Siga-nos

OiCanadá

Experiência

A difícil procura por um quarto para alugar

Ou é pequeno demais, longe demais, caro demais. Há sempre algum defeito. Encontrar o quarto “ideal” em um apartamento compartilhado é uma missão que exige paciência e persistência. Rodrigo Schmiegelow conta como encontrou o seu room e dá dicas para que você encontre o seu.

Minha maior intenção com a mudança para um quarto (que pode ser em uma casa de família ou apartamento compartilhado) era economizar. Consegui o que queria, mas pagando por um quarto bem simples.

Já em minha segunda semana em Toronto, tive que dar uma resposta para os donos da homestay onde fiquei hospedado em meu primeiro mês, como falei no post anterior, Uma decepcionante experiência de homestay. Foi quando comecei a procurar outro lugar para ficar. O tempo foi apertado, deveria ter começado antes, mas, por sorte, deu tudo certo.

Minhas buscas começaram pela internet, como não poderia deixar de ser. Fucei sem saber quais eram os principais sites de classificados aqui de Toronto e acabei encontrando estes:

  • EasyRoommate
    É precisa ter um cadastro para ter acesso. Eles oferecem alguns dias de consulta grátis, tem boas ofertas, mas é pago.
  • Kijiji
    Muito bom também, mas acabei descobrindo-o tarde demais. #fail.
  • Sublet
    Tem muitas opções, mas é um tanto confuso e não me senti seguro navegando nele.
  • Couchsurfing
    Link direto da comunidade sobre quartos e apartamentos compartilhados em Toronto. Na verdade não é um site de classificados, é uma rede social voltada a quem gosta de viajar e conhecer pessoas. É gratuito, mas é preciso fazer um cadastro. Aconselho para todos que pensam em sair do país. É muito interessante. Tem reunião semanal em que as pessoas te dão dicas sobre a cidade e há comunidades que podem ajudar em diversos aspectos.
  • Craigslist
    Principal site de classificados em Toronto. Eu até já conhecia, mas para outras coisas, não tinha caído minha ficha que nele também encontraria quartos, apartamentos, homestays, etc.

A minha ideia inicial era continuar na homestay, mas contratando o serviço diretamente, o que já diminuiria o valor mensal de C$750 (valor pago quando o serviço é contratado via agência de intercâmbio) para um valor entre C$450 e C$600, sem falar na vantagem que a casa fica perto do centro da cidade e que o valor incluiria algumas refeições e também internet.

A saga

Mas diante da minha decepcionante experiência na homestay, foi então que os quartos despertaram a minha atenção, já que os valores são mais atrativos, mesmo com menos “vantagens” do que a homestay. A média estava entre C$350 e C$550, também variando de acordo com a distância do centro de Toronto e com o que estava incluso, como internet, móveis e equipamentos para o dia a dia. Encontrei alguns quartos interessantes, enviei e-mail e fui conversando com os que me respondiam.

Chegou a parte mais difícil: visitar os apartamentos. Além de ser difícil conciliar os horários, às vezes o quarto não era o que eu esperava. Sem falar que, depois de um mês em Toronto, meu inglês já estava melhor, mas ainda não conseguia compreender tudo. Quando a casa era de estrangeiros, confesso que a conversa por telefone não foi muito fácil, e foi aí que comecei a perceber mais os diferentes sotaques.

Sem privacidade

Marquei a primeira visita, a casa ficava em uma região muito boa, perto da escola. O dono era Filipino (de novo rs), a casa era bem organizada, limpa, o quarto aconchegante, tinha armário, janela, panelas, etc. Só um problema: o quarto não tinha chave e a porta de correr era um pouquinho menor do que o espaço feito pra ela. O preço era bom, C$400, e eu iria economizar no passe do metrô. Para saber mais sobre o metropass veja os posts Como funciona o transporte público em Toronto e Publicitário ganha carona de boas-vindas.

Longe demais

A segunda casa era de uma família indiana. O valor era o mesmo, C$400, mas a distância era bem maior, bem maior mesmo. Para chegar lá era preciso descer em uma das últimas estações do metrô (sentido norte), a York Mills Station, e ainda pegar um ônibus. Também foi bem difícil a conversa por telefone, pessoalmente até que foi mais fácil. O apartamento tinha quatro quartos, os donos moravam com uma inquilina e estavam tentando alugar os outros dois. Era bem simples e, aparentemente, tinham acabado de se mudar para o local, ainda não tinha muita mobília, e no quarto que me ofereceram o colchão estava no chão. Não gostei muito.

Bingo!

O terceiro local que visitei foi o último. O valor já tinha me atraído completamente: C$300 por um quarto perto do centro e com internet inclusa. O proprietário chinês e muito atencioso me mostrou o basement compartilhado, que aqui é chamado de apartamento, mas pra mim isso não é apartamento. Decidi alugar.

Tenho o meu quarto, bem simples, apenas uma cama, cabides em um cano, algumas araras penduradas na parede, uma mesinha e uma cadeira que fora um dia de alguma cozinha. Sem janela, o que no começo achei que não seria problema porque ficarei pouco tempo, mas depois de duas semanas, já comecei a sentir muita falta.

Os outros dois quartos são ocupados por dois homens que trabalham em Toronto, um irlandês, e o outro é um técnico de informática da Eslováquia. Comprei algumas coisas básicas de cozinha e divido as panelas com eles.

Apesar de a cozinha e o banheiro serem compartilhados, é bem tranquilo, ninguém mexe nas coisas de ninguém e a pouca bagunça que fica o dono, que mora na casa acima do basement, ajeita duas vezes por semana.

Nem tudo é perfeito

Além da falta da janela, outra coisa de que sinto falta é de conversar mais em inglês, pois é bem difícil encontrar qualquer um dos três aqui.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Rodrigo Schmiegelow, um jovem que veio da cidade de São Paulo para se aventurar e descobrir Toronto. Publicitário formado em 2009, no curriculo possui experiência como designer gráfico, criativo em agencia de comunicação, e, nos ultimos três anos, tem trabalhado na área de Marketing. Nas horas vagas investe seu tempo em uma empresa de e-business que começou com uma sócia de criação e desenvolvimento web.

50 Comentários

50 Comments

  1. Ronaldo Peteira

    22/mar/2016 at 20:51

    Ola Rodrigo meu nome é Ronaldo sou Brasileiro com cidadania Portuguesa gostaria de ter um quarto ai… Pois achei super interessante.como fazer?

  2. Elaine Gonçalves Mendonça

    26/ago/2015 at 22:18

    Preciso até dia 30 de agosto de um quarto no centro de Toronto. Pode ser apartamento pra dividir. Por favor me ajude.

    Grata.

  3. CRISTIANE

    26/ago/2014 at 16:19

    OLÁ SERÁ QUE VC PODERIA ME INDICAR ALGUEM OU ALGUM AMIGO OU AMIGA QUE PRETENDA ALUGAR UM QUARTO EM TORONTO.

    OBRIGADA

  4. Agesandro Silva

    26/ago/2014 at 12:33

    Olá sou Brasileiro com nacionalidade portuguesa, tenho 39 anos e estou planejando em outubro 2014 Ir para Toronto ou em outra cidade a qual eu tenha possibilidades de arranjar emprego em restaurantes, fabricas ou similares. alguem pode dar-me indicacoes de como alugar quarto, arranjar empregos….

  5. Mariza

    16/ago/2014 at 19:21

    Oi,
    Estou em toronto em homestay, estou procurando um quarto simples para alugar, alguém me pode ajudar.
    meu contacto:[email protected]

    obrigada,

  6. Mariza

    17/dez/2013 at 18:45

    alô, estou indo para Toronto em 2014, primeiras semanas vou ficar em homestay, estou a procura de casa para partilhar, se pudessem me ajudar agradecia, gostaria de saber quanto custa em média a partilha casa ou quarto. o meu orçamento é limitado. onde posso encontrar essa informação?

    o meu mail: [email protected]

  7. Fernando Marcos

    29/jul/2013 at 12:04

    Oi pessoa queria saber onde encontramos apartamento barato no Canada, se alguém souber me avisa ou querê dividir também seria ótimo.

    Pretendo mora no Canda em Toronto pó um longo tempo …

    • Caroline

      30/set/2013 at 22:22

      Olá Fernando, você ainda está precisando de companheiro para dividir um apartamento?

      • rafael azevedo

        17/out/2013 at 15:17

        vi un post seu sobre casas do no canada…

        atualmente estou determinado em ir para o canada em fevereiro, tenho pouco dinheiro, quero ir por contra propria estuda un curso de idioma por lá…
        gostaria de sb se vs tem contatos para moradia, não precisa se nada luxoso, apenas para durmi mesmo…
        agraceria mto uma ajuda..
        obrigado.

    • rafael azevedo

      17/out/2013 at 15:20

      vi un post seu sobre casas do no canada…

      atualmente estou determinado em ir para o canada em fevereiro, tenho pouco dinheiro, quero ir por contra propria estuda un curso de idioma por lá…
      gostaria de sb se vs tem contatos para moradia, não precisa se nada luxoso, apenas para durmi mesmo…
      agraceria mto uma ajuda..
      obrigado.

      pr favor envie um email…

      [email protected]

  8. manoela

    20/abr/2013 at 16:20

    oi eu e meu marido estamos nos programando de irmos p canada mas estamos procurando apartamento mais em conta pq vamos por uma agencia e não queremos ficar em homestay quem souber por favor me fala obrigada.

  9. danielle

    25/jan/2013 at 13:34

    estou indo para Toronto em Maio ou Agosto,irei ficar um mes para fazer um estagio.
    O que vc me aconselha fazer quanto a moradia?

  10. Ricardo

    06/nov/2012 at 18:26

    Oi, cheguei há 4 dias em Toronto (02/11/2012). Ficarei uns seis meses. No momento estou numa homestay, mas paguei apenas um mes. Neste período estarei procurando um quarto individual ou apartamento para dividir. Quem já tiver um ou tiver interesse em procurar em conjunto, me contacte por email.
    Ricardo ([email protected]).

  11. Luis Filipe

    08/set/2012 at 22:59

    Oi! Meu nome é Filipe moro em Montreal e estou querendo alugar um quarto limpo, imobilhado e perto do centro.

    Qualquer coisa entre em contato.
    [email protected]

    Obrigado!

  12. D. Correia

    18/ago/2012 at 16:01

    Mulher independente de 37 anos, nacionalidade Portuguesa, não fumadora e sem carro. Procuro um quarto mobilado para alugar em casa de familia Portuguesa, Brasileira, Italiana ou Inglesa. Procuro na zona entre a Keel e a Dufferin, sabwey station…perto da base. Trabalho em Mississauga e grande parte do tempo não estou em casa. Se gostaria de um complemento até 350 dolares mensais não exite em deixar-me o seu contacto no mail…[email protected].

  13. Márcio

    14/ago/2012 at 15:13

    Estou indo para Toronto no dia 10/09, fazer escola ILAC, período de 01 mês, estou procurando um quarto, homestay, aparatmento para alugar próximo a escola.

    Márcio
    [email protected]

  14. lucas costa oliveira

    08/ago/2012 at 14:04

    Ola pessoal estou indo para universidade de Toronto Sain George,
    a partir do 02/092012 até 02/09/2013, alguem pode me indicar um quarto, ou apartamento para dividir perto da universidade de Toronto, abraços.
    Aguardo
    Lucas Costa Oliveira

    • Albertina Victorazzi

      04/set/2012 at 23:06

      um quarto com internet e cable perto da estacao da Dufferin, disponivel 01 de novembro, para estudante por tempo determinado

      • Cecilia

        05/set/2012 at 21:59

        Olá Albertina,
        Estou procurando um quarto para alugar, justamente para 01 de novembro.
        Sou brasileira, estudante, não fumante e sem pets. A princípio ficarei aqui até janeiro, mas planejo renovar o meu visto.
        Posso ver o local?
        Se quiser entrar em contato, meu e-mail é [email protected] e meu telefone é 647-787-8142
        Obrigada
        Cecília

  15. vitor

    19/jun/2012 at 18:06

    kero ir morar para toronto os ultimos 3 mesesk vou estar ca, mas ainda nao consegui quarto agradecia se alguem tivesse algum kuarto para me arrendarem e se for possivel digam kual o preco e se tenho k dar alguma coisa a entrada obrigado

  16. Geane

    26/abr/2012 at 14:05

    Família Brasileira / Canadense Aluga Quarto Para Estudante Brasileiro (a)

    Somos uma jovem família de 4 pessoas, marido Canadense, esposa Brasileira e temos 2 crianças
    (1 e 5 anos). Ambos profissionais com nível superior. Moramos em Thornhill-Ontario que é um distrito de Toronto muito calmo, bonito e arborizado com apenas 20 minutos de ônibus até a estaçao de metrô Finch e 1 ônibus direto até a York University.

    Oferecemos 1 quarto para alugar com cama de casal, um armário grande, mesa e cadeira.
    O banheiro fica bem em frente ao quarto e será dividido com mais 2 estudantes.
    O valor do aluguel é de $600,00 e está incluído internet wireless, tv à cabo, lavanderia, àgua, luz, eletricidade, ar condicionado e acesso a piscina no quintal!

    Aqui você se sentirá à vontade. Nós falamos 4 línguas (Inglês, Francês, Português e Espanhol) com estudantes falamos sempre em inglês para vocês poderem aprender no dia a dia. A casa é grande, limpa, aconchegante e nós temos 1 gato, então se você é alérgico (a) ou não gosta de animais esta casa nao é para você.

    Temos uma sala com tv e uma cozinha bem equipada onde você poderá preparar as suas refeições. Esta é a perfeita oportunidade de aprender inglês com uma família jovem, alegre e muito simpática.
    Nós te daremos muitas dicas de como se virar na cidade, escolas, universidades e etc…

    O quarto estará disponível no dia 23 de Maio 2012 a 2013.

    See you soon!

    • Bruna Petter

      02/nov/2013 at 18:42

      Olá Geane, o quarto ainda está disponivel?

    • Jaqueline

      06/jun/2014 at 18:58

      Ola!
      Por gentileza, me passe o contato preciso para semana que vem ate o dia 20 de Julho.
      Eu e meu noivo, precisamos de um quarto com cama de casal.

      Espero ansiosa seu retorno.
      Grata
      Jaqueline
      [email protected]

  17. Guilherme

    18/abr/2012 at 20:33

    Chego em Toronto 3 de maio, ficarei um mes em homestay, depois pretendo dividir algo com alguem, se alguem tiver afim. Ja vi que tem mtos procurando quarto, podiamos nos juntatr e alugar um ap, e dividir as despesas, o que acham?
    [email protected]

  18. Fneto

    09/abr/2012 at 16:33

    Boa tarde, estou em toronto a duas semanas (homestay) e procuro quarto pra dividir em casa ou apartamento, de preferencia com no maximo 3 moradores estudantes (similar republica universitaria ai no Brasil) !!!

    Se alguem ai tiver quarto pra alugar ou esta afim de alugar um ape pra dividir me deixa um email .. !

    Obrigado.

  19. Felipe Von Zuben

    21/mar/2012 at 11:28

    PROCURO HOMESTAY ou QUARTO PARA DIVIDIR

    Olá pessoal, chego em Toronto dia 5 /May / 2012 e procuro um lugar para morar.
    Pode ser dividindo com alguem ou homestay.

    Se alguem tiver algo me mande um email
    [email protected]

    Abraços

  20. LEONARDO

    05/mar/2012 at 08:56

    OLA, ESTOU INDO DIA 10/03/2012 SABADO AGORA PARA TORONTO E NÃO FALO ABSOLUTAMENTE NADA EM INGLES, NO PRIMEIRO MÊS VOU EM UMA HOMESTAY, PORÊM NO 2º MES PRETENDO FICAR EM UM BESEMENT, O ENDEREÇO DA ESCOLA É ESTE: 300-443 University Ave, Toronto, ON M5G 2H6, Canadá, ALGUEM CONHECE ALGUM ENDEREÇO PROXIMO??
    OBRIGADO PESSOAL

    • Fneto

      09/abr/2012 at 16:38

      Ola Leonardo,

      Estamos num caso parecido!! Kkkkk eu tbm falo pouco ingles.!! Porem eu cheguei em toronto em 24/03! .. Vc ja encontrou algo? Mantenha contato! Abrax!

  21. Luiza

    17/fev/2012 at 10:04

    Boa tarde!!
    Embarco para Toronto dia 4 de maio, onde ficarei por 2 meses! Em julho viajo para vancouver! Procuro quarto para alugar nos dois lugares… procuro um lugar de fácil acesso, bem localizado…
    Alguém tem alguma indicação?? Estou um pouco perdida…
    Desde ja agradeço! beijos

  22. Renato

    03/dez/2011 at 17:17

    Olá, me chamo Renato estou procurando um quarto ou basement ou homestay para ficar nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2012 na cidade de Vaughan ou Toronto. Alguém pode indicar ?
    Grato
    [email protected]

  23. Leonardo

    22/set/2011 at 15:21

    Olá pessoal, estamos procurando alguém que queira alugar ou dividir um quarto com no apartamento.
    No apartamento são 2 quartos, sala, cozinha e banheiro e tem uma localizaçao ótima, fica em frente a estacao de metro da lansdowne, é só atravessar a rua, com armário e internet. Ah tem tambem lavanderia no prédio e gym.
    O valor é de $340,00.
    interessados entrar em contato pelo email: [email protected]
    ou pelo telefone 674 855 8530
    ou ainda por aqui mesmo
    Ah o quarto fica disponivel dia 1 de outubro.

  24. Juninho

    08/ago/2011 at 10:29

    eu tbem estou indo pra Toronto no começo de novembro se alguem conhecer algo , quiser alugar ou saber de alguem quem queira estou a disposição para rachar. [email protected]

    abrasss

  25. Isadora

    08/jul/2011 at 15:30

    Estou indo para toronto no incio de setembro, vou ficar em homestay as 2 primeiras semanas e depois quero dividir um lugar para morar porque sinceramente pagar 800 dólares não dá…
    …Alguém pode me auxiliar em alguma coisa?

  26. LETICIA PEREIRA

    19/jun/2011 at 22:35

    OLA TUDO BOM????

    Estou com o mesmo problema quem muitos pelo que eu vi haha
    estou indo para toronto com meu futuro marido em setembro 15/09/2011
    e nao tenho a minima ideia de arruma um lugar para fu=icar ja procurei de tudo pela internet mas ate agora nada me ajude por favorr obrigada aguardo resposta..

  27. Luiz Antonio

    25/maio/2011 at 20:44

    Oi,

    Estou indo para Toronto dia 31/05/11. A principio vou ficar um mês de homestay e vou buscar um local pra mim.
    Bom se alguém souber de algum lugar sobrando avisem-me, por favor =)

    meu e-mail : [email protected]

  28. Pedro

    16/maio/2011 at 08:39

    Olá,

    Estou indo para Toronto dia 09/09/11 e estou a procura de um quarto para ficar… alguém me indicaria algum ?? obrigado!
    meu email: [email protected]

    • roger

      13/ago/2011 at 11:03

      pedro,tem quartos aqui na bathurst e bloor,350,00,dividir cozinha e banho.

      • gabi

        04/dez/2012 at 13:54

        Oi Roger,
        vc pode passar os contatos de quem está alugando na Bathurst e Bloor st?
        é nessa região que quero ficar, pq. posso ir a pé até o campus…
        Chego dia 03/01/13 e ainda não sei onde morar… já queria sair do Brasil com tudo acertado…Pode me contatar? [email protected]

      • Luana Johnsson

        05/jun/2013 at 13:44

        Cheguei em Toronto no ultimo sabado, eu e um casal de amigos estamos procurando por um apartamento com dois quartos para dividir. Se alguem souber de algo, por gentileza, me mande e-mail: [email protected]

  29. Bia

    11/maio/2011 at 20:14

    Nossa, essa foi a coisa mais dificil para mim desde que cheguei em Toronto setembro de 2010. E tb so aceitei de terceira. Nos primeiros 3 meses morei cada mes em um lugar diferente e so na terceira tentativa achei um lugar bom o suficientemente (de preco, localizacao e espaco) para morar!

    O lugar onde moro eh um bachelor minusculo, mas que pelo menos he so meu (ter que dividir foi um grande problema na minha segunda “casa”) e alem de ter sido perto da faculdade que fiz a pos (George Brown College) e agora ser perto da onde faco estagio, tb veio com moveis, panelas, pratos… e tudo o que eu precisei comprar foram poucas coisas no wall-mart e o resto na dollarama! :)

  30. deoene

    09/maio/2011 at 17:04

    mas voces nao podem morar no campus da U of T,naqueles dormitorios?

  31. José Francisco Schuster

    14/abr/2011 at 20:50

    Também dá para procurar no Facebook… Eu tenho um quarto para alugar na Eglinton & Keele, TTC na porta.

    • Ana

      04/maio/2011 at 17:08

      Oi estou indo estudar, ja fui 2 vezes para toronto, quero um quarto simples e barato vou ficar por 6 meses, vc pode mandar fotos, quanto é o aluguel, precisa pagar adiantado?
      Obrigada.

    • Analu Brondino

      17/fev/2012 at 12:11

      Boa tarde!!!

      Vou para Toronto em Junho de 2013
      estou procurando um quarto ou basement ou homestay para ficar 6 meses vou em junho de 2013 na cidade de Toronto. Alguém pode indicar ?
      Grata

      Analu

      [email protected]

      Abraços

      • Maria de Fatima de Sa

        29/mar/2012 at 08:22

        Oi Analu,

        Voce podera me contatar se precisa de quarto!
        Atravez do meu site podera ter uma ideia dos servicos que dou, e como funciona tudo.
        http://www.fatimahomestaytoronto.weebly.com
        Poderemos ja rexervar com antecedencia, pois e sempre melhor, principalmente quando se conhece a hostfamily, neste caso voce podera contatar alguns dos estudantes que ficaram em nossa casa para poder ter uma ideia do meu servico.
        Escolher uma homestay para ficar em Toronto que seja de confianca e de boa qualidade, nao e tarefa facil, mas nos estamos aqui para ajudar no que for preciso, e isso faz muita diferenca. A maior parte dos homestays so se preocupam em alugar o quarto, e alem disso a cultura e costumes de certas pessoas que fazem homestay e bem diferente da nossa ( Brasil/Portugal ) o que leva muitos estudantes a ter uma ma experiencia por ca…
        Os testemunhos de nossos estudantes poderam lhe dar uma ideia mais clara do meu servico, e qualquer coisa e so entrar em contato com eles, ou mesmo comigo, mesmo que nao fique em nossa homestay terei imenso prazer em ajudar no que for necessario.
        Um bom dia para si, e desejo boa sorte e uma boa estadia por Toronto.
        Abraco
        Fatima de Sa

    • jonathan

      05/set/2012 at 22:32

      Quanto que voce quer no quarto ??

  32. Marcel

    14/abr/2011 at 11:30

    Interessante, a pior parte mesmo deve ser acabar de chegar, falar mal inglês e já ter que se virar no inglês para achar um local para ficar.

    • Maria de Fatima

      19/dez/2011 at 14:54

      Oi Marcel,

      Nos falamos fluente portugues e ingles, e geralmente damos todas as dicas para quem fica aqui em nossa casa, assim fica mais facil para o estudante ou visitante se poder deslocar aqui em Toronto eobter toda a informacao que precisa. Nao precisa falar ingles, pois nos ja falamos portugues.
      A opcao e de cada um, pois ha diferentes opcoes para estadia aqui em Toronto, e como nos hoteis, voce paga um pouquinho mais, mas tem outra qualidade de servico, seguranca e apoio que e muito importante aqui. Acho que nao se deve so olhar ao preco, mas sim a qualidade de servico e hospitalidade. Pois sabemos de antemao que nao e facil vir para um pais estrangeiro sem ter uma boa recepcao e apoio. Nao vale a pena escolher um local barato, e depois sua viagem ter sido uma frustacao.
      E bom sempre ir para um local que tenha boa referencia, e de qualidade de servico.
      Nos dispomos de 3 quartos individuas para estudantes com opcao de refeicao incluida ou nao,internet, televisao , e ate podera assistir a Globo para quem fica ca muito tempo e gosta de matar saudades. Estamos perto de transportes para downtown, e com areas muito agradaveis.
      Poderam me contactar por email para qualquer esclarecimento ou duvida
      [email protected]
      Abraco e boa sorte.

    • Paulo

      04/set/2012 at 08:14

      Oi, estou em Toronto no proximo dia 13 SETEMBRO 2012 e estou procurando quarto mobilado com net e tv cabo. mande pf detalhes, com foto e morada para [email protected] Muito obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Experiência

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo