Siga-nos

OiCanadá

Experiência

Como tirar o melhor proveito do seu intercâmbio e realmente aprender inglês

Fazer uma viagem para o exterior com certeza é uma experiência incrível se o seu objetivo é aperfeiçoar o inglês. Mas não basta ir para outro país e pronto, achar que já vai sair falando inglês. Conheço pessoas que viajaram para fazer intercâmbio, acabaram não se dedicando e continuaram com o mesmo nível de inglês. Você precisa aproveitar todas as oportunidades que estar em outro país te proporcionam. Como você vai estar inserido em uma nova cultura, isso já torna o aprendizado muito mais fácil. Veja algumas dicas que podem te ajudar a tirar o melhor proveito do seu investimento.

Faça amigos!

Não fique com vergonha, fale com todo mundo. Se for para uma escola de idiomas, pense que todos estão lá para aprender. Esses amigos vão te ajudar, e muito, afinal, será com eles que você vai praticar o seu inglês.

Não faça amizades somente com pessoas do mesmo país que o seu. Permita-se conhecer novas culturas e aprender sobre elas. Se fizer amizade com pessoas do seu país, tente conversar em inglês a maior parte do tempo.

Visite o site MeetUp e se cadastre em algum tipo de encontro que te interesse. Pode tanto ser um encontro para prática de idiomas, como o Toronto Babel, quanto algo focado em um tema de seu interesse, como um hobby por exemplo.

Interaja com pessoas nas ruas, lojas e restaurantes…

Não precisa sair dando bom dia pra todo mundo mas, sempre que possível, tente puxar um assunto. Cada vez que você conversa com alguém, você aprende coisas novas e não é somente o inglês.

Se você vive em homestay (casa de família), converse com eles todos os dias. Peça dicas de passeios e pontos turísticos. Eles têm muito para te ensinar.

Assista a filmes em inglês

Assistir a filmes ajuda muito a melhorar o seu vocabulário e compreensão oral. Em Toronto, alguns cinemas oferecem desconto às terças-feiras.

Músicas

Ouça músicas em inglês e, ao mesmo tempo, leia a letra.

Leia sobre diferentes assuntos

Revistas, portais e até mesmo o jornal Metro que é distribuído gratuitamente pela cidade. Para conhecer outros jornais de Toronto, leia também Cada cabeça, um jornal.

Não converse apenas com estudantes internacionais

Busque conhecer canadenses, ou pessoas que são do país que você está indo para estudar. Você logo vai perceber a diferença no sotaque. Aprenda as gírias que eles usam. O Meetup também pode te ajudar a fazer amizades com canadenses.

Não tenha vergonha!

Se estiver conversando com alguém e não entender alguma coisa, não tenha vergonha de dizer que não entendeu, eles farão de tudo para tentar te explicar o que estão dizendo. Na hora da dúvida, faça uso de expressões como as abaixo, que estão em ordem da mais educada para a mais causal.

  • Sorry, could you repeat that? I couldn’t make out what you said.
  • Sorry, could you repeat that, please?
  • Could you say that again, please?
  • Sorry, I couldn’t hear you.
  • Sorry, what was that?
  • Pardon me?
  • Sorry?
  • Come again?

Treine, treine, treine…

Fale sozinho! Em frente ao espelho, durante o banho, antes de dormir, escolha um tema que te agrade e comece a falar sobre ele. Um dia, se o assunto surgir na sua roda de amigos, você já vai estar craque.

Vá para a escola!

Essa dica parece óbvia mas, na prática, não é tão simples assim. Tem gente que vem fazer intercâmbio no exterior e acaba se perdendo com as novidades, amizades e muita farra, deixando os estudos em segundo plano. Se você está fazendo um programa de intercâmbio, vá à aula todos os dias e faça as lições de casa.

Aproveite ao máximo sua experiência que com certeza no final da sua viagem você terá aprendido muito mais do que o inglês.

Faça manutenção do seu inglês

Ahh… e quando voltar para o seu país, mantenha contato com os amigos que conheceu durante a sua viagem. Marque um Skype ou um Google Hangout para matar a saudade e aproveite para dar aquela treinada no inglês.

Além disso, não deixe de criar o hábito de assistir a filmes em inglês sem legendas ou com legendas em inglês.

Leia livros em inglês. Se o seu nível não for muito alto, leia livros mais infantis e vá aumentando a complexidade com o tempo, conforme você for se sentindo mais confortável com a leitura. Mantenha um dicionário ao seu lado para poder consultar rapidamente aquelas palavrinhas que você não tem a menor ideia do que significam.

Para quem voltou do intercâmbio ainda sem estar no nível avançado, uma boa ideia é continuar os estudos em um curso de inglês no Brasil, ou online. Existem vários sites que oferecem cursos com ótimo custo-benefício e que podem te ajudar a melhorar o nível no idioma conforme sua disponibilidade de horário.

Não se acomode. Essas dicas vão te ajudar a manter o contato com a língua e a tirar melhor proveito do seu investimento.

Fernanda tem 23 anos e é Jornalista. Já trabalhou em Rádio, TV e até se arriscou na frente das câmeras como repórter. É apaixonada por música, teatro e viajar. No começo do ano veio fazer um curso em Toronto e acabou se apaixonando pela cidade.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Experiência

Topo