Siga-nos

OiCanadá

Lazer

Como enfeitar sua abóbora de Halloween

Quanto mais nos aproximamos do Halloween, mais nos deparamos com casas decoradas e enfeites pela cidade. E já que nós, brasileiros, não crescemos fazendo arte em abóboras, o OiCanadá preparou uma série de dicas criativas para você montar a sua própria Halloween Pumpkin.

Basicamente existem dois tipos tradicionais de abóboras de Halloween: as pintadas e as esculpidas.

Para aqueles que não sabem desenhar direto na abóbora, a sugestão é escolher alguns rostos ou desenhos prontos nos sites about.com, about.com/gonewengland, history.com, stoneykins, nickjr ou google. Reserve algum tempo para escolher o seu desenho e imprima-o no papel. Antes de começar a pintar ou esculpir sua abóbora, certifique-se de que ela esteja limpa.

Pintando

Para criar uma abóbora pintada, pegue a impressão do desenho que você escolheu e, com uma tesoura, faça furos no papel cortando os formatos da boca, nariz e olhos (ou o desenho escolhido), removendo a parte preta da impressão e descartando-as.

Prenda o papel furado com fita adesiva na abóbora e contorne os desenhos da boca, olhos e nariz (ou o desenho escolhido) com hidrocor ou caneta. Remova o papel e pinte com tinta (acrílica) ou com hidrocor permanente de dvd.

Agora é ser criativo! Você ainda pode dar o toque final com porpurina, adesivos, peruca e até chapéu de bruxa.

Esculpindo

Para quem prefere colocar a mão na massa e não se importa com a sujeira — feita principalmente por marinheiros de primeira viagem — a sugestão é criar uma abóbora esculpida.

Para isso, corte o topo da abóbora em um formato maior que o de sua mão fechada, apenas o suficiente para que você consiga remover o miolo. Algumas pessoas gostam de fazer o corte em zigue-zague, levando a faca para cima e para baixo, o que dá um certo estilo no topo da abóbora, mas que também é mais difícil de fazer.

Depois, raspe o miolo da abóbora com uma colher e remova o excesso com as mãos. Nesse momento, tenha cuidado para não deixar a abóbora muito fina, pois ela pode desmontar na hora de fazer os furos. Passe uma água para remover os resíduos e seque-a por fora.

Com uma fita adesiva, prenda o papel com o desenho escolhido na abóbora. Usando um objeto pontudo (tachinha, garfo, alfinete…), trace pontos contornando a boca, nariz e olhos, ou a forma escolhida. Remova o papel.

Para facilitar a visualização dos furos, passe farinha, ou baking soda, alisando a sua abóbora nos locais perfurados.

Comece a cortar a abóbora com uma faca, pelo centro do desenho. Todo cuidado é pouco para não se cortar. Assim que terminar o corte, empurre bem devagar as peças recortadas para ver o resultado final.

Depois, coloque uma vela dentro e enfeite a abóbora com outros acessórios se desejar.

Existem kits prontos com as ferramentas necessárias para se preparar uma abóbora de Halloween. Veja exemplos no site Alibaba.

Vídeos

Criando abóbora com um desenho de base

Criando abóbora sem um desenho de base

Este vídeo dá uma boa ideia do quanto os norte-americanos levam a sério a arte de fazer escultura em abóboras.

Ideias para enfeitar a sacolinha de gostosuras de seu filho.

Avatar photo

Martha se formou em Jornalismo em Recife e veio para Toronto em 2006 para estudar Cinema, se formando pela Toronto Film School. Tornou-se cidadã canadense em 2014.

3 Comentários

3 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Lazer

    Topo