Siga-nos

OiCanadá

Experiência

Dicas para quem pretende conhecer e aproveitar o inverno de Toronto

Quem planeja a vinda pra Toronto sempre fica naquele dilema: em que época do ano eu vou? A cidade é completamente diferente a cada estação e muita gente fica com medo do frio. Pra dar uma forcinha, a Lívia Campos juntou uma série de dicas e compartilha sua própria experiência com os leitores do blog.

É praticamente unanimidade: basta eu comentar sobre minha estadia no Canadá que as pessoas logo perguntam: “mas lá é muito frio, né?”. Sim, é muito frio. Mas, acredite, é possível se acostumar, sobreviver, e até aproveitar esse clima congelante.

Sou carioca de corpo, alma e coração, mas confesso que, ao contrário da maioria dos meus conterrâneos, amo o frio. Adoro praia e gosto do sol, mas também sei apreciar as belezas e momentos que apenas os dias frios podem nos proporcionar. E esta foi uma das minhas motivações ao escolher ir para Toronto.

Cheguei ao Canadá no final do outono. Já estava frio, mais frio do que o inverno do Rio de Janeiro, mas ainda dava para andar nas ruas sem luvas e roupas térmicas o que, algum tempo depois, tornou-se praticamente impossível. Assim, a adaptação não foi traumática, dado que fui sentindo a temperatura cair aos poucos.

O auge do frio em Toronto ocorre nos meses de janeiro e fevereiro, quando encontrar um termômetro que marque mais que 0ºC é algo raríssimo na cidade. O dia termina mais cedo, por volta das 17h já está escuro, e o frio é constante, com temperaturas que podem atingir -10ºC, -15ºC, com sensação térmica de -20ºC ou até menos em dias de frio extremo.

Livia Campos - Neve

O grande diferencial é que Toronto é um lugar preparado para o inverno. E o que isto significa? Significa que você só vai passar frio nos momentos em que estiver ao ar livre, e estes não são serão tão comuns quanto você imagina. Metrôs, ônibus, shoppings, galerias, lojas, sua própria casa, enfim, todos os estabelecimentos públicos e privados são providos de aquecedores, proporcionando um ambiente agradável, com temperaturas na casa dos 20ºC. Dependendo do lugar onde você vá, não vai precisar nem colocar o nariz para fora, dado que há ruas e galerias subterrâneas (verdadeiros centros comerciais) que ligam estações de metrô a locais estratégicos, como o Toronto Eaton Centre, principal shopping da cidade. Além disso, pode parecer loucura, mas não é: eventualmente, você acabará se acostumando. Isto não quer dizer que você vai sair na rua de jeans e camiseta, é claro que não, mas as temperaturas negativas serão incorporadas à sua rotina de forma que você irá comemorar dias de 1ºC. Com a devida proteção, é claro. Roupas térmicas são recomendadas, e você poderá encontrá-las facilmente em lojas de departamento ou supermercados como o Wal-Mart a preços acessíveis. Se quiser economizar bastante, em Chinatown há roupas super baratas, porém, em geral, com qualidade um pouco inferior a de marcas mais renomadas. Um casaco grande, na altura do joelho, com pelinhos no capuz também são uma ótima pedida, já que estes (pelinhos) têm uma função específica, que é bloquear o vento e evitar que a neve caia em nossos olhos. Não esqueça, também, de um bom par de luvas, cachecol e botas, tênis e outros sapatos fechados, que aqueçam bem os pés. Usar tênis de corrida “respirável” nem pensar. Você não vai ficar aquecido nunca com o pé frio.

Ah, sim, outro detalhe importante: passe a acessar sites, aplicativos ou canais de TV de previsão do tempo diariamente; é fundamental ficar ligado, não apenas na temperatura em si, mas na sensação térmica (feels like) e na previsão de neve. Isto porque há botas à prova d’água específicas para caminhar no gelo, então você deve saber, antes de sair de casa, quais são as chances dos floquinhos caírem do céu enquanto estiver fora. Parece brincadeira, mas andar na neve não é tão fácil quanto parece, e pode causar acidentes! Há diversas campanhas durante toda a estação de forma a prevenir e evitar quedas, mas elas, ainda assim, acabam acontecendo.

Bem, já que entrei no assunto, permitam-me dizer, essa é a parte boa do frio. Não as quedas, mas sim a neve que, para nós, brasileiros, é algo completamente mágico! Não há quem não se maravilhe com o chão e os telhados branquinhos, e com os flocos caindo sobre nossas cabeças… é lindo! E o que dizer da oportunidade de vivenciar um Natal com neve, igual ao que vemos nos filmes? Encantador, não?

Outro benefício do inverno canadense são os esportes: esqui e snowboard, hóquei, patinação no gelo são experiências maravilhosas, possíveis apenas quando há neve e frio. Há diversos locais para esquiar, bem como inúmeras pistas de patinação e hóquei, mas deixo como dica a pista do Harbourfront Centre, um local com diversas opções de entretenimento (em todas as estações do ano) no porto da cidade, que possui uma vista incrível! Patinar à noite, tendo como plano de fundo a CN Tower iluminada é maravilhoso! Se você tiver seu próprio par de patins, não pagará nada, basta colocá-los e entrar na pista; caso não tenha, é possível alugar, lá mesmo, e partir para a diversão!

Aproveite a temporada, também, para assistir a um jogo de hóquei, um esporte super incomum no Brasil, porém muito popular na América do Norte! A velocidade com que os jogadores patinam e passam o puck (nome dado ao disco utilizado no jogo, que deve ser levado ao gol) sem se atrapalharem é surpreendente, assim como a força das tacadas além, é claro, das brigas que ocorrem ao longo da partida, divertidas e diferentes dos esportes brasileiros. Os jogos da NBA também ocorrem durante o inverno, pois como o basquete é um esporte de quadra, pode ser jogado tanto no calor quanto no frio. Assim, boa parte da temporada é realizada no outono/inverno, dando espaço para que os esportes abertos (como futebol e beisebol, por exemplo) ocorram, em maioria, durante as estações mais quentes. Eu, particularmente, me apaixonei por esse esporte! As partidas são muito animadas, e a infra-estrutura do evento é excepcional! Vale a pena conferir!

E aí, anotou as dicas? Então o que está esperando? Separe seus agasalhos, fique bem aquecido e vá aproveitar o que o frio canadense tem de melhor a oferecer!

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Lívia Campos é carioca, formada em Economia, e apaixonada por viajar. Estudou inglês em Toronto entre 2011 e 2012 e, atualmente, está no Brasil, trabalhando no setor de Telecom e aguardando a próxima oportunidade que a vida lhe reserva pelo mundo.

10 Comentários

10 Comments

        Deixe uma resposta

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Mais em: Experiência

        Topo