Siga-nos

OiCanadá

Carros

Comprando carro em Ontário – Parte I: Introdução

Transporte público e aluguel de carro podem ser boas alternativas para quem não quer gastar dinheiro com a compra de um carro e com todas as despesas que vêm com ele. Mas se você decidiu que está na hora de ter seu próprio carro, vale a pena pesquisar bastante para poder avaliar o que é melhor para você. Que tal começar por aqui?

Uma das dificuldades que um recém chegado ao Canadá pode ter é como escolher o carro certo para sua família e seu orçamento dentre as tantas opções que há por aqui. Além disso, o mercado canadense oferece algumas marcas e modelos dificilmente encontrados no Brasil, ou carros com nomes diferentes, como por exemplo o Astra que é vendido aqui e na Europa, mas no Brasil é vendido como Vectra GT.

A facilidade, porém, está nos preços dos automóveis, pois com algum dinheiro já é possível comprar um bom carro. Mas fique atento, pois o preço baixo de um carro que parece ótimo pode esconder fatores como alta depreciação, manutenção cara, alto consumo de combustível, frequentes problemas mecânicos, valor do seguro muito alto, etc. Assim, o melhor negócio nem sempre é o mais barato, pois a longo prazo o que é barato pode sair caro!

Curiosidades

Diferente do Brasil, aqui a placa é do proprietário, não do carro. Assim, quando comprar seu primeiro carro você vai ter que comprar uma placa também, e quando vender o carro você vai tirar a placa e colocar no seu próximo carro! A placa mais o adesivo de um ano de licenciamento (validation sticker) custam em torno de C$120. O adesivo deve ser colado na sua placa e precisa ser renovado e pago anualmente, sempre no mês de seu aniversário. Os pagamentos podem ser feitos pela internet no site do Service Ontario.

Ainda é possível escolher o que quer colocar na sua placa (Personalized Licence Plates) e não é preciso ser números (já vi placa de “gatinha”, “brazuca”, “Rob Ford”). Pode ter de 2 a 8 caracteres e custa cerca de $250. A placa personalizada pode ser solicitada em um escritório do Service Ontario ou pela internet e leva até 8 semanas para ser entregue pelo correio em sua casa.

Outra diferença do Brasil é que aqui os carros são, na grande maioria, automáticos. É difícil encontrar carros com câmbio manual à venda e eles também são mais difíceis de repassar depois.

Também é bom saber que para comprar carro em Ontário é preciso ter pelo menos a carteira G2, enquanto que em outras províncias, como em Alberta por exemplo, é possível comprar carro sem ter a carteira canadense.

Antes de comprar

Antes de comprar um carro, avalie seu orçamento, suas necessidades e as despesas extras que virão dependendo do modelo de carro, como o valor do seguro, manutenção e gasto com combustível. É o que aconselha Elyad Zahedy, iraniano que mora no Canadá há 9 anos e comprou seu carro atual em 2008: “Primeiro faça os cálculos, pois há muitos custos escondidos na compra de um carro. Por exemplo, a manutenção pode ser bem cara, além da troca dos pneus de inverno a cada temporada”. Você pode ter uma ideia de custos extras lendo o guia Driving Costs da CAA, além de dar uma olhada na lista de carros mais econômicos no site Natural Resources Canada.

Você pode iniciar sua pesquisa olhando classificados, visitando lojas e concessionárias, conversando com amigos, etc. Nesse sentido, a internet também pode ser uma ótima aliada. Para fazer uma pesquisa de preços, visite sites como AutoTrader, Kijiji, Wheels e UsedCarsOntario. É bom pesquisar em diversos sites para ter uma noção real da média de preços. Há ainda o site Unhaggle, que faz pesquisa minuciosa de preços da marca e modelo escolhido por $47. E também há os famosos Canadian Red Book e Canadian Black Book, que têm a mesma função da tabela FIPE no Brasil.

Além disso, é melhor fazer a pesquisa com antecedência e não ter pressa para comprar. Foi o que fez o romeno Ovidiu Tanasuca quando comprou seu carro em 2008: “Primeiro pesquisei em 10 lugares diferentes, então encontrei quatro possíveis opções de compra, dentre as quais escolhi o carro que tenho hoje, um Mazda 6 2005. Gastei umas 20 horas de pesquisa ao longo de 4 semanas”. O mesmo não aconteceu com Sabbir Ahmed, que veio de Bangladesh e mora no Canadá desde 1999: “Minha sugestão é fazer uma boa pesquisa primeiro. Meu carro anterior quebrou e eu fiquei desesperado para comprar um carro novo. Assim o processo de compra foi mais difícil do que normalmente seria”.

Uma época boa para compra de carro costuma ser de julho a outubro, quando modelos novos estão entrando no mercado, as duas últimas semanas de dezembro, quando as vendas diminuem e as lojas precisam melhorar as ofertas, e final de cada mês, quando os vendedores (dealers) são pressionados a cumprir metas de vendas.

Dicas para o inverno

Ao comprar um carro, também é interessante pensar em alguns acessórios e opcionais que são desnecessários no Brasil mas podem ser importantes durante o inverno aqui no Canadá, não somente pelo conforto mas também pela segurança.

Os pneus de neve (winter tires) não são obrigatórios em Ontário e você pode economizar comprando pneus all-seasons, que servem tanto para o verão quanto para o inverno. Santhuru Nallainathan concorda: “Pneus de neve são importantes, mas pneus all-seasons não são tão ruins se você dirigir com cuidado”. Porém é bom ter em mente que esse tipo de pneu é um meio-termo, não é ideal nem para o verão nem para o inverno, de modo que vale a pena pensar no que é melhor para o seu tipo de carro.

Há ainda os veículos 4×4, ou AWD (All Wheel Drive), que, na opinião de muitos, têm mais estabilidade e não ficam atolados na neve. Alguns também decidem aplicar proteção anti-corrosiva (rust protection) para evitar problemas causados pelos produtos jogados para derreter a neve, incluindo o sal.

Em relação ao conforto, você pode decidir gastar um pouco mais para ter bancos aquecidos (heated seats) e partida à distância (remote starter), com a qual é possível ligar o carro antes, de dentro de casa por exemplo, para que já esteja aquecido quando você entrar nele.

Marcas e modelos

Pode haver quem discorde, mas há um consenso entre os canadenses de que as marcas japonesas são as melhores e nas quais eles mais confiam. Pensando nisso, muitos imigrantes optam por adquirir carros dessas marcas ao chegar aqui esperando não ter problemas com manutenção tão cedo. Isso explica porque a depreciação de carros das marcas Honda, Mazda, Nissan e Toyota é menor.

Aliás, a desvalorização dos carros aqui é assustadora, algo em torno de 30% ou 40% em 3 ou 4 anos. Isso deve ser levado em consideração ao decidir que carro comprar. Você pode pagar muito pouco por um carro, mas o que está por trás desse preço? Pesquise o preço de revenda dos modelos pelos quais você se interessa para ter uma ideia do valor da depreciação daqui a alguns anos, quando você pensar em trocar de carro.

Mas independente da escolha de cada um, o que vale mesmo é a satisfação de poder ter um carro que, de preferência, não dê dor de cabeça e caiba no seu orçamento, e que acompanhe você e sua família em muitas viagens pelo Canadá!

A parte II desta matéria será publicada na próxima terça-feira.

8 Comentários

8 Comments

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Mais em: Carros

      Topo