Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Instituição promove amizade entre adultos e crianças

A presença de um adulto na vida de uma criança pode trazer diversos benefícios para ambas as partes. Uma prova disso é o Big Brothers Big Sisters of Toronto, uma organização que tem como objetivo principal promover a amizade entre diferentes gerações.

Em Toronto, milhares de crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, a maioria vinda de famílias de baixa renda ou filhos de pais solteiros, conhecem um novo amigo através do Big Brothers and Sisters. São voluntários que se inscrevem no programa para desempenhar a função de um verdadeiro mentor para os mais novos, ajudando a melhorar a segurança e habilidades desses jovens.

O projeto surgiu em Nova York em 1904, quando um oficial de justiça percebeu que a presença de adultos na vida de adolescentes (que apareciam com frequência no tribunal onde ele trabalhava) poderia fazer uma grande diferença, ajudando esses jovens a ficarem fora de perigo e a levarem uma vida mais digna. Ele então começou a solicitar voluntários, surgindo assim um movimento que se espalhou por diversas cidades e passou a ser imitado em vários países. Em Toronto, a primeira agência Big Brothers foi aberta em 1913.

Através de atividades como esportes, cinema, teatro, artes, música e circo, o programa visa a proporcionar diversão para jovens e adultos, ao mesmo tempo em que os mais novos recebem os ensinamentos e orientação de seus mentores. “Nossos voluntários são tão diversificados quanto a população de Toronto. O que eles têm em comum é o desejo de fazer a diferença na vida de uma criança e na nossa comunidade”, disse Cathy Denyer, presidente do Big Brothers Big Sisters de Toronto.

Quem pode participar

Voluntariar no Big Brothers Big Sisters of Toronto é uma excelente oportunidade para os brasileiros que vieram estudar ou morar no Canadá e querem melhorar o nível de inglês, uma vez que as crianças e adolescentes do programa são anglofônicas.

Para participar como voluntário, o indivíduo precisa estar disposto a fazer parte do Big Brothers Big Sisters por pelo menos um ano. A instituição procura pessoas que sejam sensíveis às influências culturais e socioeconômicas, bons ouvintes, pacientes, cuidadosos, responsáveis, confiáveis, estáveis e principalmente que estejam dispostas a apoiar comportamentos positivos e habilidades essenciais para a vida.

Cada voluntário deve passar pelo menos duas horas por semana com o seu “little brother”. “A maioria dos nossos voluntários veem seus pequenos amigos de duas a quatro horas por semana”, afirma Cathy. Durante o tempo em que estão juntos, todas as despesas devem ser pagas pelo voluntário (conhecido como big brother). Isso quer dizer que se os novos amigos decidirem ir a um parque de diversão, por exemplo, todos os gastos serão de responsabilidade do adulto (e não da instituição).

Porém, existem diversas atividades gratuitas que podem ser exercidas com as crianças e adolescentes do programa. “Nós postamos frequentemente essas sugestões de atividades no nosso website e nas páginas do Facebook e Twitter, como praticar esportes, explorar diferentes bairros na nossa cidade e desenhar”, ressalta Cathy. “Nós recebemos com frequência ingressos para acontecimentos esportivos e teatro doados a nossa agência e isso dá oportunidade aos big brothers de levar as crianças para esses eventos”.

Segundo a instituição, as crianças e adolescentes beneficiados pelo programa também se divertem frequentando as atividades organizadas pelo Big Brothers Big Sisters, como piqueniques que celebram a amizade. A organização tem no seu website uma página destinada somente a todos os eventos que são realizados.

Uma variedade de opções

Quem escolhe voluntariar no Big Brothers Big Sisters of Toronto pode optar por um (ou mais de um) dos programas oferecidos pela instituição. O mais popular deles talvez seja o modelo original, onde o adulto é apresentado a uma criança por um funcionário da instituição, que por sua vez é responsável por unir os dois, baseado no que ambos têm em comum. A partir daí, os “novos brothers” poderão se encontrar e fazer diversos programas de acordo com as necessidades de ambos, desde andar de bicicleta a assistir a um musical infantil. O voluntário deve estar disposto a se reunir com um representante da instituição regularmente para falar sobre a experiência do programa.

Entre as outras opções está o In-School Mentoring, onde o adulto voluntário se encontra com a criança na sua escola para desempenhar atividades durante uma hora por semana. O programa acontece de setembro até junho, durante o calendário escolar.

Para quem gosta de grupos, existe o Big Bunch, onde crianças de 8 a 12 anos se reúnem com seus mentores (os adultos voluntários) e outras crianças (com seus respectivos mentores) para desempenhar uma série de atividades que inclui artes, esportes e ciência. A lista de todos os programas disponíveis na instituição estão no site.

Existem hoje mais de 200 crianças e jovens na lista de espera a procura de um mentor. Por isso, o voluntario é muito importante para o Big Brothers Big Sisters of Toronto, assim como doações em dinheiro (para o financiamento de programas) e ingressos para eventos esportivos e culturais, que podem ser feitas através do site.

Como se tornar um Big Brother ou Big Sister

Para ser um dos voluntários em qualquer um dos programas do Big Brothers Big Sisters of Toronto, basta preencher o formulário, e aguardar até que um dos funcionários da instituição entre em contato com você, informando os programas disponíveis perto da área onde você vive ou trabalha.

Caso você se interesse por um dos programas, será enviado um novo formulário que deverá ser preenchido e retornado para o Big Brothers Big Sisters of Toronto através de fax (416.925.4671), email ([email protected]), pelo correio ou pessoalmente (501- 2345 Yonge Street. Toronto, ON. M4P 2E5).

Logo em seguida, será marcado um treinamento pela instituição onde você irá aprender mais sobre o seu papel de big brother ou big sister, além de conhecer técnicas para a segurança da criança. Depois disso, um funcionário irá marcar uma reunião para saber mais dos seus interesses, que devem combinar com a criança ou jovem que irá se tornar o seu little brother ou little sister.

Para mais informações acesse o site da instituição , onde é possível verificar os eventos realizados pelo Big Brothers Big Sisters of Toronto, além de depoimentos de voluntários que participam ou já participaram da instituição. Também há uma seção para pais que querem ingressar seus filhos (little brothers ou sisters) no programa da organização.

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Notícias

    Topo