Siga-nos

OiCanadá

Moradia

Onde moram os melhores aluguéis do Canadá?

Na busca da cidade ideal para imigração, o valor do aluguel pesa muito e é preciso pensar duas vezes antes de fazer a sua escolha. Entenda um pouco como o mercado imobiliário canadense funciona e confira dicas práticas para a busca do seu novo apê.

A regra básica para sobrevivência sem sustos é não deixar os custos com moradia, seja aluguel ou prestação de financiamento, passarem dos 30% da renda familiar. Dependendo da cidade, porém, está cada vez mais difícil conseguir manter este equilíbrio.

Entre os grandes municípios, as campeãs de preço alto no quesito aluguel são Vancouver e Toronto, onde um bachelor (o que no Brasil a gente chama de kitinete) começa na casa dos $1,000 por mês. Mas não adianta pensar que cidade menor tenha sempre valores melhores, porque há municípios de pequeno porte que batem estas metrópoles, como é o caso de Oakville em Ontario, com cerca de 200 mil habitantes, e Wood Buffalo em Alberta que tem uma população de 70 mil.

Outro dado interessante é que a capacidade de pagamento não é garantia de se conseguir um lugar para morar. Em Vancouver, por exemplo, o problema é escassez. Simplesmente há mais gente à procura que lugar disponível.

A dupla Oferta e Demanda é mesmo essencial para entender os valores de aluguel. Menos unidades à disposição sempre elevam os preços. Mas há também outras variáveis. Em Montreal, uma onda de aposentadoria tem mexido com o mercado com mais e mais gente  fazendo o chamado downsizing, ou seja, vendendo a casa, colocando o dinheiro para render e alugando unidades menores.

Outro fator determinante é o número de imigrantes que escolhem um destino. Quando alguém acaba de chegar, sozinho ou em família, dificilmente sai comprando casa própria. O mais comum é alugar. E isso quer dizer que cidades com mais imigrantes tendem a ter aluguéis mais altos e uma disputa mais acirrada por vagas.

Por outro lado, não adianta apenas localizar o recanto com aluguéis mais baratos e pensar que está tudo resolvido porque cidade onde há oferta abundante e unidades a preços legais costumam não ter oferta de emprego, como acontece, em geral, com a região mais ao leste do país, começando por pequenos municípios em Quebec. Estas opções podem só valer a pena mesmo para quem trabalha via Internet — se este for o seu caso, Shawinigan, que fica entre Montreal e Quebec City, pode ser uma boa saída. Por lá os apês começam nos $380 mensais.

Dicas práticas

  • Para dar uma olhada no que o seu dinheiro consegue assegurar em termos de moradia, vale a pena conferir alguns sites de classificados, como o www.kijiji.ca e o www.viewit.ca.  Para conferir uma lista de cidades interessantes para morar leia também este post.
  • JAMAIS mande dinheiro antes para assegurar uma unidade porque há uns golpes bem armados rolando por aí de gente que oferece imóveis que não são deles.
  • Os apartamentos são alugados com todas ou parte das utilities inclusas. Isto quer dizer que água, luz, gás, aquecimento estão garantidos. Mas cada vez mais as ofertas vêm com hydro (eletricidade) à parte, porque a conta de luz anda subindo a galope. Por isso mesmo, evite alugar unidades com aquecimento elétrico, porque vai ficar pesado.
  • 99% das vezes os prédios de apartamento aqui pertencem a uma grande companhia. Isso muda nos chamados condos, que seguem mais o sistema brasileiro. É comum também alugar um “apartamento” que fica num andar de uma casa. Aí você lida diretamente com o proprietário. Aliás, é muito raro achar aluguel em imobiliária.
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Moradia

Topo