Siga-nos

OiCanadá

Turismo

The Beaches: Tranquilidade no meio da cidade grande

O nome do bairro já diz tudo: The Beaches (as praias em inglês). Quem possui o privilégio de morar nessa parte de Toronto, situado ao leste da cidade, tem a vantagem não só de estar perto do Lago Ontário, mas também de viver em um local onde é possível se deparar com casas que parecem verdadeiros chalés, ruas arborizadas e uma calmaria que fica difícil acreditar que na agitada Toronto existe um lugar assim.

É claro que residir em um bairro como esse tem o seu preço. Uma casa custa em média $800 mil, enquanto um apartamento pequeno gira em torno de $450 mil. Mas os moradores concordam que o preço do imóvel é justo, afinal de contas estão a poucos quilômetros da praia.

Muita gente não sabe, mas Toronto tem praias sim. Elas são de água doce, banhadas pelo lago Ontário e segundo o Blue Flag (certificação da Fundação de Educação Ambiental dada às praias ou marinas que obedecem a um padrão de qualidade), estão entre as melhores do mundo para banho quanto à qualidade da água. Quatro delas estão no The Beaches: Balmy Beach, Scarboro Beach, Kew Beach e Woodbine Beach.

É claro que foram essas quatro praias que serviram de inspiração para o nome do bairro, algo que por sinal ainda causa desavenças entre os seus moradores. Tem gente que acha que deve ser chamado The Beach (sem o “es” no final), já que diversos prédios históricos do local, como o The Beach Hebrew Institute e o Beach Theatre carregam o nome no singular.

Outros acreditam que “The Beaches” é mais difundido entre os turistas, e mais adequado (considerando que são quatro praias que fazem parte do bairro). Apesar da Prefeitura de Toronto ter colocado diversas placas no região com o nome The Beach (no singular), a polêmica continua e a área é conhecida por ambos os nomes.

Woodbine: a maior praia de Toronto e também uma das melhores

A Woodbine Beach já entrou na lista do OiCanadá como uma das melhores praias da cidade. Motivos para isso ela tem de sobra: Desde 2005 recebe o selo internacional do Blue Flag referente à qualidade da água, possui salva-vidas de plantão durante o dia inteiro e é um dos destinos preferidos de ciclistas que optam por pedalar na orla.

Durante os meses mais quentes do ano, diversas pessoas lotam as areias claras dessa praia, situada no fim da Woodbine Avenue. O bonde 501 Queen e o ônibus 92 Woodbine (duas opções de transporte público para esse destino) são comparados com frequência à “lata de sardinhas”, devido ao grande aglomerado de passageiros que escolhe a Woodbine Beach como programa de final de semana.

No local existem mais de 90 redes para os amantes do vôlei de praia, que se reúnem inclusive à noite. Apesar da maioria ser propriedade da Associação de Voleibol de Ontário, algumas estão disponíveis para o público geral. Porém, se esse não é o seu hobby favorito, não há motivos para se sentir acanhado em praticar outras modalidades, como futebol por exemplo. Aliás, a Woodbine Beach parece mesmo ser o local perfeito para a prática de esportes.

Se você é do tipo que é mais chegado à piscina, a Woodbine Beach também pode ser o lugar perfeito. Afinal de contas, é lá que está a D.D. Summerville, considerada pelo OiCanadá uma das melhores piscinas públicas da cidade. São 50 metros perfeitos para a prática da natação, além de possuir trampolins de 5m e 10m para quem gosta de adrenalina.

Bom pra cachorro!

Chama a atenção a grande quantidade de cachorros, responsável por fazer com que o The Beaches seja um dos bairros com a maior quantidade de caninos em Toronto. Não é à toa que no bairro encontramos diversos estabelecimentos criados para atender exclusivamente ao melhor “amigo do homem”, como clínicas, pet shops e até salão de beleza e centro recreativo.

Diversos moradores levam seus cães para passear todos os dias no Kew Gardens, um parque considerado um dos cartões postais do bairro que possui uma área reservada 24 horas para cachorros sem coleiras, além de quadras de tênis, espaços para piqueniques e uma pista para patinação de gelo.

O Kew Gardens é sede do Beaches International Jazz Festival, um dos maiores festivais de música do Canadá, que esse ano acontece de 20 a 29 de julho. Milhares de pessoas e uma grande quantidade de artistas participam durante os dez dias do evento, que também inclui oficinas e apresentações de bandas em diversas esquinas. Uma outra atração que acontece no bairro é o Beaches Lions Club Easter Parade, um desfile com carros alegóricos e bandas que comemoram a chegada da Páscoa.

Quem visita o The Beaches não pode deixar de conhecer o Fox Theatre, o cinema mais antigo da América do Norte em operação. Ele foi aberto em 1914 e depois de uma reforma recente reabriu suas portas para o público em 2007. A pipoqueira elétrica situada logo na entrada é uma de suas marcas registradas.

O Fox Theatre está situado na Queen Street East, a principal avenida do The Beaches. Com a reputação de estar sempre se reinventando, ainda é possível observar nas suas casas um misto de arquitetura vitoriana e eduardiana. É um lugar excelente para compras, com uma grande variedade de lojas que vão desde moda feminina e masculina até artigos para decoração.

O OiCanadá visitou diversos restaurantes e outros estabelecimentos no The Beaches e preparou uma lista do que há de melhor nesse bairro pitoresco.

Onde comer

  • Beacher Café (2162 Queen St East)- É um dos restaurantes mais populares do bairro. Apesar de ser bastante conhecido pelo café da manhã, traz uma boa variedade de pratos no cardápio. Destaque para a sobremesa, com tortas e doces sempre frescos.
  • Ed’s Real Scoop (2224 Queen Street East)- Foi sem dúvidas um dos melhores sorvetes que já experimentamos em Toronto. Super cremoso, sabor concentrado e uma grande variedade de opções, como chocolate-banana, crème brulée e marshmallow.
  • Burger’s Priest (1636 Queen St. East)- Quem procura um lugar para lanche rápido no The Beaches, essa pode ser uma boa opção. A carne de hamburger é bastante suculenta, fresca, mas confesso que esperava um tamanho “mais generoso”. O local não aceita cartão de crédito ou débito, por isso é bom ter algum dinheiro em espécie na carteira antes de passar aqui.
  • The Pie Shack (2305 Queen St E)- Considerada pelo OiCanadá como um dos locais que servem a melhor torta da cidade, The Pie Shack é tão gostoso que é impossível ir ao The Beaches sem considerar a possibilidade de passar nesse local. O proprietário, Tim McConvey, não esconde o orgulho de suas tortas. Destaque para a de morango com creme.
  • Casa di Giorgio (1646 Queen St. East)- Esse restaurante italiano está situado em frente ao The Beach Cinemas e é simplesmente uma delícia. Destaque para a vitela à parmegiana, super macia e com bastante queijo. A garçonete, com um sotaque do leste europeu, foi super simpática e confessou ser uma grande fã dos clientes brasileiros.

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Turismo

    Topo