
Paladar
Como tornar o Thanksgiving um pouco mais brasileiro
Vamos celebrar mais um Dia de Ação de Graças, que como todos sabem, é um feriado muito importante no Canadá e nos Estados Unidos. Esta é a época de celebrar a colheita e a abundância de alimentos que a estação nos trás.
Essa é uma tradição bastante antiga e bem forte na América do Norte, principalmente nos Estados Unidos, cuja data é comemorada em novembro. O “jantar de Thanksgiving” é geralmente servido muito cedo para nós, brasileiros, chamarmos de jantar, mas nós que moramos aqui há algum tempo já estamos acostumados a isso. Eu, sinceramente, já estou, mas quando tenho uma chance, sempre janto um pouco mais tarde.
A tradição nos manda assar um grande peru e comer com todos os acompanhamentos tradicionais, mas, pra falar a verdade, não sou muito fã de peru e acompanhamentos como o molho de cranberry, o purê de batata, batatas doces assadas com bastante cominho e canela, ou mesmo maple syrup, que acabam por deixar tudo muito pesado. Logicamente, tudo depende do gosto de cada um.
Abrasileirando
Eu sempre dou um jeitinho de levar algo mais “abrasileirado” para a festa. Costumo introduzir o meu salpicão à moda canadense, que nada mais é do que uma salada com bastante maçã verde, salsão, nozes picadas e milho verde. Se a festa tiver convidados com cabeças mais abertas, então eu adiciono uma lata de palmito e passas. Todos adoram! No entanto, o canadense não é muito fã de maionese, então sempre coloco uma mistura de sour cream com maionese ou mesmo iogurte natural. Fica realmente mais leve.
Um outra coisa que não faz muito sucesso em festas canadenses é a nossa farofa. Todos comem para experimentar, mas sempre sobra. O meu segredo é ralar duas cenouras e colocar bastante salsinha, ovo cozido picadinho e pedacinhos de bacon, assim fica adaptado para o gosto canadense.
Doces
Se existe algo bem popular nesta época do ano é a torta de abóbora, presente em nove de dez jantares de Thanksgiving. Confesso que gosto, mas não é a minha primeira escolha. As nossas sobremesas tendem a ser doces demais para o paladar do canadense, por isso, se você for a uma festa ou comemoração nesse dia em alguma casa canadense, maneire no açúcar.
A minha dica? Sirva um sorvete de baunilha, mas com uma calda de brigadeiro um pouco mais rala. Pique umas nozes ou mesmo amendoim e jogue por cima. Todos irão adorar esta delícia, seja canadense ou não! Mas cuidado: brigadeiro com achocolatado não dá! Use cacau em pó, porque fica mais fácil de dar o ponto e não fica com aquela impressão de que temos que correr para o dentista após comer um.
Bem, eu poderia falar horas sobre as diferenças entre o gosto brasileiro e canadense. O que todos vão concordar é que o canadense adora uma comida bem apimentada, mas o brasileiro prefere algo mais bem temperado, não necessariamente queimando a boca.
Espero que todos tenham um ótimo Thanksgiving, seja à moda brasileira ou canadense. O importante mesmo é celebrar o que essa data significa: agradecer por tudo que nós temos.
