famosa torta de abóbora, que tanto vemos aqui nessa época do ano. Confesso que não sou muito fã mas, se tiver, lógico que como, né? ;)

Não esqueci o doce

Como deixar pra trás o nosso famoso doce de abóbora com coco? A receita também é simples e muito saborosa. Basta utilizar uma abóbora assada (nesse caso não a tempere). Depois de pronta, é só medir a metade da quantidade de abóbora com a de açúcar. Não coloque água, ok? Adicione um pau de canela e dois cravos-da-índia. Nesse momento, pode-se ou não colocar o coco ralado, vai depender do seu gosto. Eu adoro comer com coco ralado. Deixe cozinhar até dar o ponto de sua preferência e pronto!

Coma quente, frio, gelado, morno, do jeito que preferir. Ah! Esse doce fica especial se acompanhado por uma fatia de queijo. Se você tiver a benção de achar queijo minas no Canadá, não deixe de postar aqui!

Beijos a todos, e na próxima coluna vou falar sobre outro produto de outono: a maçã.

Após ter trabalhado em várias empresas como a Air Canada e IBM, Rafael se formou pela George Brown College em Artes Culinárias, mesmo tendo diplomas nas áreas de Ciência da Computação, Linguística e Literatura. Mesmo com o curso de culináriia, ele está sempre em busca de novas aventuras no mundo gastronômico, seja descobrindo novos ingredientes ou provando pratos inusitados. Hoje em dia, Rafael Alcantara atua como intérprete e tradutor oficial para a imigração canadense, a Corte de Justiça da Cidade de Toronto e integra o corpo de intérpretes do maior hospital do Canadá.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Paladar

    Topo