Siga-nos

OiCanadá

Paladar

Pitú é a cachaça mais vendida no Canadá

É bem possível que a caipirinha que você consome no seu bar ou restaurante predileto em Toronto seja feita com a cachaça Pitú. Essa marca de bebida tipicamente brasileira é fabricada em Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, e exporta cerca de 2,5 milhões de litros de aguardente por ano para os Estados Unidos e diversos países da Europa, América Latina e Ásia. Conheça um pouco mais sobre a Pitú e saiba onde tomar uma boa caipirinha aqui em Toronto.

No Canadá, a Pitú chegou em 2008, e graças a uma boa estratégia de marketing, tem ganhado diversos adeptos no país, como o bartender William Collins, um apaixonado pela cachaça. “Eu conheci a bebida quando trabalhei em um restaurante em Toronto que servia caipirinha como um dos drinques especiais de inverno. A partir daí passei a experimentar não só com limão, mas também com outras frutas como morango e amora”, disse ele ao OiCanadá.

Segundo José Paradela, embaixador da Pitú no Canadá, o fato da bebida ser puramente destilada da cana é o grande diferencial na hora de preparar a famosa caipirinha e outros coquetéis. “A Pitú é uma cachaça pura com um gosto de cana-de-açúcar no final, perfeita quando misturada ao limão. É a cachaça ideal para fazer a boa caipirinha, porque é simples, macia e perfumada, e o nosso objetivo é manter essa receita: uma cachaça simples e cristalina, uma bebida do povo”, enfatizou ele.

Em Ontário a cachaça Pitú pode ser encontrada na LCBO (conselho de controle de bebidas alcoólicas), que disponibiliza no próprio site uma lista das lojas de toda a província que disponibiliza a aguardente, informando ainda o preço e a quantidade em estoque. “Mesmo se a LCBO mais próxima da sua casa não tiver, é possível falar com a gerência e pedir para que a loja faça o pedido da bebida”, informou Paradela.

“O canadense é um povo educado, aberto a novas culturas e hoje a cachaça é muito mais conhecida do que há 30 anos atrás. Existe caipirinha em restaurantes no mundo inteiro”, enfatizou Paradela. “Em Toronto nosso trabalho na comunidade brasileira tem sido solidificado cada vez mais com a participação em eventos como o Brazil Fest. Nossos planos para os próximos anos são expandir o nosso mercado além dessa comunidade, aumentar a distribuição e solidificar ainda mais as raízes no Canadá, para que mesmo com um possível mercado competitivo, a Pitú ainda seja preferência”.

Onde tomar caipirinha em Toronto:

Consulte o site Yelp para outros locais.

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Paladar

    Topo