Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Venda de cães e gatos passa a ser proibida em pet shops

Uma lei que proíbe a venda de cães e gatos em pet shops foi aprovada ontem (21/09) em Toronto. Os conselheiros votaram de forma unânime a favor da nova regra, alegando ser um passo importante para acabar com os maus-tratos contra os animais.

A partir de agora quem quiser comprar cães e gatos deverá recorrer a canis registrados, abrigos para animais de estimação ou organizações contra o sofrimento de animais, como a Human Society. A nova lei foi criada com o objetivo de combater a crueldade contra cães e gatos.

Alguns pet shops de Toronto recebiam animais de criadouros clandestinos, onde cães e gatos são criados para procriação, visando lucro financeiro. Segundo a Ontario SPCA (Sociedade de Prevenção de Crueldade Contra Animais de Ontário, na sigla em inglês), muitos desses animais são presos em gaiolas pequenas durante a vida inteira e frequentemente sofrem de várias infecções e doenças causadas por parasitas.

“Eu acredito que esse seja um dia maravilhoso na cidade de Toronto para qualquer um que ame gatos, cachorros, filhotes e quer assegurar que seus animais sejam bem tratados. As pessoas deveriam comprar esses animais de fontes legítimas e eu acho que a lei tem esse propósito”, disse em uma coletiva de imprensa o conselheiro Glenn De Baeremaekre, que propôs o projeto de lei em maio desse ano. “Isso deverá evitar que consumidores comprem animais vindo de criadouros, muitas vezes doentes, que necessitam de tratamentos caros e terminem sofrendo eutanázia”, completou.

Apesar de boa parte dos pet shops de Toronto não venderem mais cães e gatos, ainda existem lojas que comercializam esses animais de estimação. John Emmanouil, gerente do pet shop Marta’s Pet and Aquaria, disse em entrevista ao OiCanadá que sua loja vende gatos que são doados por pessoas que vivem no bairro. Segundo ele, a nova lei está indo na direção errada e irá solucionar apenas uma pequena parte do problema. “Hoje em dia, a maioria das pessoas compram animais de estimação on-line e se não podem comprar em Toronto, vão até Mississauga, Vaugh ou até Hamilton. Na minha opinião essa lei foi criada apenas para agradar alguns grupos fanáticos de proteção aos animais”, disse ele. “Os gatos que recebo passam por uma inspeção, incluindo a availação de veterinários. Eu vacino, faço a vermifugação e só então coloco eles à venda. O que serão desses gatos a partir de agora que eu não posso vendê-los? Irão parar em gaiolas da Humane Society e canis públicos e se não forem adotados, terminarão sendo eutanizados”, afirmou.

Toronto é a segunda cidade do Canadá a banir a venda de cães e gatos em pet shops. A primeira foi Richmond, na Colúmbia Britânica, que vetou a comercialização de cães em lojas de bichos de estimação no ano passado. As lojas que insistirem em vender esses animais, correm o risco de perderem a licença e serem fechadas.

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

4 Comentários

4 Comments

  1. Fran Mariano

    05/out/2011 at 14:37

    Suponho que seja uma medida paleativa e, infelizmente, ineficaz. A raiz do problema encontra-se nos criadouros clandestinos e combatê-los requer esforços sobre-humanos. os pet shops que se ocupam dessa prática ilícita, são meramente receptadores. Na ausência deles, os criadouros fornecerão a outros destinatários. isto é lamentável!

  2. Luiza

    23/set/2011 at 03:25

    Nossa, que noticia boa… eu adorei. Abaixa a violencia contra os animais.

  3. Lu

    22/set/2011 at 21:41

    Esses criadouros são infelizmente conhecimos como puppy mills

  4. Fabiana

    22/set/2011 at 21:06

    Acho certíssimo. Animais presos em pet shops nao tem a chance de se exercitar e a gente nunca sabe a verdadeira procedência do bichinnho. Apoiado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Notícias

Posts Populares

Topo