Siga-nos

OiCanadá

Lazer

Piscinas públicas são alternativa para driblar o calor

Com temperaturas acima dos 30o, o verão em Toronto tem sido um dos mais severos de todos os tempos. Pelo que tudo indica, agosto não vai dar trégua e dias muito quentes virão. Para se refrescar nesse calor, nada melhor do que tomar muito líquido, usar o filtro solar, vestir roupas leves e frequentar uma das diversas piscinas públicas da cidade. O OiCanadá visitou cinco delas.

Os meteorologistas estavam certos quando previram para esse ano um verão com temperaturas altas em Toronto. Em julho os termômetros chegaram a marcar mais de 37oC, chegando perto de quebrar o recorde do dia mais quente já registrado na cidade (38.3oC, em 25 de agosto de 1948). Nos dias de muito calor, as piscinas públicas ao ar livre são as mais disputadas. Existem mais de 50 delas espalhadas pela cidade.

No ano passado mais de 1.5 milhão de pessoas frequentaram as piscinas públicas em Toronto. Uma delas foi a assistente social Marissa Woodford, que sempre leva sua filha Jessica, de 6 anos, à Sunnyside Pool, uma das piscinas públicas mais populares da cidade. O local, também conhecido como Gus Ryder Pool, reabriu esse ano depois de passar por uma reforma de C$2 milhões. “Eu fiquei super contente quando eles reabriram a piscina esse ano, porque fica perto da minha casa e na minha opinião é uma das melhores da cidade. Além disso a água tem uma excelente temperatura, o que me estimula a nadar.”, diz ela.

Assim como Marissa, o promotor de eventos David McIvor é um frequentador das piscinas públicas em Toronto. Toda as vezes que a cidade divulga um alerta de calor, ele pega um livro, veste o short e vai até a Riverdale Park East, a sua piscina pública favorita. “Apesar de não gostar de frio, também não sou um grande fã do verão úmido e grudento de Toronto. Por isso quando estou de folga sempre venho aqui. Se existe programa melhor para relaxar em um dia extremamente quente do que ficar na borda da piscina lendo e observando as pessoas, eu não conheço”, afirma ele.

Ao contrário do que estamos acostumados no Brasil, para frequentar uma dessas piscinas não é necessário se associar a um clube ou conhecer alguém que as frequente. Basta dirigir-se até o local e ter algumas moedas de 25 centavos para usar o armário. Todas as piscinas possuem salva-vidas de plantão, que se revezam durante todo o tempo em que o local fica aberto para o público. Os funcionários testam a qualidade da água diversas vezes durante o dia, seguindo as normas estipuladas pelo Ministério da Saúde.

As piscinas públicas possuem algumas regras básicas que devem ser obedecidas por quem frequenta o local. Bolsas, mochilas, sacolas e comida são proibidas na plataforma da piscina e devem ser guardadas nos armários (situados nos banheiros do local). Também não é permitido o uso de tênis. O usuário pode usar sandálias, chinelos ou ficar descalço. É permitido usar toalhas, filtro solar e garrafas de plástico para água (outro tipo de bebida é proibido).

A maioria das piscinas públicas abrem no verão das 10am às 8pm e funcionam até 4 de setembro. Quando a temperatura em Toronto passa dos 30o durante três dias seguidos, algumas delas ficam abertas até às 11:45pm, uma boa oportunidade para quem gosta de nadar à noite. O OiCanadá visitou cinco das melhores piscinas públicas da cidade. Todas elas são de fácil acesso, limpas, ótimas para crianças e servem como uma excelente alternativa nos dias quentes que estão por vir nas próximas semanas.

Sunnyside (Gus Ryder)

1755 Lake Shore Blvd W (near Parkside and Colborne Lodgre)

Das piscinas públicas que visitamos, é a que tem a vista mais bonita (em frente ao lago Ontário, na melhor parte da Sunnyside Beach). Possui uma grande área para crianças e bastante espaço para praticar natação. Porém, achar estacionamento nos finais de semana pode ser um problema. Uma boa opção é estacionar nas ruas laterais ao sul da Parkside drive e andar até o local.

Riverdale Park East

550 Broaview Avenue

Fica localizada no Riverdale Park East, próxima a campo de futebol, e quadra de tênis. É uma das piscinas públicas favoritas da comunidade gay de Toronto. Tem escorregador e bastante espaço para natação.

High Park

1873 Bloor Street West

A piscina é próxima a um dos lugares favoritos dos amantes da natureza. O High Park contém espécies raras de plantas e uma grande diversidade de pássaros, peixes e outros animais. A piscina deve agradar a criançada, principalmente por causa de um grande escorregador (que não estava funcionando quando visitamos). O grande problema aqui, assim como Sunnyside, é o estacionamento. Apesar de ser gratuito, achar uma vaga é tarefa bastante difícil.

D.D. Summerville

1867 Lake Shore Blvd (Woodbine Beach Park)

A piscina de tamanho olímpico (50 metros) é fantástica para praticar natação (principalmente durante a semana, onde não há um grande aglomerado de gente). Para quem gosta de um pouco de adrenalina, há também uma piscina para mergulho com trampolins de 5m e 10m. Também possui uma excelente vista para o lago Ontário. Sem dúvidas, uma das melhores piscinas públicas de Toronto.

Alex Duff Outdoor Pool

779 Crawford (Próximo à Bloor e Christie)

Para quem gosta de piscinas de água quente, essa é uma boa opção. Um “hot tub” com espaço para até 60 pessoas é a grande atração do local, que conta ainda com uma piscina com escorregador e trampolim para mergulho.

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

2 Comentários

2 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Lazer

    Topo