Siga-nos

OiCanadá

Papelada

Ontario Photo Card é um bom substituto de passaporte para quem vai passar uma temporada em Toronto

Caso você esteja buscando alternativas de documentos de identificação para andar por aí, algo que não seja seu passaporte ou uma habilitação canadense, os postos do Service Ontario oferecem uma opção: o Ontario Photo Card.

Nada mais incômodo do que carregar pra cima e pra baixo seu passaporte, além do risco de perdê-lo. Porém, é algo necessário, uma vez que não dá pra ficar andando sem nenhuma identificação. Contudo, quando sua estadia por aqui se estende por muito tempo isso se torna meio inviável.

Uma opção é tirar a habilitação para dirigir. Mas pra isso você teria que fazer uma prova escrita e, às vezes, você nem tem carro, nem vai querer ter, nem dirige ou não está afim mesmo. Uma opção oferecida pelo governo de Ontario é o Ontario Photo Card.

Trata-se de um cartão de identificação, desses que cabe na carteira. Tem sua foto, endereço etc. O suficiente pra você usar no seu dia-a-dia, e serve até para abrir uma conta bancária, por exemplo. Para obtê-lo você deve residir na província de Ontário, ser maior de 16 anos e não possuir habilitação para dirigir no Canadá. A solicitação pode ser feita nos postos do Service Ontario, com os seguintes documentos:

  • documento de identificação;
  • certidão de casamento (caso se aplique);
  • e pagar uma taxa de $35 (cartão, cheque ou dinheiro)

O documento é entregue em sua casa em 4-6 semanas e tem validade de cinco anos. Porém, caso você decida tirar sua habilitação, o Ontario Photo Card é anulado e deve ser devolvido. Em todo caso, já existe uma possibilidade de seu passaporte voltar para sua mala, e de você ter seu primeiro documento canadense.

Maiores informações no site do Service Ontario.

Continue lendo
Publicidade
Pablo Marcelo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

1 Comentário

1 Comentário

  1. Rafaella

    31/mar/2015 at 17:03

    Vc sabe se isso e’ so em Ontario? Estou em Nova Scotia e tentando achar informação online, mas não achei nada. Não aguento mais andar com meu passaporte! Ja mandei uma mensagem para o Access Nova Scotia. Estou aguardando a resposta mas decidi perguntar de qlq forma :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Papelada

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo