Siga-nos

OiCanadá

Papelada

Consulados brasileiros no Canadá passam a atender apenas emergências

As unidades consulares do Brasil no Canadá estão tomando medidas para evitar atendimentos presenciais, mas cada um deles está seguindo regras um pouquinho diferentes. Confira.

Todos os consulados do Brasil no Canadá estão agora funcionando em regime de plantão e apenas atenderão presencialmente casos de emergência e que sejam agendados com antecedência. 

Na prática, o atendimento cara a cara ficará restrito a turistas brasileiros que tenham perdido o passaporte e precisem do documento para um pronto retorno ao Brasil, casos de morte com repatriação do corpo, expedição de atestados de vida, desaparecimento, prisão, acidentes, doenças graves, maus tratos, violência doméstica, sequestro, detenção no aeroporto ou situações similares.

Para qualquer outro serviço, a instrução é de que se aguarde até o controle da pandemia ou que seja feito um pedido via correio. Estão suspensas também as retiradas de documentos.

O Consulado em Toronto garante ainda que seus plantonistas não responderão a questões que não sejam ligadas a assuntos emergenciais por telefone e que todas as dúvidas devem ser encaminhadas para eles através do email [email protected]. A unidade em Vancouver segue o mesmo padrão.

Em Toronto, apesar de os horários já agendados para passaporte estarem confirmados, eles pedem que as pessoas cancelem o agendamento, adiando a solicitação presencial ou que troquem o comparecimento ao escritório pelo envio do pedido pelo correio.

Em Montreal, a sugestão é que tudo seja feito via correio, email ou telefone e eles aceitam consultas pelo número 514-499-0968 para quem estiver na dúvida se o seu caso se encaixa no atendimento presencial ou não. Quem preferir pode também verificar aqui os vários emails da equipe e escrever para eles para encontrar respostas para as suas perguntas.

Para agendar um atendimento em Toronto, clique aqui. Para iniciar um atendimento, em Vancouver, envie um email para [email protected].

Fique por dentro de tudo que interessa lendo outras matérias relacionadas ao mesmo tema aqui: 

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Papelada

Topo