Siga-nos

OiCanadá

Cultura

Preparando o guarda-roupa para o inverno sem gastar muito

Enquanto estamos aproveitando os lindos dias de outono com temperaturas bem acima da média de 4.8 graus, não podemos esquecer que o inverno está quase aí, e os casacos mais pesados começaram a aparecer nas lojas já em setembro. Se você ainda não começou a preparar o guarda-roupa para o inverno, corra (!), antes que os estoques acabem.

http://www.flickr.com/photos/drewleavy/

Para quem está passando o primeiro inverno em Toronto, ou às vezes ainda é pego de jeito pelo frio, aí vão algumas dicas para montar o guarda-roupa sem gastar fortunas:

O casaco

Item de 1a necessidade. As pessoas por aqui têm vários casacos, normalmente um para os meses de outono e primavera (pode ser um sobretudo), um para o dia-a-dia no inverno, e talvez um também para esquiar ou praticar outros esportes.

A não ser que você vá trabalhar ao ar livre ou praticar muitos esportes de inverno, não é necessário investir fortunas em casacos de alta tecnologia que custam várias centenas de dólares — um casaco de uma loja de confiança em torno de C$100 dá mais do que conta do recado. Ao andar pelos shopping centres da cidade há opções para todos os gostos e bolsos. Para crianças, muita gente opta por lojas de roupas usadas e até pelo Goodwill, pois criança perde roupa muito rápido.

Na cintura, acima do joelho ou abaixo do joelho? Aqui é opção pessoal. No geral, se você anda muito a pé, fica parado esperando ônibus ou streetcar, um casaco abaixo do joelho pode ser uma boa e evita a necessidade de usar ceroulas ou meia-calça. Os casacos que vão apenas até a cintura são ótimos para o dia-a-dia, mas no inverno brabo ficando muito tempo ao ar livre a chance é grande de precisar usar ceroulas ou mais de uma camada de calça. Em geral os torontonianos usam casacos que acabam um pouco acima do joelho — eles são bastante versáteis e quando começa a esquentar um pouco você não parece um alien com um casaco até a canela.

Itens importantes na hora de escolher o casaco:

  • os punhos têm que fechar por cima da luva — se tiver espaço pra entrar ar pela manga ele não vai dar conta do inverno pesado;
  • o casaco deve ter uma “cobertura” por cima do ziper (normalmente botões que se fecham em cima do ziper), assim não passa ar frio pelos buraquinhos;
  • capuz é essencial e dê preferência aos que têm um fiozinho pra ajustar, pois o vento tira o capuz da cabeça fácil fácil — aqueles “pelinhos” que você vê no capuz do pessoal são bons para evitar que os floquinhos de neve caiam nos seus olhos e barrar o vento, não são apenas pra enfeitar;
  • Os bolsos precisam ser fundos e estarem numa posição confortável, pois suas mãos passarão muito tempo lá dentro; bolsos extras para carteira, celular, chave de casa, lenço de papel e protetor labial vêm bem a calhar.

As botas

Enquanto não começa a nevar, dá pra ir levando com sapatos comuns, tênis etc, mas com a neve e sal na calçada, botas de inverno à prova d´água serão essenciais.

Normalmente as pessoas acabam tendo uma bota das mais pesadonas e impermeáveis para dias de frio extremo ou passeios em locais com bastante acúmulo de neve (como parques). Já para o dia-a-dia, vê-se muito botas de camurça e outras mais bonitinhas. Lembre-se de que as botas vão sujar com a neve suja das calçadas e com o sal, portanto, materiais como camurça duram normalmente apenas um inverno (ou menos).

Ah, aqui todo mundo vai de bota para o trabalho e leva numa sacolinha o sapato social pra usar dentro do escritório (alguns têm a própria sapataria embaixo da mesa!).

Resumo da ópera: analise se você vai ficar muitas horas exposto ao frio e à neve (esperando o ônibus, fazendo passeios no inverno como hiking, ice fishing e coisas do gênero) para decidir qual bota comprar. Uma coisa é certa — você não precisa gastar mais de C$100 num par de botas de inverno.

As luvas

É importante ter um par de luvas finas, que você pode comprar nas lojas de 1 dólar, para poder mexer os dedos mais livremente, como por exemplo para colocar gasolina no carro. Como as suas mãos vão ficar a maior parte do tempo dentro dos bolsos do casaco, normalmente a luva fina já é suficiente.

Se você for praticar esportes como esqui, pesquise bem qual modelo vai comprar pois normalmente essas luvas são caras. Mittens (aquela luva onde os 4 dedos da mão ficam juntinhos) são uma excelente opção, pois um dedo aquece o outro. Uma luva desse tipo custa em torno de C$30. Pra quem mora na cidade um par de luvas dessas mais grossonas acaba sendo até demais.

O cachecol

Aqui é fácil: qualquer um quentinho serve. É importante apenas que o tecido não pinique pois acaba ficando em contato direto com a pele.

As meias

A não ser que você vá passar muuuuito tempo ao ar livre, não invista muito em meias — é possível passar o inverno todo usando meias normais de algodão e pronto. Mas, se esse for o seu caso, invista em um par bom (que custa em torno de C$20) e use com uma meia de algodão por baixo.

Gorro & afins

Aqui não é preciso gastar mais do que C$10. Normalmente só usa o gorro (além do capuz do casaco) quem costuma sentir muito frio nas orelhas e cabeça, ou se estiver um dia extremamente frio, mas é importante ter um. Opções mais fashion certamente custam bem acima de C$10.

Outra excelente opção são os protetores de orelha — existem de vários modelo e preços, para todos os gostos.

Snow pants

São calças impermeáveis e com isolamento térmico como se fosse um casaco. Você só vai usar se pretender esquiar, deslizar num tobogã na neve, fazer ice fishing ou outros esportes canadenses – se esse não for o seu caso, espere até o ano que vem.

Moleton, sweaters, ceroulas

No inverno mais pesado, é interessante usar um moleton mais quente ou casaco pesado de lã embaixo do casacão de inverno para ter uma camada adicional contra o frio. E só. Nada de especial aqui, você pode usar o seu moleton que veio do Brasil, aquele mais quentinho.

Para o dia-a-dia, camisetas de manga comprida de qualquer marca serão bastante usadas — não é preciso comprar nada especial.

Ceroulas e outras “roupas de baixo” de inverno são uma opção muito pessoal. Dica: vá comprando aos poucos conforme for surgindo a necessidade — você pode descobrir que simplesmente não sente frio suficiente nas pernas para usar ceroulas!

Lembrando que a relação de cada um com o inverno é bastante pessoal. No seu primeiro inverno em Toronto, não gaste todas as suas economias na última tecnologia contra o frio — vá experimentando e veja qual é realmente a sua necessidade.

Leia também: Roupas: o que comprar e o que trazer do Brasil

8 Comentários

8 Comments

  1. Tatiana

    16/nov/2014 at 9:28 AM

    Olá,
    Irei chegar em Toronto no final de janeiro, para ficar um ano. Estou sem saber se levo um casaco mais pesado, para neve, daqui do Brasil ou se espero para comprar ai. Tenho medo de chegar e não ter mais casacos à venda. O que vc acha que devo fazer?

  2. Ednéia

    15/dez/2013 at 10:19 PM

    Boa noite.
    Estive pesquisando este site que me ajudou muito.
    Meu filho ira a Toronto em Janeiro fazer intercambio por um mes, e eu tinha muita duvida sobre o que levar e o que comprar.
    Li tudo a respeito com atenção, achei maravilhoso tira muitas duvidas.
    Obrigada .

  3. Joao Paulo

    11/nov/2013 at 9:44 PM

    Dica: Na SEARS do Scarborough Town Centre os casacos estão com 50% de desconto (reza a lenda que a loja vai fechar) Valeu! e bom inverno para todos!

  4. Iris

    15/nov/2011 at 8:15 PM

    Olá, gostaria de saber onde posso comprar algumas peças ainda no Brasil. Desde já muito obrigada! Att.

    • Lu

      16/nov/2011 at 9:19 AM

      Olá Iris,

      O melhor é esperar para comprar no Canadá. As roupas disponíveis no Brasil não são próprias para o frio canadense (casacos, botas, luvas etc). O que você pode trazer são camisetas de manga comprida, por exemplo.

      No Brasil há lojas que vendem roupas de esqui, mas como são todas importadas, normalmente o preço é caríssimo!

    • Julia

      11/nov/2013 at 8:37 PM

      Iris, qndo eu fui pra lá, comprei algumas coisas aqui, na Decathlon, tem mta coisa de neve lá, pro frio de Toronto…Comprei bota de neve, casaco, segunda pele, gorros, luvas, essas coisas… Mas claro qe lá é mais barato, entao compensa mais… Mas vc acha isso aqui sim, com ctza :)

  5. Marcos

    09/nov/2011 at 10:34 AM

    vcs poderiam dar dicas de lojas onde poderiamos comprar essas roupas… irei passar o inverno inteiro aqui… e pretendo voltar em outros anos aqui para toronto…

    • Lu

      16/nov/2011 at 9:20 AM

      Olá Marcos,

      Nos grandes shoppings como o Eaton Centre, Yorkdale e Vaughn Mills você vai encontrar lojas que vendem todos esses produtos. Uma outra dica boa é a loja Winners, que vende artigos com desconto.

Deixe um comentário

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Mais em: Cultura

Posts Populares

Topo

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!