Siga-nos

OiCanadá

Papelada

Faltam profissionais para cuidar de crianças e idosos

Babás e assistentes de idosos e portadores de necessidades especiais nunca foram tão disputados no Canadá como agora. Depois que o governo canadense anunciou no final do ano passado mudanças que facilitam aos trabalhadores estrangeiros desse setor atuarem em outras áreas, houve uma queda no número de profissionais ligados à tarefa de cuidar dos mais necessitados.

Antes da nova medida, os estrangeiros contratados legalmente para trabalhar no Canadá cuidando de crianças e adultos tinham que esperar por uma aprovação inicial na aplicação para residente permanente antes de se qualificar para a permissão de trabalho aberta (que permite ao indivíduo atuar em qualquer área), o que acrescentava cerca de 18 meses a mais na espera. Agora, o aplicante só precisa ter no mínimo dois anos ou 3.900 horas de prestação de serviço na função em território canadense para adquirir o benefício.

Só no final do ano passado, mais de 14 mil permissões de trabalho abertas foram dadas a babás que atingiram o tempo mínimo de serviço exigido. Desde então, as regras para a contratação de novos profissionais estrangeiros se tornaram mais exigentes, o que fez com que houvesse uma diminuição no número de aplicantes.

A família canadense que decide contratar alguém que mora fora do país é agora responsável por todas as despesas do profissional, envolvendo passagem aérea do país de origem até o Canadá, seguros de saúde e contra acidentes de trabalho, além de qualquer valor destinado à contratação.

“É um valor muito alto para ficar responsável por uma pessoa e correr o risco dela pedir demissão em pouco tempo”, se queixa a professora Rebeca Wolfson. A assistente que cuidava de sua mãe idosa recebeu uma proposta de uma vizinha para ganhar praticamente o dobro. “Era uma pessoa maravilhosa, mas eu não podia cobrir a oferta. Ela inclusive propôs ficar trabalhando até eu encontrar alguém para substituí-la, mas quem? Está difícil achar alguém em que eu confie”, diz ela.

Segundo Ian Minton, um dos proprietários da agência de empregos Execu-Nannies em Toronto, diversas famílias não estão dispostas a correrem o risco de contratar um profissional do exterior porque não possuem nenhuma garantia quanto à duração do serviço. “Além de todo o investimento financeiro e o fato de não conhecer o profissional pessoalmente, existe também o tempo que leva para trazer alguém de fora para cá, algo que varia de três meses até dois anos. Não há garantia de que a babá não vá deixar o seu patrão por um trabalho com menor carga horária e em uma localização melhor”, confessa ele.

Quem mora longe dos grandes centros, como Toronto e Vancouver, tem menos chance de manter o empregado. “O número de empregos nesse setor é praticamente duas vezes maior que a quantidade de profissionais. Por isso é importante que pessoas que moram fora dessas cidades ofereçam aos seus empregados bons salários e incentivos como férias mais prolongadas, por exemplo, evitando a concorrência”, sugere Minton. Segundo ele, uma babá em Toronto ganha de $1400 a $2100 por mês. Antes da escassez desses profissionais, o salário pago girava em torno de $1100 a $1300 mensais.

Escassez de babás se agrava com permissão de trabalho aberta

De acordo com o Departamento de Imigração e Cidadania do Canadá, houve um redução significativa no número de residentes temporários que entram no país através do programa Live-in Caregiver (formado por profissionais que cuidam de pessoas e moram com as mesmas). Em 2007, 13.773 pessoas vieram ao Canadá nessa categoria, enquanto em 2010 foram apenas 8.394 delas.

A filipina Raja de la Vega foi um dos indivíduos que viajaram ao Canadá com o intuito de trabalhar como babá, mas depois de três anos cuidando de crianças decidiu aplicar para permissão de trabalho aberta para exercer a função de massagista, enquanto aguarda o resultado do seu processo de residência permanente. “Vim para o Canadá para ficar e realizar um sonho, o que não quer dizer que eu tenha que trabalhar para sempre como babá. Já trabalhei o tempo mínimo que exigem, agora tenho o direito de fazer o que eu gosto”, ressalta ela.

O governo canadense decidiu permitir a aplicação de permissão de trabalho aberta para trabalhadores estrangeiros contratados legalmente nesse setor depois de uma série de denúncias de abusos contra babás e outros profissionais da área. Diversos deles eram tratados como serventes e tinham o  passaporte retido pelo patrão, que exigia uma longa carga horária e pagava salário com valor abaixo do permitido.

Leia também Como trabalhar no Canadá cuidando de crianças e adultos.

foto: ed and eddie

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

23 Comentários

23 Comments

  1. Nerlice Santana

    21/ago/2016 at 23:03

    Ola, sou tecnica de enfermagem a vinte anos, tenho o frances intermediario, e gostsria de saber sites de agencia emprego para cuidadores de idosos. Obrigada

  2. Rose

    06/jul/2016 at 05:35

    Olá,estou indo morar no Canadá vou me casar com canadense e gostaria de trabalhar como cuidador de idosos alguém pode me ajudar onde pocurar obrigado!!!

  3. Odília

    21/jun/2016 at 10:12

    OLÁ SOU ENFERMEIRA, E GOSTARIA MUITO DE TRABALHAR COMO BABÁ E CUIDADORA DE IDOSOS, TENHO 45 ANOS DE IDADE SOU RESPONSÁVEL NÃO TENHO VICIO NENHUM.

  4. Zulmira Soares

    05/abr/2016 at 14:49

    Oi, me chamo Zulmira e sou cuidadora de idosos e gostaria de trabalhar em outro pais. cel.; (21) 989294831

  5. Neide F Calado

    15/mar/2016 at 12:23

    Olá! meu é Neide tenho 52 anos,sou cuidadora de idosos, adoro minha profissão, tenho anos de experiência e cartas de referências, adoraria ir trabalhar fora do Brasil…Obrigada!!!

  6. Roberata Amon

    12/mar/2016 at 13:02

    Sou enfermeira fali inglês fluente
    Estou indo viver no Canadá e gostaria de trabalhar com pessoas idosas
    55+48 96323211

  7. Claudionor dos santos

    31/out/2015 at 10:50

    Eu gostaria de tralhar fora do Brasil como cuidador de idosos.

  8. thhais souza moraes

    13/out/2015 at 06:23

    Meu nome é Thaís ja trabalhei como baba, na época não assinaram minha carteira, já cuidei da minha vó idosa que veio a falecer e quero trabalhar na área de cuidador de idoso de preferencia como folguista porque faço faculculdade.

  9. valeria regina gonçalves

    26/set/2015 at 23:12

    Boa noite!tenho 52 anos,tecnica de enfemagem ,manicuree pedicure,depiladora,desing de sobrancelha,cuidei de tres filhos sozinha,tenho esperiencia,goto de organizar,cuidados com crianças, idosos….gostaria de trabalhar no esterior,des de ja agradeço.

  10. celita souza

    20/abr/2015 at 19:56

    enconto eu estou lo uca para poder ir para la tem jente no canada que nao sabe aproveita as oportunidades tem que vim aqui par londresque ai parede eu moro em londres a 4 anos e hoje eu nao telhonada aqui neste luga ja morei aqui ate na rua agora eu vou tenta ir para o canada e quando eu la chega voupega todos os trabanlhos que aspessoas rejeita desculpas o desabafo

  11. Maria Paula

    20/abr/2015 at 16:16

    Tenho experiência com idosos , não acamados e como copeira tanto para restaurante como para hotel
    Tenho 56 anos mas sou activa e saudável . Não aparentado a idade
    Se surgir a oportunidade , gostaria muito , pois estou desempregada e só .

  12. celia são paulo

    15/abr/2015 at 09:18

    tenho intertece ,como entrar em contato para saber oque devo fazer?

  13. mauricio lemos euzebio

    03/jan/2015 at 20:56

    Ofereço para trabalhar cuidando de idosos no exterior,esperiencia em minha propria casa,cuidando de minha tia com mau de ouzaime, cuido tambem de criança, faço comida e muito bem, favor entrar em contato.+55 21 968297433 zap 21 24711882. Mauricio lemos.

  14. Rosy

    15/nov/2014 at 12:18

    Quero muito trabalhar no Canadá, como cuidadora de idosos ou babá. Tenho 52 anos funcionaria publica da Policia Civil, aposentada.

  15. maria

    08/fev/2014 at 18:29

    EU TENHO 45 ANOS E GOSTARIA DE TRABALHAR COMO .BABA OU COIDA DE IDOZO NO CANADA. EU TRABALHO ATUALMENTE COMO DOMESTICA A DOIS ANOS. MAIS TENHO. UM SONHO DE MORA FORA DO BRASIL…

  16. Jaque

    26/ago/2013 at 12:22

    Eu gostaria de ser babá no Canadá, sou formada na área da Educação em Normal Superior que cuida da primeira fase do ensino fundamental.

  17. veigma

    24/jun/2013 at 10:48

    fiquei muito feliz em saber que esato precisando de proficional,cuidadora de idosos sou uma cadidata….,obrigada

  18. licya pereira da silva

    18/jun/2013 at 17:44

    Olá,boa noite meu nome é licya e tenho 16 anos sei q sou de menor. mais eu amo cuidar de crianças e idosos estou disposta a trabalhar para ajudar minha família. minha avo precisa operar so que minha mae não tem condições de pagar a cirrurgia……
    Estou disposta a trabalhar .. Eu morro no espirito santo em Cariacica meu numero é esse 27 9509 3718 …. se caso alguém pode me ajudar eu agradeço muito.. obrigada pela atenção.

  19. Juliana Camilo

    22/jan/2013 at 21:51

    Os pais do meu namorado moram em Montreal, ele quer que eu vá passar um tempo lá com eles, com visto de turista. Caso eu encontre alguem que queira me contratar como babá, posso dar entrada no visto de trabalho, ou eu preciso estar fora do país para tirar esse tipo de visto? Obrigada.

  20. Marcio Rollemberg

    23/jul/2012 at 10:39

    Oi Nélida! Uma boa alternativa é se cadastrar em uma das diversas agências de empregos para babás e outros profissionais do setor em Toronto. Segundo fomos informados por uma delas, existe escassez de profissionais para cuidar de crianças e adultos na cidade, por isso acredito que suas chances são boas. Mas para isso, é preciso ter visto de trabalho. Mais informações podem ser obtidas no post Como trabalhar no Canadá cuidando de crianças e adultos (http://oitoronto.com.br/21384/como-trabalhar-canada-cuidando-de-criancas-e-adultos/). Boa sorte!

  21. Nélida

    21/jul/2012 at 09:40

    Muito elucidativo este artigo, alguém sabe como posso me candidatar para trabalhar como Baby-Siter em Toronto? Obrigada!

  22. rafael alves

    01/jul/2012 at 13:56

    cade a materia? tou esperando quero ser caregivr in toronto

  23. Luiz Lisboa

    26/jun/2012 at 10:16

    Ola, muito interessante este artigo, mal posso esperar para o proximo que sera o passo-a-passo de como ir para o Canada atraves do programa Live-in Caregiver.

    Abraco a todos do Oi Toronto e ate breve

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Papelada

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo