Cultura
Ação de Graças no Canadá
Hoje é comemorado o feriado de Thanksgiving no Canadá — ou Dia de Ação de Graças. Essa é uma celebração tipicamente norte-americana, em um dia dedicado a agradecer pelas oportunidades e conquistas do ano. Conheça a história do feriado.
A tradição teve início na época da colonização do Canadá e Estados Unidos, porém as datas e significados diferem entre os países vizinhos. No Canadá, o Thanksgiving é celebrado na segunda-feira da segunda semana de outubro, em agradecimento simbólico à época de colheita. Ao contrário dos americanos, que comemoram na quarta semana de novembro a vinda dos colonizadores e o estabelecimento do Novo Mundo no continente. A temporada de colheita chega mais cedo no Canadá, que está mais ao norte, por isso a diferença nas datas.
Longa jornada
A primeira ceia de Thanksgiving foi organizada pelo explorador Inglês Martin Frobisher, que no século XIV procurava um caminho ao norte para chegar ao Oriente. Martin não foi bem sucedido, mas acabou se estabelecendo na América do Norte. Em 1578, ele fez uma celebração formal, na região que hoje é chamada de Newfoundland, em agradecimento por ter sobrevivido a uma longa jornada. À medida em que outros colonizadores foram chegando, eles deram continuidade à prática.
Na mesma época, colonizadores franceses também estavam oferecendo banquetes de agradecimento em outras partes do Canadá. As semelhanças com os americanos foram introduzidas quando, depois da Revolução Americana, aqueles que ainda eram fiéis à Inglaterra se mudaram para o Canadá e trouxeram alguns dos hábitos da ceia americana, como a torta de abóbora e a cornucópia (espécie de cesta com tipos variados de alimentos, grãos e bebidas que representam abundância).
Depois de muitas idas e vindas, e mudanças de datas por conta de guerras, em 1957 o Parlamento canadense proclamou que a segunda-feira da segunda semana de outubro seria o dia oficial de Ação de Graças no Canadá.
Peru recheado
Por se tratar de um feriado litúrgico, a ceia de Thanksgiving tem muita semelhança com a de Natal. Essa é uma das explicações para o fato do peru recheado ser o prato principal em ambas as datas. E por se tratar de um ritual de agradecimento pela fartura do ano, o milho, as abóboras, e as folhas de centeio, por exemplo, são tradições trazidas da Europa pelos colonizadores britânicos, que comemoravam a época de colheita com uma farta janta.
Leia também: Como os canadenses comemoram o Dia de Ação de Graças.