Notícias
Cuidado ao usar sacolas green
Está sendo divulgada aqui em Toronto uma grande campanha ecológica para incentivar os consumidores a substituírem o uso de sacos plásticos, quando forem fazer compras no supermercado, pelo de sacolas reusáveis. Você está fazendo a sua parte, mas é preciso tomar cuidado com o acúmulo de sujeira nas sacolas, pois elas podem se tornar um local propício à proliferação de fungos e bactérias.
Um estudo microbiológico identificou altos níveis de bactérias, leveduras, mofo e até coliformes fecais em sacolas reusáveis. Quanto mais impermeável for a sacola, maior a probabilidade de contaminação. O risco maior é o de se pegar uma infecção alimentar. Alguns alimentos podem vazar nas sacolas que estão sendo reusadas e contaminar outros alimentos. Este é o mesmo problema que ocorre com pias de cozinha e tábuas de cortar alimentos que não recebem limpeza apropriada.
Mas não é necessário voltar atrás e abandonar suas postura ecológica. Para o problema, existe uma solução muito simples: lavar as sacolas. Além de green, também é preciso ser limpo.
Além disso, também é recomendável embalar carnes individualmente antes de colocá-las nas sacolas.
Outra dica importante é nunca usar as sacolas para carregar roupas de ginástica usadas ou fraldas nas mesmas sacolas usadas para compras no supermercado. Esta medida visa evitar a proliferação de uma bactéria muito resistente a antibióticos chamada CA-MRSA.
Veja mais algumas dicas:
- Vire as sacolas ao avesso após uso para que sequem bem.
- Lave as sacolas apenas com água. Se necessário remover odor, adicione um pouco de vinagre na hora do enxágue ou baking soda (bicarbonato de sódio) na hora da lavagem.
- Se a sacola vier com instruções de lavagem, siga-as.
- Vire as sacolas ao avesso após a lavagem, para que sequem adequadamente.
- Substitua as sacolas de vez em quando.
- Se perceber que algum alimento vazou, principalmente carne e leite, lave a sacola imediatamente.
- Guarde as sacolas em local arejado.