Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Cuidado ao usar sacolas green

Está sendo divulgada aqui em Toronto uma grande campanha ecológica para incentivar os consumidores a substituírem o uso de sacos plásticos, quando forem fazer compras no supermercado, pelo de sacolas reusáveis. Você está fazendo a sua parte, mas é preciso tomar  cuidado com o acúmulo de sujeira nas sacolas, pois elas podem se tornar um local propício à proliferação de fungos e bactérias.

Um estudo microbiológico identificou altos níveis de bactérias, leveduras, mofo e até coliformes fecais em sacolas reusáveis. Quanto mais impermeável for a sacola, maior a probabilidade de contaminação. O risco maior é o de se pegar uma infecção alimentar. Alguns alimentos podem vazar nas sacolas que estão sendo reusadas e contaminar outros alimentos. Este é o mesmo problema que ocorre com pias de cozinha e tábuas de cortar alimentos que não recebem limpeza apropriada.

Mas não é necessário voltar atrás e abandonar suas postura ecológica. Para o problema, existe uma solução muito simples: lavar as sacolas. Além de green, também é preciso ser limpo.

Além disso, também é recomendável embalar carnes individualmente antes de colocá-las nas sacolas.

Outra dica importante é nunca usar as sacolas para carregar roupas de ginástica usadas ou fraldas nas mesmas sacolas usadas para compras no supermercado. Esta medida visa evitar a proliferação de uma bactéria muito resistente a antibióticos chamada CA-MRSA.

Veja mais algumas dicas:

  • Vire as sacolas ao avesso após uso para que sequem bem.
  • Lave as sacolas apenas com água. Se necessário remover odor, adicione um pouco de vinagre na hora do enxágue ou baking soda (bicarbonato de sódio) na hora da lavagem.
  • Se a sacola vier com instruções de lavagem, siga-as.
  • Vire as sacolas ao avesso após a lavagem, para que sequem adequadamente.
  • Substitua as sacolas de vez em quando.
  • Se perceber que algum alimento vazou, principalmente carne e leite, lave a sacola imediatamente.
  • Guarde as sacolas em local arejado.

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Notícias

    Topo