Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Água fria é bom demais

Depois de passar um tempo em Toronto, todo mundo percebe que, para se tornar um torontoniano de verdade, é preciso ser green. E quem é green lava roupa com água fria.

Lavar e secar roupa em Toronto é um pouco diferente do que estávamos acostumados no Brasil. Quando chegamos aqui, bate aquela animação na hora de lavar a primeira leva de roupa suja em uma daquelas lojinhas cheias de máquinas. Basta colocar uma moeda para comprar o detergente e outra para o amaciante, mais uma para ligar a máquina de lavar e ainda outra moeda para ligar a máquina de secar. Você curte lavar a roupa com água quente só porque é diferente e parece limpar melhor a roupa. E quem é que não adora jogar a roupa na secadora ao invés de ter que pendurar peça por peça no varal? O melhor de tudo, no mesmo dia em que a roupa é lavada, já pode ser usada! :) É algo realmente incrível.

Mas não se empolgue demais. Depois de passar um tempo em Toronto, todo mundo percebe que, para se tornar um torontoniano de verdade, é preciso ser green. E quem é green lava roupa com água fria. Quando se usa água quente, 90% da energia é usada para aquecer a água, ficando apenas 10% responsável por fazer o motor da máquina funcionar. Além disso, lavar roupa com água fria limpa tanto quanto com água morna ou quente. Hoje em dia não é mais necessário ferver as roupas.

Existe detergente específico para água fria, mas ele não é totalmente necessário. Eles lavam melhor as roupas do que os detergentes normais sim, mas apenas no inverno. Quando a temperatura da água vai acima de 15 oC, qualquer tipo de detergente tem o mesmo efeito para quem lava roupa com água não aquecida.

Além disso, você também pode procurar por detergentes sem fosfatos, pois eles poluem a água. O que acontece é que a água com o detergente que sai da máquina de lavar roupas vai parar em rios e lagos. Os fosfatos estimulam a proliferação desenfreada de algas, que roubam o oxigênio da água e acabam com a vida aquática. :(

Usar bleach (água sanitária), então, nem pensar. Esse é o produto mais tóxico que você poderia usar para lavar a roupa. Opte pelo Borax ou Peróxido de Hidrogênio, que são naturais e podem ser facilmente encontrados em mercados ou farmácias. Mesmo sendo muito mais ecológicos do que as químicas criadas pelo homem, mantenha-os longe da comida.

Outra dica importante é deixar a roupa suja acumular e ligar a máquina apenas quando conseguir enchê-la toda. É o que eles chamam aqui de fazer um full load. Quanto menos lavadas você fizer, mais o meio ambiente agradece.

E se você tiver a opção de usar uma máquina com tampa frontal, use-a, pois ela necessita de 2 vezes menos água do que a máquina com tampa superior, que precisa de 40 galões de água por lavada full load.

Através do simples ato de lavar suas roupas com água fria e menos vezes, você estará economizando um montão de energia e dinheiro, e evitando a emissão de gás carbônico e o consequente efeito estufa. Então, o que você está esperando para se tornar green?

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

2 Comentários

2 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Notícias

    Topo