Siga-nos

OiCanadá

Hasteamento da nova bandeira do Canadá, na King Street School, em Weston, em 1965

Cultura

História do Canadá torna turismo mais interessante

O aniversário do Canadá está chegando e as pessoas já começam a planejar como e onde vão comemorá-lo. Mas você conhece a história do país e como ele conquistou sua independência?

A história do Canadá começa há uns 30 mil anos com os aborígenes que vieram da Ásia e que hoje são chamados de “primeiras nações”. Em seguida vieram os vikings da Islândia, que se instalaram por algum tempo em Terra Nova, mas não aguentaram a hostilidade dos nativos e abandonaram o lugar. Os próximos contatos com europeus ocorreram em 1497, com o explorador italiano Giovanni Caboto (John Cabot em inglês) a serviço da coroa britânica, e em 1554, com o francês Jacques Cartier. Foi aí que começaram as disputas entre França e Inglaterra pelo domínio do território canadense. Finalmente, em 1759, as tropas inglesas conquistam Québec e um tratado assinado em 1763 reconheceu o controle britânico sobre o Canadá. Porém a lei de Québec, de 1774, permite que a população de origem francesa preserve sua língua, seus costumes e leis civis, de modo que possa preservar seus direitos mesmo sob a tutela britânica.

E assim chegamos em 1º de julho de 1867, marco da independência do Canadá, data em que foi criada a Confederação canadense, cujo objetivo era unificar as colônias para defender melhor a região, tendo em vista a ameaça americana de tomar seus territórios. Nova Escócia, New Brunswick, Quebec e Ontário então se uniram através do Ato da América do Norte Britânica, tornando-se o domínio do Canadá. Os demais territórios foram sendo incorporados gradativamente. A independência total, porém, só veio em 1931, com o Estatuto de Westminster, quando o Canadá adquiriu soberania sobre seu Ministério das Relações Exteriores e qualquer ato do Parlamento do Reino Unido precisava do consentimento do Ministério Canadense para ter validade.

Outras datas interessantes:

  • 1959:  O Canadá adota a bandeira atual, com as duas bordas vermelhas e uma  folha de bordo com 11 pontas (foto)
  • 1969:  O inglês e o francês são reconhecidos como línguas oficiais do país
  • 1988:  A Lei do Multiculturalismo é criada, reconhecendo o compromisso do Canadá com a preservação da cultura e do estilo de vida das comunidades étnicas que aqui estão

Agora que você conhece um pouco a história do Canadá, que tal aproveitar o Canada Day para conhecer melhor o país? É o que fará o goiano Érico Mora, recém-chegado a Toronto, que viajará durante o feriado para Montreal. “Escolhi Montreal por ter amigos que moram lá. Além disso, nessa época vai estar acontecendo o Jazz Festival, um evento importante na cidade e que promete muitas atrações.”

Além de conhecer outras cidades, você também pode fazer programas para conhecer melhor Toronto. Leia abaixo a história da cidade e depois compare com o que você verá em seus passeios!

História de Toronto

O significado da palavra “Toronto” é bem polêmico. Alguns dizem que vem da palavra hurão toran-ten, que significa “lugar de encontro”. Já outros acreditam que vem da palavra mohawk tkaronto, que significa “onde há árvores sobre a água”, em uma referência às águas do norte do atual Lago Simcoe. Muitos povos indígenas viveram nessa área antes do século XVII, em geral da família dos algonquinos ou dos iroqueses. Por volta da década de 1640, chegaram os franceses em expedições partindo de Québec para os Grandes Lagos, mas a colonização francesa por aqui foi fraca, e então em 1763 toda a área passou para o domínio britânico com o Tratado de Paris.

Após 1783, com a Guerra da Independência dos Estados Unidos, muitos colonos leais à Coroa Britânica, que deixaram as terras americanas, precisaram ser alojados por aqui. Assim, os britânicos construíram uma vila, nas atuais Toronto Islands, e também um forte. Tanto o forte quanto a vila foram nomeados como York. Logo depois disso, o tenente-governador John Graves Simcoe escolheu York para ser a nova capital da recém-formada colônia britânica do Canadá Superior, atual província de Ontário. Aliás, ele estava bem preocupado em iniciar comunicações militares entre outros assentamentos do Canadá Superior. Foi nessa época então que foram construídas algumas das ruas e rodovias mais conhecidas de Toronto, como a Dundas Street, a Kingston Road, que forma a Highway 401, e a Yonge Street, que vai até o Lago Simcoe, com 1896 km de extensão.

O nome Toronto passou a ser adotado somente em 1834, quando a vila foi elevada à categoria de cidade primária em 6 de março, com 10 mil habitantes. O crescimento veio rápido e, em 1891, Toronto já contava com 181 mil habitantes. Nessa época foi instalado um amplo sistema de bondes na cidade, e muito desse sistema ainda está em operação atualmente. Com os ingleses, escoceses, irlandeses e franceses que já estavam aqui, a economia da cidade foi crescendo também, atraindo ainda mais imigrantes ao longo do século XX. Além disso, com a criação do Viaduto Príncipe Eduardo e a construção da linha de metrô Bloor-Danforth logo abaixo do viaduto, a cidade pode crescer também a leste do Rio Don. Após a década de 1970, Toronto passou a ser uma das cidades mais multiculturais do mundo, dada a quantidade de etnias e nacionalidades que vivem aqui.

Outras datas interessantes:

  • 1976: A CN Tower é inaugurada
  • 1998: Fusão das cidades da Região Metropolitana de Toronto – Toronto, North York, Scarborough, Etobicoke, York e East York – em uma única cidade, Toronto

Acompanhe fotos da antiga Toronto no vídeo abaixo.

Para conhecer melhor Toronto, você também pode visitar alguns dos 10 museus históricos da cidade. Essas visitas vão com certeza aproximar você da cultura torontoniana e torná-lo mais atento às transformações que vão acontecendo na cidade. Assim, quando andar pelas ruas de Toronto, aproveite o sol que está fazendo e curta essa cidade maravilhosa!

11 Comentários

11 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Cultura

    Topo