Siga-nos

OiCanadá

Moradia

Comprando um imóvel no Canadá

Se você é imigrante, brasileiro ou de outro país, é muito importante aprender primeiro como é o processo de compra de imóvel por aqui para não correr o risco de perder dinheiro e tempo. É muito importante saber que aqui o processo é diferente do Brasil e de outros países.

Após tomar a decisão de comprar um imóvel, você tem duas opções: (1) procurar o imóvel por conta própria, ou seja, através dos anúncios de jornal, nos websites públicos de venda de casas e até tentar comprar a sua casa diretamente de um proprietário, ou (2) contratar os serviços de um realtor (corretor de imóveis), que geralmente tem acesso a pelo menos 75% dos imóveis que estão à venda no mercado.

O primeiro e grande erro de quem deseja comprar um imóvel por si mesmo, depois de procurar e encontrar um que lhe interesse no MLS ou de ver uma placa de venda, é ligar para o corretor que está no anúncio ou na placa de venda. Este erro poderá lhe custar uma soma considerável. Por quê? Porque o agente que aparece no anúncio é quem listou a casa, ou seja, ele tem como cliente o proprietário do imóvel. Em outras palavras, este realtor que anuncia a venda é quem tentará ganhar o máximo de lucro no negócio, pois, além de ter que atender bem seu cliente (o proprietário), deste valor sairá o percentual de sua comissão. Portanto, nunca ligue para o corretor que está vendendo o imóvel!

Porém, qual seriam as vantagens em fazer o serviço você mesmo e não contratar os serviços de um realtor? Do meu ponto de vista, nenhuma. Em primeiro lugar, quem paga pelos serviços dos realtors envolvidos na negociação (a não ser em raras exceções) é quem colocou a casa à venda.

Em segundo lugar, a fim de saber se as casas colocadas à venda pelos proprietários não estão mais caras do que as que estão sendo negociadas pelos corretores, um comprador tem que dispor de conhecimento e ferramentas adequadas para realizar uma boa análise de preço de mercado e nem todos dispõe destes recursos.

Por exemplo, geralmente os proprietários pensam que suas casas valem muito mais. Se estes não têm um profissional que trabalhe diariamente com vendas para lhes orientar sobre o preço adequado para suas casas, eles acabam pedindo muito mais por suas propriedades. E quem sai prejudicado? O comprador, pois ele não tem ninguém ao seu lado para aconselhá-lo e dizer se o preço pedido e condições do imóvel são aceitáveis.

Por último, um realtor tem acesso a informações detalhadas que nem sempre estão disponíveis para qualquer pessoa e que podem lhe ajudar a fazer uma escolha mais consciente e acertada. Exemplificando, o proprietário não lhe passará qualquer informação negativa que tenha sobre a casa ou vizinhança, mas o seu realtor tem o dever de procurar por estas informações e lhe informar.

Ao comprar a sua casa, opte por trabalhar com quem tem experiência. Um bom corretor de imóveis tem condições de selecionar as melhores opções do mercado e lhe arranjar visitas a casas de seu interesse, mas de forma tranquila e sem pressão. Este profissional deverá lhe responder honestamente a todas as suas perguntas e lhe ajudará a esclarecer suas dúvidas até você fazer sua decisão final. Ele estará presente em todos os momentos da negociação e, se precisar, mesmo depois da mudança para sua nova propriedade.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Rosa da Silva foi representante comercial de várias multi-nacionais no Rio Grande do Sul. Desde sua chegada ao Canadá, acompanhando o marido transferido pela empresa em que trabalha, pensou em trabalhar com compra e venda de casas (real estate). Rosa fez curso para se tornar corretora de imóveis, e após as dificuldades que encontrou em comprar sua primeira casa no novo país, resolveu iniciar um blog em português, o www.casanocanada.com para tentar ajudar a outros brasileiros a entender este complexo e diferente processo da compra da casa própria aqui no Canadá. Rosa possui também um site em inglês, o www.rosadasilvarealestate.com.

11 Comentários

11 Comments

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Mais em: Moradia

      Topo