Siga-nos

OiCanadá

Hasteamento da nova bandeira do Canadá, na King Street School, em Weston, em 1965

Cultura

História do Canadá torna turismo mais interessante

O aniversário do Canadá está chegando e as pessoas já começam a planejar como e onde vão comemorá-lo. Mas você conhece a história do país e como ele conquistou sua independência?

A história do Canadá começa há uns 30 mil anos com os aborígenes que vieram da Ásia e que hoje são chamados de “primeiras nações”. Em seguida vieram os vikings da Islândia, que se instalaram por algum tempo em Terra Nova, mas não aguentaram a hostilidade dos nativos e abandonaram o lugar. Os próximos contatos com europeus ocorreram em 1497, com o explorador italiano Giovanni Caboto (John Cabot em inglês) a serviço da coroa britânica, e em 1554, com o francês Jacques Cartier. Foi aí que começaram as disputas entre França e Inglaterra pelo domínio do território canadense. Finalmente, em 1759, as tropas inglesas conquistam Québec e um tratado assinado em 1763 reconheceu o controle britânico sobre o Canadá. Porém a lei de Québec, de 1774, permite que a população de origem francesa preserve sua língua, seus costumes e leis civis, de modo que possa preservar seus direitos mesmo sob a tutela britânica.

E assim chegamos em 1º de julho de 1867, marco da independência do Canadá, data em que foi criada a Confederação canadense, cujo objetivo era unificar as colônias para defender melhor a região, tendo em vista a ameaça americana de tomar seus territórios. Nova Escócia, New Brunswick, Quebec e Ontário então se uniram através do Ato da América do Norte Britânica, tornando-se o domínio do Canadá. Os demais territórios foram sendo incorporados gradativamente. A independência total, porém, só veio em 1931, com o Estatuto de Westminster, quando o Canadá adquiriu soberania sobre seu Ministério das Relações Exteriores e qualquer ato do Parlamento do Reino Unido precisava do consentimento do Ministério Canadense para ter validade.

Outras datas interessantes:

  • 1959:  O Canadá adota a bandeira atual, com as duas bordas vermelhas e uma  folha de bordo com 11 pontas (foto)
  • 1969:  O inglês e o francês são reconhecidos como línguas oficiais do país
  • 1988:  A Lei do Multiculturalismo é criada, reconhecendo o compromisso do Canadá com a preservação da cultura e do estilo de vida das comunidades étnicas que aqui estão

Agora que você conhece um pouco a história do Canadá, que tal aproveitar o Canada Day para conhecer melhor o país? É o que fará o goiano Érico Mora, recém-chegado a Toronto, que viajará durante o feriado para Montreal. “Escolhi Montreal por ter amigos que moram lá. Além disso, nessa época vai estar acontecendo o Jazz Festival, um evento importante na cidade e que promete muitas atrações.”

Além de conhecer outras cidades, você também pode fazer programas para conhecer melhor Toronto. Leia abaixo a história da cidade e depois compare com o que você verá em seus passeios!

História de Toronto

O significado da palavra “Toronto” é bem polêmico. Alguns dizem que vem da palavra hurão toran-ten, que significa “lugar de encontro”. Já outros acreditam que vem da palavra mohawk tkaronto, que significa “onde há árvores sobre a água”, em uma referência às águas do norte do atual Lago Simcoe. Muitos povos indígenas viveram nessa área antes do século XVII, em geral da família dos algonquinos ou dos iroqueses. Por volta da década de 1640, chegaram os franceses em expedições partindo de Québec para os Grandes Lagos, mas a colonização francesa por aqui foi fraca, e então em 1763 toda a área passou para o domínio britânico com o Tratado de Paris.

Após 1783, com a Guerra da Independência dos Estados Unidos, muitos colonos leais à Coroa Britânica, que deixaram as terras americanas, precisaram ser alojados por aqui. Assim, os britânicos construíram uma vila, nas atuais Toronto Islands, e também um forte. Tanto o forte quanto a vila foram nomeados como York. Logo depois disso, o tenente-governador John Graves Simcoe escolheu York para ser a nova capital da recém-formada colônia britânica do Canadá Superior, atual província de Ontário. Aliás, ele estava bem preocupado em iniciar comunicações militares entre outros assentamentos do Canadá Superior. Foi nessa época então que foram construídas algumas das ruas e rodovias mais conhecidas de Toronto, como a Dundas Street, a Kingston Road, que forma a Highway 401, e a Yonge Street, que vai até o Lago Simcoe, com 1896 km de extensão.

O nome Toronto passou a ser adotado somente em 1834, quando a vila foi elevada à categoria de cidade primária em 6 de março, com 10 mil habitantes. O crescimento veio rápido e, em 1891, Toronto já contava com 181 mil habitantes. Nessa época foi instalado um amplo sistema de bondes na cidade, e muito desse sistema ainda está em operação atualmente. Com os ingleses, escoceses, irlandeses e franceses que já estavam aqui, a economia da cidade foi crescendo também, atraindo ainda mais imigrantes ao longo do século XX. Além disso, com a criação do Viaduto Príncipe Eduardo e a construção da linha de metrô Bloor-Danforth logo abaixo do viaduto, a cidade pode crescer também a leste do Rio Don. Após a década de 1970, Toronto passou a ser uma das cidades mais multiculturais do mundo, dada a quantidade de etnias e nacionalidades que vivem aqui.

Outras datas interessantes:

  • 1976: A CN Tower é inaugurada
  • 1998: Fusão das cidades da Região Metropolitana de Toronto – Toronto, North York, Scarborough, Etobicoke, York e East York – em uma única cidade, Toronto

Acompanhe fotos da antiga Toronto no vídeo abaixo.

Para conhecer melhor Toronto, você também pode visitar alguns dos 10 museus históricos da cidade. Essas visitas vão com certeza aproximar você da cultura torontoniana e torná-lo mais atento às transformações que vão acontecendo na cidade. Assim, quando andar pelas ruas de Toronto, aproveite o sol que está fazendo e curta essa cidade maravilhosa!

11 Comentários

11 Comments

  1. Jacaria Balde

    08/set/2020 at 12:32

    Eu só consigo ver esta cidade através de internet, mais adoraria conhecer esta cidade, fãs parte do meu sonho. Eu gosto muito deste canal🇨🇦🇨🇦🇨🇦🇨🇦🇨🇦🇨🇦

  2. luiza

    06/dez/2011 at 18:47

    demais essa pagina

  3. Fernando

    27/jun/2011 at 17:30

    Muito legal a matéria. Tô analizando onde tirar férias no ano que vem e depois de ler a matéria o Canadá entrou na minha lista. Obrigado

  4. Leila Simon

    26/jun/2011 at 23:12

    Muito legal a matéria, bem completa e informativa! Quem nunca foi a Toronto já pode ter uma boa idéia de como é passar por lá.
    E qual o melhor meio de locomoção em TO hoje?
    Assisti a uma matéria q falava sobre os meios de transportes eficientes na Cidade do México, …os ecológicos, os rápidos e os melhores caminhos para chegar aos “points”da cidade, achei genial! Fica a dica pra matérias futuras!
    Parabéns pela riqueza da matéria de hj Andréia, mt boa!!
    Até a próxima…
    Abços,
    Leila.

  5. Domingos Simon

    09/jun/2011 at 19:42

    Ainda não fui ao Canadá, mas lendo esta matéria fiquei decidido que irei brevemente. Há muito que conhecer por aí, especialmente TORONTO!

    Grande abraço a todos do OI TORONTO e em especial ANDREIA SIMON MORA.

    Domingos Simon
    Santa Catarina
    Brasil

  6. veronica simon canella

    08/jun/2011 at 18:30

    Olá! Parabens! Fiquei lijongeada saber que esta narração belíssima sobre Toronto foi feita por ti Andreia sabia da tua competencia!
    Achei o maximo!
    Abraço!

  7. Gilnei Magnus dos Santos

    08/jun/2011 at 07:28

    Parabéns Andréia pela matéria! De modo claro e objetivo você nos dá uma panorâmica da história interessante deste belo país. Estive aí em 2004 e pude também curtir o Canada Day in Ottawa, uma verdadeira Celebração. O povo se reúne nos vários parques da cidade e o palco na frente do Parlamento fica literalmente vermelho e branco! Isto porque o povo celebra usando as cores do país em camisetas, bonés, bandeiras, alegorias… Tudo mostra a educação e cultura deste povo! Tenho saudades! Pretendo voltar aí em breve! Mais uma vez, CONGRATULATIONS!!!!!!!!

  8. Dani

    07/jun/2011 at 18:47

    Começarei bem a minha estadia em Toronto, pois dia que escolhi para chegar é o dia do aniversário do país. Muita história e cultura para dar boas vindas.
    Postem mais eventos deste dia.
    Abraços e muito obrigada.

  9. Fabio K. Guimarães

    07/jun/2011 at 10:54

    Excelente matéria, bela pesquisa de imagens, riqueza de conteúdo ilustrativo. Taí um assunto que muito me interessa. Todo imigrante deveria conhecer melhor a história do país em que está vivendo. Se você não conhece o passado, não entende o presente e não conseguirá planejar o futuro. Isso serve para pessoas também! Abração pessoal do OiTo!

  10. Sobek

    07/jun/2011 at 08:49

    Vale a pena também para os ficam em Toronto nesse dia, visitar o Black Creek Pioneer Village que fica na Murray Ross Pkwy com Steeles Ave W. Encomendar um bom pão feito no fogão de lenha. e conviver com a historia dos pioneiros.

  11. Nara

    07/jun/2011 at 07:55

    vlw, muito interessante. mas lembrei de John Lenon ” imagine” – Imagine there’s no countries…Imagine all the people Living life in peace…gde abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Cultura

Posts Populares

Topo