Siga-nos

OiCanadá

Experiência

Mais que um policial, um exemplo

Desde a infância, o mineiro Fabiano Mendes sonhava em ser policial. Realizou o sonho quando terminou a faculdade de Direito e foi aprovado no concurso da polícia civil do Rio de Janeiro. Mas a realidade com que ele se deparou em nada parecia com aquela dos sonhos de menino. Ele esbarrou em baixos salários, falta de equipamentos e de condições dignas para exercer a profissão. No dia em que dois de seus colegas foram assassinados por terem sido identificados como policiais, Fabiano ficou assustado e decidiu que era hora de mudar. Não de profissão, mas de país.

Ele temia pela segurança do filho e pela sua também. Como a esposa dele é canadense, a família decidiu se mudar para a terra dela, a cidade de Hamilton, na Grande Toronto. E, por ironia do destino, foi em Hamilton que Fabiano realizou o sonho de infância, do jeito que ele havia imaginado.

Hoje ele é policial na cidade e conta que se sente realizado quando está em ação. “A população canadense enxerga o policial como um amigo, um exemplo a ser seguido. É impressionante o respeito e a admiração das pessoas. Parece até coisa de cinema”, conclui. Conheça a história de Fabiano Mendes no quadro “Eu não sou daqui”.

14 Comentários

14 Comments

  1. Ivan

    14/fev/2015 at 1:41 AM

    Nossos governantes nao apoiam, nao investem e nao se interessam em promover nossas policias ao nivel que deveriam. Por isso temos essa situacao caotica de seguranca. So Deus para protejer nossos policiais e a populacao que deles precisa.

  2. Aldi

    23/abr/2012 at 1:42 PM

    E quanto a salário? Policial no Canadá ganha bem?

    Ótima reportagem!

  3. Ferreira

    05/abr/2012 at 10:30 AM

    Bela reportagem e um grande exemplo a ser seguido. Sou policial civil há 22 anos no Rio de Janeiro e conheço de perto as dificuldades dessa profissão. Desde pequeno quando acompanhava a rotina dos meus pais, também policiais, sonhava me tornar um deles. Recentemente nosso Sindicato (SINDPOL), fez um estudo mostrando a evasão de bons profissionais da nossa Instituição. Já vi centenas de bons colegas policiais deixarem essa Casa em busca de melhores salários e dignidade profissional. O que foi apurado nesse levantamento nos remete a índices alarmantes e até mesmo irresponsáveis por parte do Estado. Nossa luta por dignidade salarial e melhores condições de trabalho é antiga, mas ainda tem muito para avançar. Desejo felicidades a FABIANO no Canadá e espero que num futuro breve, aqui no Brasil, ainda possamos ter a mesma sensação do sonho realizado.

  4. Saulo Dourado

    05/abr/2012 at 12:25 AM

    Sempre é bom realizar os sonhos de criança ;) parabéns ;)

  5. Hermes Barcelos

    03/abr/2012 at 6:55 PM

    Realmente, parabéns meu camarada, um grande exemplo.

  6. Fabio Valle

    03/abr/2012 at 5:17 PM

    Parabéns, Fabiano, por persistir no seu sonho. Mesmo que distante, vc correu atrás e não desistiu! Como amigo de infância desde o Souza Nilo em Itanhandu, eu fico orgulhoso de saber que vc está bem e feliz no Canadá. Um grande abraço! PS: estou pensando seriamente em seguir seus passos, mas na área de games e animação!

  7. SILVIA MENDES

    03/abr/2012 at 3:07 PM

    Parabéns, vc é um exemplo de grandes policiais.

  8. Silvio

    03/abr/2012 at 2:54 PM

    Que interessante né?…Em outros Paises o policia é respeitado, admirado e é visto como exemplo(o que é mais importante). No Brasil eles tem fama(pelo menos alguns), de corruptos, fazem descaso e por ai vai?.
    SE vc experimentar entrar em uma delegacia aqui vai ver o monte de vababundo sentado, com palitinho de dente na boca, barriga gorda e assistindo tv…
    Quem pais porco este nosso!!.. Meu Deus!!..

  9. izabel

    03/abr/2012 at 2:43 PM

    Pena o Brasil perder tal cidadão,sorte para ele e o Canadá ganhar esse profissional. Parabéns , Fabiano.

  10. darcy luiz

    02/abr/2012 at 10:46 PM

    Obrigado FABIANO MENDES , sou brasileiro e estou orgulhoso por ver uma reportagem sobre brasileiro de HONRRA ,que leva o nome de nosso pais com orgulho quando o que nos vemos sempre e o contrario de seu exemplo de cidadao

    DARCY LUIZ DE OLIVEIRA

  11. Rommel Bluhm Alves

    02/abr/2012 at 10:14 PM

    Parabéns, Fabiano, vc é um exemplo, para ser mostrado para todos os policiais aqui no Brasil, essa realidade que vc vive ai no Canada, eu sonho um dia ainda viver aqui no Brasil, não eu mas talvez meus netos. Um grande abraço e mais uma vez “PARABÉNS”

  12. Pierry

    02/abr/2012 at 6:18 PM

    O Brasil perde um policial com honestidade e potencial e o Canada ganha um tesouro!

    Infelizmente não tem país com imigração aberta para receber um pouco dos politicos brasileiros. Esta raça ruim que corrói o país é que deveria se mandar, mas no entanto é ela que, diretamente ou indiretamente expulsa pessoas de boa índole como o Fabiano.

    Muito inspirador a serie “eu não sou daqui”, parabéns a oiToronto pela saga.

  13. Sergio Matheus

    02/abr/2012 at 5:51 PM

    Grande Fabiano,

    Foi uma grande satisfação trabalharmos juntos na PCERJ.

    Além de amigo, um pessoa de caráter irretocável!!

  14. Ronaldo Mendes

    02/abr/2012 at 11:35 AM

    Obrigado ao Oi Toronto pela belíssima reportagem com o policial Fabiano.
    Como pai desse jovem policial, sinto-me extremamente orgulhoso e feliz.
    Obrigado.

Deixe um comentário

Continue lendo
Publicidade

Julieta é curiosa, subjetiva e prolixa. É também contraditória o suficiente para admirar o que é simples. Não perde a oportunidade de puxar uma boa prosa, seja na fila do supermercado ou durante uma viagem de avião. Antes de tudo, se interessa por pessoas e pela origem das coisas. Desde os sete anos, quando seu pai comprou uma câmera vídeo, sonha em ser jornalista. O sonho a levou à Universidade Federal de Pernambuco, onde a recifense se formou em Jornalismo. Das brincadeiras com a câmera do pai, veio a paixão pelas telas e pela linguagem audiovisual. Começou na TV Universitária de Pernambuco, passou pela TV Alepe, TV Asa Branca (Caruaru/PE), TV Cultura e TV Globo Nordeste. Em 2008 se mudou para o Canadá, onde juntou sua experiência em televisão com a liberdade da internet. No OiCanadá, Julieta faz o que mais gosta e melhor sabe fazer: contar histórias.

Mais em: Experiência

Posts Populares

Topo

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!