Siga-nos

OiCanadá

Moradia

Comprando um imóvel no Canadá

Se você é imigrante, brasileiro ou de outro país, é muito importante aprender primeiro como é o processo de compra de imóvel por aqui para não correr o risco de perder dinheiro e tempo. É muito importante saber que aqui o processo é diferente do Brasil e de outros países.

Após tomar a decisão de comprar um imóvel, você tem duas opções: (1) procurar o imóvel por conta própria, ou seja, através dos anúncios de jornal, nos websites públicos de venda de casas e até tentar comprar a sua casa diretamente de um proprietário, ou (2) contratar os serviços de um realtor (corretor de imóveis), que geralmente tem acesso a pelo menos 75% dos imóveis que estão à venda no mercado.

O primeiro e grande erro de quem deseja comprar um imóvel por si mesmo, depois de procurar e encontrar um que lhe interesse no MLS ou de ver uma placa de venda, é ligar para o corretor que está no anúncio ou na placa de venda. Este erro poderá lhe custar uma soma considerável. Por quê? Porque o agente que aparece no anúncio é quem listou a casa, ou seja, ele tem como cliente o proprietário do imóvel. Em outras palavras, este realtor que anuncia a venda é quem tentará ganhar o máximo de lucro no negócio, pois, além de ter que atender bem seu cliente (o proprietário), deste valor sairá o percentual de sua comissão. Portanto, nunca ligue para o corretor que está vendendo o imóvel!

Porém, qual seriam as vantagens em fazer o serviço você mesmo e não contratar os serviços de um realtor? Do meu ponto de vista, nenhuma. Em primeiro lugar, quem paga pelos serviços dos realtors envolvidos na negociação (a não ser em raras exceções) é quem colocou a casa à venda.

Em segundo lugar, a fim de saber se as casas colocadas à venda pelos proprietários não estão mais caras do que as que estão sendo negociadas pelos corretores, um comprador tem que dispor de conhecimento e ferramentas adequadas para realizar uma boa análise de preço de mercado e nem todos dispõe destes recursos.

Por exemplo, geralmente os proprietários pensam que suas casas valem muito mais. Se estes não têm um profissional que trabalhe diariamente com vendas para lhes orientar sobre o preço adequado para suas casas, eles acabam pedindo muito mais por suas propriedades. E quem sai prejudicado? O comprador, pois ele não tem ninguém ao seu lado para aconselhá-lo e dizer se o preço pedido e condições do imóvel são aceitáveis.

Por último, um realtor tem acesso a informações detalhadas que nem sempre estão disponíveis para qualquer pessoa e que podem lhe ajudar a fazer uma escolha mais consciente e acertada. Exemplificando, o proprietário não lhe passará qualquer informação negativa que tenha sobre a casa ou vizinhança, mas o seu realtor tem o dever de procurar por estas informações e lhe informar.

Ao comprar a sua casa, opte por trabalhar com quem tem experiência. Um bom corretor de imóveis tem condições de selecionar as melhores opções do mercado e lhe arranjar visitas a casas de seu interesse, mas de forma tranquila e sem pressão. Este profissional deverá lhe responder honestamente a todas as suas perguntas e lhe ajudará a esclarecer suas dúvidas até você fazer sua decisão final. Ele estará presente em todos os momentos da negociação e, se precisar, mesmo depois da mudança para sua nova propriedade.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Rosa da Silva foi representante comercial de várias multi-nacionais no Rio Grande do Sul. Desde sua chegada ao Canadá, acompanhando o marido transferido pela empresa em que trabalha, pensou em trabalhar com compra e venda de casas (real estate). Rosa fez curso para se tornar corretora de imóveis, e após as dificuldades que encontrou em comprar sua primeira casa no novo país, resolveu iniciar um blog em português, o www.casanocanada.com para tentar ajudar a outros brasileiros a entender este complexo e diferente processo da compra da casa própria aqui no Canadá. Rosa possui também um site em inglês, o www.rosadasilvarealestate.com.

11 Comentários

11 Comments

  1. Paulo José

    05/dez/2015 at 17:07

    E a questão da documentação? Turista pode comprar uma casa a-vista? ou precisa ser residente permanente?

  2. Liliane

    13/jul/2014 at 09:56

    Com relação a preços de imóveis, no Canadá é tão caro quanto no Brasil? Há acesso a financiamentos?

  3. Maria da Graça Lessa

    05/mar/2014 at 13:02

    Bom dia Rosa! Gostaria de falar com você em particular. Peço, por favor, que entre em contato pelo meu e-mail para maiores esclarecimentos. Muito obrigada pela atenção.

  4. Daniela Loureiro

    05/jan/2014 at 15:49

    Boa tarde.
    Estou fazendo uma pesquisa para imigrarmos para o Canadá, ja lemos diversas matérias e temos duvidas, principalmente em como entrar no pais com que visto quanto de dinheiro, como não perder dinheiro rs*, principalmente porque pretendemos comprar uma casa ou apto, alias podemos comprar com visto de visitante ou de estudante, ou a compra do imóvel ajuda para conseguirmos um visto de permanência? Se puder nos ajudar dando umas dicas agradecemos rs*. Temos um apartamento ótimo em Porto Alegre e dinheiro guardado para investir neste objetivo, Meu Marido Rafael Bertoldi tem formação Tecnologa em redes de computadores na area de TI e 5 anos de experiencia, seria facil arrumar emprego, claro estamos preparados para aguardar até um ano, e ele pretende fazer uma pós, e eu dar continuidade em Administração de empresas. Temos dois filhos de 11 e 5 anos, não sei bem ainda como funciona escola para eles, mas como vamos investir nesta ideia, estou pesquisando as possibilidades inclusive se eles precisarem ficar no Brasil com os avós por algum tempo.
    Desculpe te incomodar com este texto enorme hehehe.
    Obrigada de qualquer forma.
    abraços

  5. daniela

    21/out/2011 at 09:09

    oi,Rosa
    Como eu faço a transferencia do dinheiro para comprar uma casa no Canadá,é atraves de uma conta internacional ,os impostos cobrados pelo brasil é caro por causa desta transferencia,mesmo eu não tendo visto de permanencia no canada eu posso compra a casa,isto me ajudaria com o visto, pois, gostaria de ficar permanente lá. Tenho 41 anos sou casada e tenho uma filha de 4 meses e sonho em ir para o canada , emprego é dificil?
    se eu quisesse vivier de renda lá seris possivel eu ter o visto sem ter o emprego

  6. Rosa da Silva

    17/nov/2010 at 10:21

    Oi Almira
    Muito obrigada querida. Estou aguardando sua visita no meu office. Um beijo, Rosa

  7. almira

    15/nov/2010 at 22:32

    OI ROSA, todos os Brasileiross sabem que vc eh realmente um anjo da guarda de todos nos, eu particularmente, tenho um carinho todo especial por vc, nunca vc mediu esforcos pra me atender, me explicar sobre td que precisei saber,, lhe prometo ROSA querida, que a casa ou apartamento que comprarei aqui no CANADA, com certeza serah com vc minha querida Brasileira !!!!!, todos lhe adoram, todos !!, tenha a certeza disso !!!!, e me aguarde muito em breve estarei precisando mais uma vez de vc !!!!!, deus lhe abencoe e a tudo que vc por as maos !!!!, vc merece GRANDE GUEREIRRA VENCEDORA, PARABENSSSSSSSSS !!!!!!!!!!!!

  8. Eliane Montes Luz

    24/mar/2010 at 21:59

    Oi Rosa,
    parabéns pela matéria, você é sensacional, sem dúvida nenhuma a melhor realtor brasileira por essas bandas.
    Bijos, Eliane

    • Rosa da Silva

      25/mar/2010 at 19:12

      Oi Eliane, fico até encabulada com teu elogio, rsrs…Muito obrigada minha amiga! Um beijo, Rosa

  9. Tammy Peix

    24/mar/2010 at 09:46

    Ótima matéria, Rosa. Super útil e informativa. Eu optei por trabalhar com uma realtor brasileira, o que ajudou bastante na hora de entender os milhoes de detalhes que envolvem a compra de um imóvel.

    • Rosa da Silva

      24/mar/2010 at 15:07

      Obrigada Tammy. Fico contente em saber que mais pessoas estão sendo beneficiadas pelas minhas informações. Parabéns pela aquisição de um imóvel e por teres escolhido uma colega brasileira. Um abraço, Rosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Moradia

Posts Populares

Topo