Siga-nos

OiCanadá

Cultura

Lixo: Blue, Gray ou Green?

Para quem vive se perguntando qual a forma correta de separar o lixo, aí vão alguns esclarecimentos e dicas com base no sistema de Toronto.

Os recém-chegados ao Canadá conhecem bem a dificuldade que existe na hora de jogar fora um simples lixinho. Algo que era básico no Brasil, aqui ganha outra dimensão, e se livrar do jornal já lido em plena correria do metrô pode ser complicado, porque geralmente existem de 2 a 3 cestas de lixo diferentes nas ruas. Até mesmo os canadenses têm dificuldade em saber que tipo de lixo vai onde.

Mas não se apavore, pois existe uma lógica por trás dos tipos de lixo que devem ser separados. Com o tempo, e certa disposição, a gente aprende.

A primeira coisa que você precisa saber é que existem 3 cores de latas de lixo (bins): azul, cinza e verde. Com isso em mente, veja que tipo de lixo vai em qual bin.

  • Blue Bin / Lixo reciclável / recyclables

Caixas de papelão, jornais e revistas, latas, potes de vidro (sem tampa) etc.

  • Gray Bin / Lixo que vai pro “lixão” / garbage ou litter

Sacos de leite, lenços amaciantes, pelos e cabelos, pedaços de madeira etc.

  • Green Bin / Lixo orgânico / organic

Restos de comida, filtro de café, papel toalha e lenços de papel, fraldas, terra etc.

Além desses 3 tipos de lixo, ainda existem aqueles considerados perigosos para o meio ambiente e que podem ser reciclados, como eletrônicos, pilhas, lâmpadas, cds e dvds, e que devem ser jogados em áreas de coletas especiais. Visite os sites da BestBuy, Home Depot e Ikea para a lista dos recicláveis que eles aceitam receber em suas lojas.

O que acontece com o lixo orgânico da Green Bin

A prefeitura coleta o lixo orgânico de forma separada para realizar a decomposição controlada do lixo e transformá-lo em fertilizante a ser usado em fazendas e parques.

O programa foi implementado pela prefeitura em 2001 com o objetivo de economizar nos custos com aterros sanitários. Tendo em vista que 30% do lixo que consumimos é orgânico, reutilizá-lo é a melhor forma de economizar.

Sendo assim, se você não anda jogando restos de alimentos na Green Bin, certamente está desperdiçando um material que pode ser reciclado.

Por onde começar

Agora que você já sabe um pouco sobre as 3 bins, basta consultar o site da prefeitura para saber mais sobre onde colocar cada tipo de lixo. No início pode parecer confuso e difícil de memorizar, mas aos poucos você aprende.

A fim de facilitar essa aprendizagem e tirar dúvidas, a prefeitura lançou uma busca por tipo de lixo em seu website chamada Waste Wizard. Se você nunca soube ao certo onde jogar embalagens vazias de Pringles, por exemplo, é só digitar o nome da batata e checar o resultado. Fique atendo a detalhes do tipo, “jogar lacre de papel alumínio ou plástico na Garbage Bin”, “enxaguar se possível” e “descartar na Blue Bin com a tampa”.

Agora é colocar a mão na massa e participar, porque separar o seu lixo é muito importante, principalmente para o planeta.

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

6 Comentários

6 Comments

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Mais em: Cultura

      Topo