Siga-nos

OiCanadá

Cultura

Feriado com vários nomes

Não existem muitos feriados em Toronto, mas quando chegam são sempre muito bem vindos. Só resta a pergunta, por que o feriado desta segunda, dia 3 de agosto?

Toda primeira segunda-feira de agosto acontece o chamado Civic Holiday (feriado cívico), celebrado em várias partes do Canadá. Apesar do nome oficial ser usado em Nunavut e Northwest Territories, ele é conhecido por outros nomes em várias províncias e municípios, como British Columbia Day, em British Columbia, New Brunswick Day, em New Brunswick e Saskatchewan Day, em Saskatchewan. Em Quebéc e Yukon, o feriado praticamente não acontece, exceto para funcionários federais.

Em Ontário, o feriado é tido como municipal, por isso é conhecido de forma diferente em diversas cidades, como Simcoe Day em Toronto, Colonel By Day, em Ottawa, Joseph Brant Day em Burlington, McLaughlin Day em Oshawa, e assim por diante.

Dia do Simcoe

O conselho da cidade de Toronto estabeleceu o feriado em honra ao General John Graves Simcoe (1752-1806), em 1869. Em seguida, outros municípios de Ontário e outras províncias também estabeleceram o feriado, chegando a status nacional, apesar de não serem atribuídos a Simcoe.

A importância do general na história da província, e principalmente Toronto, é imensa, afinal ele fundou a vila de York, hoje Toronto. Simcoe foi o primeiro tenente-governador do Upper Canada (atualmente Ontário), aboliu a escravatura na província (antes até do Império Britânico) e foi fundamental na introdução de instituições como tribunal de justiça, processo de júri, direito consuetudinário (common law) inglês, entre outros.

Simcoe é nome de rua, lago, escola, condado, cidade, ilha e feriado. Se lhe perguntarem que dia é hoje, responda com orgulho, “Hoje é o Dia do Simcoe!”.

Christian Pedersen é natural de Santos, São Paulo. No Brasil, trabalhou na gravadora Roadrunner Records, depois abriu um escritório de promoção e marketing para bandas e artistas, tendo clientes como a gravadora BMG, os selos Geléia Geral e Dubas. Christian mudou-se para Toronto em 2002, e virou cidadão canadense em 2007. Escreveu a coluna Conexão C no Brasil News em março de 2007 e, de maio a outubro de 2008, foi editor-interino do jornal. Do fim daquele ano, até outubro de 2010, foi editor e co-fundador do blog OiToronto.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Cultura

Topo