Siga-nos

OiCanadá

Notícias

O outro lado das lâmpadas fluorescentes

Como vimos no artigo Esta lâmpada pode salvar o mundo, as lâmpadas fluorescentes são uma ótima opção para quem quer economizar energia sem ter que fazer mudanças na sua rotina diária.

No entanto, nem tudo é tão maravilhoso assim. As CFLs (lâmpadas fluorescentes compactas) apenas colaboram com meio ambiente se forem jogadas no lixo da forma correta. Essas lâmpadas contêm mercúrio, substância que pode ser prejudicial à saúde do homem e ao meio ambiente. Desta forma, não podem ser jogadas no lixo comum de forma alguma.

O programa de reciclagem de CFLs também torna possível o reaproveitamento do vidro e metais usados em sua fabricação.

Nada de pânico

Antes de você se assustar, saiba que a quantidade de mercúrio contida nessas lâmpadas é muito pequena (entre 1 e 25mg – em média, 5mg) e foi selada dentro dos tubos de vidro. A Agência de Proteção ao Meio Ambiente dos Estados Unidos afirma que esta quantidade não caracteriza uma ameaça à saúde. Para se ter uma idéia, os termômetros antigos contêm cerca de 500mg de mercúrio, enquanto um termostato manual, algo em torno de 3000mg, o que equivale a 100 e 600 CFLs respectivamente.

Infelizmente, os cientistas ainda não encontraram um substituto para o mercúrio, que continuará a ser usado nas lâmpadas fluorescentes. O que nos resta, então, é aprender como  descartar esse tipo de lâmpada da forma correta. As CFLs ainda são uma ótima opção para economizar energia e ajudar a salvar o planeta.

Descartando as CFLs

A maioria das lâmpadas CFLs possui 2 anos de garantia. Portanto, se alguma delas parar de funcionar antes do tempo, leve-a de volta à loja onde foi comprada e solicite sua substituição.

Quando chegar a hora de reciclar a CFL, jogá-la no lixo comum pode espalhar mercúrio por aí, e você não vai querer fazer isso. Ao invés, siga as seguintes instruções:

1. Coloque a CFL em um plástico selado.
2. Encontre um local apropriado para descartá-la:

Toronto Hydro
De segunda a sexta-feira, de 9am a 5pm
14 Carlton Street, Main lobby
5800 Yonge Street, Main lobby

Home Depot

IKEA e outros locais

O que fazer se uma CFL quebrar

Tome muito cuidado para não quebrar esse tipo de lâmpada. Se acontecer, prepare-se para seguir as instruções de como catar os pedaços de vidro e limpar o local e evitar contato com o mercúrio.

Dicas:

  • Deixe as janelas do local abertas por pelo menos 15 minutos.
  • Não deixe crianças ou animais no local.
  • Não permita que andem por aí com sapatos usados no local.
  • Use luvas protetoras; não coloque suas mãos em contato com a substância.
  • Coloque os pedaços da lâmpada em uma folha de papel e depois em um plástico selado.
  • Use papel toalha úmido ou lenços de limpeza para limpar a área onde a CFL se quebrou e os arredores, e depois coloque-os dentro do saco plástico selado que contém os fragmentos da lâmpada.
  • Descarte o saco plástico junto com pilhas, baterias e óleos; não jogue-o no lixo comum.

Para mais informações sobre como limpar tecidos e tapetes que foram expostos ao mercúrio, consulte a página http://www.epa.gov/mercury/spills/index.htm#fluorescent.

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Notícias

    Topo