Siga-nos

OiCanadá

Lazer

Aproveitando ao máximo as promoções nos EUA

O famoso cross-border shopping existe em todo o Canadá, já que aproximadamente 80% da população canadense vive a menos de 150km da fronteira com os EUA. Nesse tempo de dólar canadense praticamente em paridade com o dólar americano, as promoções são ainda mais atrativas. Nas épocas de grandes liquidações (como a Black Friday, sexta-feira após o Thanksgiving americano) a economia pode ser ainda maior!

Placas de Ontário são maioria nos estacionamentos de shoppings próximos da fronteira dos EUA como o Fashion Outlets of Niagara e o Walden Galleria. Mas muita gente sabe que às vezes queremos produtos que só estão disponíveis online e os sites só entregam nos EUA (ou o custo para entregar no Canadá é muito alto, pois são cobradas “brokerage fees” além do eventual imposto). O que fazer se você não tem um amigo que mora nos EUA para “emprestar” o endereço – o famoso “Amerifriend”?

Comprando via internet

As opções mais comuns usadas pelos canadenses são:

Mail forwarding

Você envia os pacotes para o endereço da uma empresa nos EUA. Por uma pequena taxa, essa empresa recebe as suas encomendas e reenvia para o seu endereço em outro país (inclusive para o Brasil!). Muitas vezes essas empresas consolidam todas as suas encomendas numa caixa só para baratear o custo de reenvio.

Recepção de encomendas

Há várias empresas nas cidades que fazem fronteira com o Canadá que oferecem o serviço de recepção de pacotes – ou seja, você compra pela internet, manda entregar nesse endereço nos EUA e depois passa lá pra buscar.

Uma busca rápida na internet mostra alguns dos principais serviços disponíveis próximos de Toronto. Alguns exemplos são:

  • CBI: fica próximo da Rainbow Bridge em Niagara Falls. Recebe desde pacotes pequenos até carros (sim, até carro os canadenses compram nos EUA!). Você pode pagar por pacote ou fazer uma assinatura anual.
  • Kinek: rede que tem convênio com várias empresas perto da fronteira, pra onde você pode enviar os seus pacotes e buscar depois. Cada posto tem o seu preço (está tudo explicadinho no site) e você pode escolher pra onde vai mandar as encomendas dependendo do preço, horário de funcionamento etc. Você recebe um e-mail avisando cada vez que chega um pacote no seu nome (tem inclusive app para iPhone). É só esperar todos chegarem pra ir até lá buscar.

Itens bastante populares são pneus de inverno (chegam a custa a metade do preço nos EUA), itens para bebês (carrinho, cadeirinha pro carro etc) além de eletrônicos.

Impostos

A cota para trazer mercadorias sem imposto pra quem fica menos de 1 noite fora do Canadá na verdade é zero – ou seja, tudo que você comprar está sujeito a 13% de HST entrando de volta em Ontário (para tabaco e bebidas alcoólicas o imposto pode ser mais alto). Sempre fale a verdade e tenha os recibos em mãos – como quase todo carro que cruza de volta ao Canadá comprou alguma coisa, os oficiais na ponte acabam deixando a maioria passar sem nem cobrar o imposto, principalmente se o valor for baixo. Se a sua compra for maior, aí a sua chance de ter que pagar o HST aumenta (mas pense que se tivesse comprado em Ontário teria pago o HST de qualquer maneira).

O site Canada Border Services Agency têm a lista atualizada da quota. Resumidamente um residente pode trazer sem estar sujeito a impostos (com base em quanto tempo a pessoa ficou fora do Canadá):

  • Menos de 24 horas – zero
  • 24 horas ou mais – $50
  • 48 horas ou mais – $400
  • 7 dias ou mais – $750

Bebidas alcoólicas e tabaco estão sujeitas a outras restrições.

Happy shopping!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Lazer

Topo