Siga-nos

OiCanadá

Experiência

Uma volta ao mundo sem sair de Toronto

Há vários países, cidades e nacionalidade em Toronto, e esse foi um dos motivos de eu ter escolhido a cidade para fazer meu intercâmbio. Mesmo assim, me surpreendi ao ao chegar aqui.

Gosto muito de conhecer outras culturas, sou curioso, pergunto, questiono, comparo e sempre busco lugares para experimentar coisas novas.

Toronto é perfeito para isso. Há uma infinidade de opções, a começar pelos bairros ao redor do centro da cidade, downtown, cada um tem um nome de país diferente com características próprias bem definidas, como o Chinatown com uma infinidade de lojas com produtos variados e preços baixíssimos; a charmosa Little Italy, com centenas de restaurantes; a Koreatown que conta com mercados exclusivos de produtos coreanos e barezinhos que servem até algumas entradas gratuitamente, e a Little Portugal, com grandes padarias no estilo lojas de conveniência, que oferecem diferentes tipos de pães e outras delícias.

O melhor é que aqui posso conhecer cada um desses locais na companhia de alguém que é do país que a área representa, com explicação do que é o que, além de receber dicas de onde é melhor, mais barato e de como fazer determinadas coisas. Claro que, pra eles, nunca é a mesma coisa de estar no país de origem, mas vale a experiência de estar em Toronto e muitas vezes não saber mais onde está, dependendo do quão diferente pode ser uma loja, bar ou mercado.

E quando vou desbravar outras nacionalidades, sem a companhia de um representante do país, costumo ir em grupo e perceber as diferentes reações sobre a decoração, estilo, objetos, bebidas e comida, etc, e olha que tem muita opção, viu? Indianos, tailandeses, franceses, filipinos, alemães, russos, americanos.

Mas não é só de lojas, bares e restaurantes que vive uma cidade cosmopolita. É andar pela cidade e em cada lugar para onde olhar saber que há, pelo menos, pessoas de três diferentes nacionalidades passando por ali, é vir para um país da América do Norte e aprender mais sobre a Ásia do que sobre aqui mesmo. É ouvir um idioma diferente em cada esquina. Ter amigos em uma Homestay ou room cujos proprietários são de diferentes países. São os letreiros das lojas e os jornais com línguas e alfabetos variados. É o todo misturado.

Como o Magno Barros já havia citado:

“Toronto é considerada pela ONU a cidade mais multicultural do mundo.”

Saiba mais em sua matéria A hospedagem em casa de família canadense.

Só estando aqui para entender.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Rodrigo Schmiegelow, um jovem que veio da cidade de São Paulo para se aventurar e descobrir Toronto. Publicitário formado em 2009, no curriculo possui experiência como designer gráfico, criativo em agencia de comunicação, e, nos ultimos três anos, tem trabalhado na área de Marketing. Nas horas vagas investe seu tempo em uma empresa de e-business que começou com uma sócia de criação e desenvolvimento web.

4 Comentários

4 Comments

  1. lucivania

    12/maio/2011 at 23:03

    Rodrigo pretendo fazer um intercambio em breve ,para melhorar o ingles e aprender mais sobre a cultura canadense so que quero ficar em homestay mais gostaria que fosse em casa de canadenses mesmo.Tem como?

    • Rodrigo Schmiegelow

      19/maio/2011 at 22:45

      Oi Lucivania,

      Tem como sim, se tiver agencia de intercâmbio ai no Brasil já avisa eles antes. Caso esteja procurando por contra própria, você pode filtrar as buscas ou perguntar ao enviar email.

      Boa Sorte!

  2. deoene

    12/maio/2011 at 17:22

    legal!
    mas nao perde a graça? quer dizer, se eu vou para um lugar eu quero conhecer os cidadaos nativos. Isso é possivel, mesmo em uma cidade como Toronto?

    • Rodrigo Schmiegelow

      19/maio/2011 at 22:42

      Oi Deoene,

      Isso é possível sim, depende mais de você. Eu participo do Couchsurfing.org quase todo domingo vou em encontros com umas 20 pessoas, onde pelo menos a metade é daqui mesmo.

      Além de conhecer um ou outro por ai, mas como no dia a dia estou mais com o pessoal que comento no texto, acabei tendo um envolvimento maior com eles.

      Abraço,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Experiência

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo