Siga-nos

OiCanadá

Cultura

Ação de Graças no Canadá

Hoje é comemorado o feriado de Thanksgiving no Canadá — ou Dia de Ação de Graças. Essa é uma celebração tipicamente norte-americana, em um dia dedicado a agradecer pelas oportunidades e conquistas do ano. Conheça a história do feriado.

A tradição teve início na época da colonização do Canadá e Estados Unidos, porém as datas e significados diferem entre os países vizinhos. No Canadá, o Thanksgiving é celebrado na segunda-feira da segunda semana de outubro, em agradecimento simbólico à época de colheita. Ao contrário dos americanos, que comemoram na quarta semana de novembro a vinda dos colonizadores e o estabelecimento do Novo Mundo no continente. A temporada de colheita chega mais cedo no Canadá, que está mais ao norte, por isso a diferença nas datas.

Longa jornada

A primeira ceia de Thanksgiving foi organizada pelo explorador Inglês Martin Frobisher, que no século XIV procurava um caminho ao norte para chegar ao Oriente. Martin não foi bem sucedido, mas acabou se estabelecendo na América do Norte. Em 1578, ele fez uma celebração formal, na região que hoje é chamada de Newfoundland, em agradecimento por ter sobrevivido a uma longa jornada. À medida em que outros colonizadores foram chegando, eles deram continuidade à prática.

Na mesma época, colonizadores franceses também estavam oferecendo banquetes de agradecimento em outras partes do Canadá. As semelhanças com os americanos foram introduzidas quando, depois da Revolução Americana, aqueles que ainda eram fiéis à Inglaterra se mudaram para o Canadá e trouxeram alguns dos hábitos da ceia americana, como a torta de abóbora e a cornucópia (espécie de cesta com tipos variados de alimentos, grãos e bebidas que representam abundância).

Depois de muitas idas e vindas, e mudanças de datas por conta de guerras, em 1957 o Parlamento canadense proclamou que a segunda-feira da segunda semana de outubro seria o dia oficial de Ação de Graças no Canadá.

Peru recheado

Por se tratar de um feriado litúrgico, a ceia de Thanksgiving tem muita semelhança com a de Natal. Essa é uma das explicações para o fato do peru recheado ser o prato principal em ambas as datas. E por se tratar de um ritual de agradecimento pela fartura do ano, o milho, as abóboras, e as folhas de centeio, por exemplo, são tradições trazidas da Europa pelos colonizadores britânicos, que comemoravam a época de colheita com uma farta janta.

Leia também: Como os canadenses comemoram o Dia de Ação de Graças.

14 Comentários

14 Comments

  1. Pingback: Como os canadenses comemoram o Dia de Ação de Graças – OiCanadá

  2. Anônimo

    17/nov/2015 at 1:00 PM

    Muito legal aprender sobreThanksgiving obrigada .

  3. viviane

    22/nov/2012 at 4:41 PM

    Me ajudou muito no trabalho de Inglês! Obrigadoo..

  4. Alguém

    22/nov/2012 at 4:00 PM

    o que é comemorado no dia de ação de graças?

  5. Thaynara Andrade

    13/nov/2012 at 8:53 AM

    Nossa vei se é d+ tenho um trabalho de inglês pra fazer e vc tem oq preciso vale bjs

  6. UniVerse

    12/nov/2012 at 5:01 PM

    Muito legal, fiz um trabalho com esse assunto esses dias ^^

    Achei muito interessante o Thanksgiving, que é o dia de ação de graças, muito obrigado por postar.

  7. Jéssica

    22/out/2012 at 11:12 AM

    Quais paises comemoram o Thanksgiving ?

    • hendrick

      26/out/2012 at 8:15 PM

      estados unidos,canada e brasil são os unicos paises que eu sei valeu

  8. Rayane

    07/dez/2011 at 7:59 PM

    Legal…

  9. MARIA EDUARDA

    16/nov/2011 at 5:15 PM

    EU ADOREI O SITE E MUITO LEGAL ELA ME AJUD0 A FAZER O TRABALHO DE DIA DE AÇAO DE GRAÇAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. rafaelle

    16/nov/2011 at 3:43 PM

    vou fazer um trabalho espero que me ajude bastante muito obrigado!!!♥

  11. sephora

    10/nov/2011 at 2:59 PM

    Obrigado vc me ajudou a fazer um trabalho de ingles
    adorei seu site
    ^ ^
    = . =

  12. Rafael

    13/abr/2011 at 8:23 AM

    Valeu cara, eu estou fazendo um trabalho justamente sobre isso, e toda essa informação vai me ajudar muito.

    • leticia

      21/nov/2011 at 8:30 PM

      obrigada vc e d+ vc me ajudou a tirar 100 en ingles muito obrigada com isso eu passei de serie e sou muito grata agora vou para o 5 ano e 4 serie valeu Rafael………………………………….

Deixe um comentário

Continue lendo
Publicidade

Christian Pedersen é natural de Santos, São Paulo. No Brasil, trabalhou na gravadora Roadrunner Records, depois abriu um escritório de promoção e marketing para bandas e artistas, tendo clientes como a gravadora BMG, os selos Geléia Geral e Dubas. Christian mudou-se para Toronto em 2002, e virou cidadão canadense em 2007. Escreveu a coluna Conexão C no Brasil News em março de 2007 e, de maio a outubro de 2008, foi editor-interino do jornal. Do fim daquele ano, até outubro de 2010, foi editor e co-fundador do blog OiToronto.

Mais em: Cultura

Posts Populares

Topo
error: Conteúdo Protegido

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!