Siga-nos

OiCanadá

Dinheiro

Duty Free pode custar até 118% a mais no seu bolso

A versão australiana do Finder e o jornal quebecois La Presse garantem que o segredo para economizar nas compras de viagem está na pesquisa feita com antecedência. Segundo eles, alguns produtos custam muito mais no duty free. É o caso, por exemplo de chocolates e outras guloseimas que podem tirar do bolso do consumidor até 118 % a mais que nas lojas comuns.

A reportagem do OiCanadá conferiu alguns sites e confirmou: o mesmo chocolate Lindt Lindor de 100g pode ser adquirido por $2,85 nas lojas do Wal-Mart em Toronto, mas sai por $5.43 nas lojas “sem imposto” de Guarulhos* — uma diferença de mais de 90%.

Artigos eletrônicos também merecem pesquisa. Um iPad de 9.7 polegadas com 128GB e conexão wi-fi pode ser adquirido na Best Buy por cerca de $640 já com o imposto incluso. No duty free de São Paulo, o mesmo item está anunciado por pouco mais do dobro do preço: $1.300*.

No caso dos perfumes, os valores praticados nos aeroportos estão, em média, 52% acima do que é cobrado nas lojas normais das cidades. Com os vinhos, a diferença é de apenas 5% a mais no duty free, mas como há restrições no transporte de líquidos o melhor é engolir o custo extra ou desistir de levar o produto.

Nem tudo está perdido, porém. Produtos de beleza costumam ter preços 14% mais baixos nos duty frees. A diferença positiva diminui para apenas 2% no caso de itens de maquiagem, mas ainda assim pode valer a pena.

Os preços e as cotações podem, é claro, mudar com os rumos da economia dos países e com as promoções dos dois tipos de comércio. Mas a máxima continua válida: pesquise antes para não se arrepender depois.

(*Dados em dólar canadense verificados nos site do walmart.ca, bestebuy.ca e dutyfreedufry.com.br no dia 25 de março de 2019. Cotação entre o dólar americano e canadense verificada no site oanda.com na mesma data)

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Dinheiro

    Topo