Siga-nos

OiCanadá

Lazer

Rouge Park: uma jóia escondida em Scarborough

Toronto tem mais de 1600 parques, portanto não é difícil encontrar uma área verde para passear, andar de bicicleta ou fazer um piquenique. Mas há lugares realmente bonitos que pouca gente explora.

Quem sabe, por exemplo, que em Scarborough fica o Rouge Park, primeiro parque nacional urbano do Canadá, uma área de preservação com cerca de 40 quilômetros quadrados onde se pode acampar, andar de caiaque, ir à praia, observar aves migratórias, percorrer trilhas e pescar? E o que é melhor: dá para ir até lá de ônibus ou de GO Train. O parque começa ao norte de Markham, inclui o Toronto Zoo, o camping de Glen Rouge, e termina no Lago Ontário. Este extremo sul do parque é justamente a parte mais acessível e quem for até lá vai ser recompensado com uma paisagem lindíssima e muito espaço para pedalar e caminhar.

Para chegar no Rouge Park, há várias opções. De carro, é ir até o final da avenida Lawrence East, que termina na entrada do parque. É possível ir de ônibus, basta tomar o 54 A e descer no ponto final, no Starspray Boulevard. É uma viagem longa, demora pouco mais de uma hora a partir da Eglington Station. O GO Train, é mais rápido e confortável: aproximadamente 40 minutos saindo da Union Station. É preciso pegar a linha Lakeshore East e descer na estação Rouge Hill. Na plataforma sul da estação, logo depois do elevador, há um portão que dá acesso ao Port Union Waterfront Park, outra jóia escondida em Scarborough, com um caminho pavimentado de quase 4 quilômetros ao longo do Lago Ontário. Seguindo este caminho, a pé (ou de bicicleta), em direção ao leste, se chega ao Rouge Park. A distância é de 1,3 km mas o passeio é bonito e vale à pena.

No Rouge Park, uma das atrações é a praia, onde no verão muita gente vem tomar banho no lago e passar o dia curtindo um piquenique. A Rouge Beach é o ponto onde o rio Rouge deságua no lago Ontário. A foz do rio forma uma área de banhado que é uma visão de cartão postal. A floresta ao fundo, a vegetação típica com juncos e aguapés, muitas garças, patos e cisnes nadando tranquilos. O lugar é ideal para pescar e passear de caiaque. Uma passarela de ferro sobre o rio dá continuidade ao caminho que começou no Port Union Waterfront Park e vai até Pickering (na verdade, é um trecho do Waterfront Trail, uma trilha gigantesca de 1400 km que começa na fronteira dos Estados Unidos, no Oeste e vai até Quebec). Quem tiver fôlego deve continuar a caminhada mais um pouco. Há vários pontos onde a vista do lago é maravilhosa e muitas casas da região são de cair o queixo.

Para mais informações sobre o Rouge Park clique aqui.

E para saber mais sobre o Port Union Waterfront Park clique aqui.

Patricia Almeida nasceu em Curitiba e começou a carreira de jornalista na TV Paraense, emissora filiada à Rede Globo, na capital paranense. Depois mudou-se para São Paulo, onde foi coordenadora de produção do Jornal Hoje, editora-executiva do SPTV e editora de texto do programa “Mais Você”, também na Rede Globo. Foi ainda produtora de documentários da Rede SescSenac. Veio para o Canadá em 2003 e durante 8 anos foi produtora de programas em língua portuguesa da OMNI TV. Além de colaborar escrevendo para o OiCanadá, é também responsável por manter o Instagram do blog atualizado com belas fotos.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Lazer

Topo