Siga-nos

OiCanadá

Educação

Pós-graduação no Canadá: Vantagens, requisitos e preços

Fazer uma especialização como mestrado ou doutorado no Canadá pode oferecer diversas vantagens ao profissional. Em Toronto, universidades e colleges possuem programas em diversas áreas de atuação. Planejamento financeiro e bom currículo são alguns requisitos importantes na hora de escolher o curso ideal.

O profissional que busca o sucesso na carreira precisa estar antenado com as novidades relacionadas a sua área. Muitas vezes a pós-graduação proporciona uma visão multidisciplinar, cada vez mais necessária no mercado de trabalho. O jornalista mineiro Marcelo Paolinelli, diretor do filme Food for All, optou por fazer um mestrado em documentário na Ryerson University. O curso de dois anos proporciona ao estudante mesclar técnicas tradicionais com uma abordagem mais ousada. “Há anos eu tinha vontade de fazer algum curso na área de filme, especialmente documentário. Esse programa me abriu um horizonte diferente, mais voltado para o campo artístico”, diz Paolinelli, que já apresentou o seu trabalho no Canadá, Brasil e Itália.

Para a consultora de recursos humanos, Alessandra Torres, o curso de pós-graduação no Canadá pode ser bastante útil no Brasil em diversos aspectos. Ele é mais indicado para o profissional que já possui uma experiência prática e pretende assumir um cargo de liderança. “Ampliar o conhecimento é uma demanda do mercado de trabalho atual. Um curso de pós-graduação pode ser importante na hora de conseguir uma promoção, por exemplo”, afirma ela. “Quem tem a chance de estudar em países como o Canadá, pode conhecer conceitos e técnicas que ainda não são empregadas com tanta frequência no Brasil. Esse intercâmbio cultural pode ser a chave para conseguir o emprego desejado”.

Os cursos de pós-graduação mais procurados do Canadá são os MBAs (mais indicados para a área de gestão) e os mestrados. Instituições como a University of Toronto e Ryerson são algumas das escolas que oferecem diversos programas. Quem procura se especializar em setores mais técnicos tem como opção os colleges como Humber e Seneca, que oferecem certificados de pós-graduação em áreas como gerência de mercado internacional, turismo, publicidade e administração pública.

O que é preciso para fazer pós-graduação no Canadá

As regras para ser aceito em cursos de pós-graduação nas escolas canadenses podem variar de acordo com cada instituição, mas no geral são exigidos fluência no idioma e bom preparo para o programa que deseja cursar.

Os exames de proficiência da língua inglesa mais requisitados são o Toefl e o Ielts. O interessado tem ainda a opção de fazer o teste de inglês oferecido por cada instituição de ensino. Caso o curso universitário tenha sido feito em uma universidade de língua inglesa, o estudante é dispensado do exame.

A boa pontuação adquirida durante o curso universitário pode fazer uma grande diferença na hora de ser aceito pelo programa de pós-graduação. Para cursar um mestrado na University of Toronto, por exemplo, é preciso que o candidato tenha adquirido pelo menos 8 na média geral ponderada.

Boa parte das instituições de ensino exige que o estudante interessado em fazer uma pós-graduação escreva um comunicado mostrando os motivos pelos quais gostaria de cursar determinado programa, além dos seus objetivos profissionais. Cartas de recomendação também são pedidas, e devem ser escritas por professores universitários que irão mencionar as qualidades do candidato como estudante e profissional.

Um currículo que destaque a carreira do estudante e um portfólio que mostre uma coleção dos trabalhos desenvolvidos pelo interessado também são requisitados pelas instituições. O formato de apresentação pode variar de acordo com cada escola, por isso é importante que o estudante consulte o site da universidade ou college que deseja ingressar.

Todos os documentos devem ser traduzidos por um tradutor juramentado, incluindo o histórico da graduação. A aplicação pode ser feita pela internet e os documentos devem ser enviados pelo correio ou entregue pessoalmente.

Quanto custa

Para fazer uma pós-graduação no Canadá é preciso se preparar financeiramente. De acordo com o Statistics Canada (órgão do governo canadense responsável por produzir estatísticas sobre a população e economia do país), os estudantes pagaram em média C$5,565 para o próximo ano letivo (2012/1013). Quem estuda na província de Ontário costuma desembolsar mais (cerca de C$8,041 por ano), seguidos de Nova Escócia (C$7,613) e Colúmbia Britânica (C$7,593).

Estudantes internacionais pagam mais por uma pós-graduação no Canadá, em torno de C$13,160 por ano. Nos últimos 12 meses, a taxa cobrada a alunos estrangeiros que cursam pós-graduação em escolas canadenses aumentou em sete províncias, ultrapassando 11% em Saskatchewan.

Os cursos de MBA costumam ser os mais caros, podendo chegar a C$70 mil para canadenses ou residentes permanentes e até C$90 mil para estudantes internacionais. O custo de vida local não está incluso nesse valor.

Uma alternativa de acesso às universidades canadenses são as bolsas de estudos, que podem ser parciais ou integrais. Algumas delas pagam inclusive alimentação e material escolar para o aluno. Leva vantagem quem possui um excelente potencial acadêmico e baixa renda. No início do ano foi anunciado o programa Ciência Sem Fronteiras, que pretende enviar até 101 mil bolsistas para estudar no exterior. Cerca de 12 mil deles devem fazer parte de universidades canadenses nos próximo anos.

Estudantes internacionais matriculados em período integral na universidade podem trabalhar no campus universitário mesmo sem visto de trabalho. Para exercer um emprego fora da universidade, é preciso ter uma permissão do Departamento de Imigração e Cidadania do Canadá, mas para isso o aluno deve fazer parte de uma instituição conveniada ao programa. A lista completa de escolas participantes pode ser obtida no site da internet.

Algumas agências de intercâmbio auxiliam no processo de matrícula em cursos de pós-graduação. Para receber um atendimento personalizado e um orçamento, visite a página College, Pós ou MBA.

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

7 Comentários

7 Comments

  1. Kezia

    13/nov/2015 at 08:57

    Bom dia , meu nome e Kezia , gostaria de enviar o meu filho para o canada em 2017, pra fazer pos graduação em game, ele vai terminar a graduação em junho do ano que vem . Mas quero saber como funciona , preços, e prè – requisitos

  2. cristina

    08/jul/2014 at 12:37

    boa tarde!gostaria de saber se há pós graduação em estética e cosmético em Toronto-canada .

  3. LUCIANO

    30/jun/2014 at 00:57

    OLA!

    BOA NOITE!

    EU JÁ TENHO UMA GRADUAÇÃO AQUI NO BRASIL, MAS A MINHA MÉDIA NÃO FICOU MUITO ALTA DEVIDO A “N-FATORES”. AGORA ESTOU COM 33 ANOS E, EU GOSTARIA DE SABER SE É POSSÍVEL INICIAR UMA NOVA GRADUAÇÃO NO CANADÁ? EXISTE ALGUM PRÉ-REQUISITO PARA ISSO?

  4. cenira saldanha

    07/Maio/2014 at 17:30

    Gostaria de fazer mestrado em auditoria e finanças, sou angolana e quero saber quanto custa.

  5. estudante

    23/ago/2013 at 08:28

    esse foi o melhor site que achei sobre intercâmbio no Canadá tem tudo explicadinho desde bolsas de estudos ate moradia e transporte. Eu sou da area de ti e pretendo faazer intercambio no canada e desde ja estou me programando, valeu mesmo gostei muito e continuem postando novidades

  6. Thalisson Rodrigo

    20/nov/2012 at 15:57

    Excelente site e ótimas matérias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Educação

Posts Populares

Topo