Siga-nos

OiCanadá

Papelada

Você quer ser babá no Canadá?

O programa de recrutamento de nannies no Canadá tem ajudado várias brasileiras a se colocarem no mercado de trabalho canadense. Caso você tenha experiência e cuidar de crianças, bebês, até mesmo velhinhos ou já foi inclusive uma governanta, você tem boas chances de ingressar nesta área.

Atualmente, este nicho tem sido dominado pelas filipinas e caribenhas. Elas trazem na bagagem alguns cursos de primeiros socorros, enfermagem, pedagogia e muita simpatia, coisas que brasileiras têm de sobra. Muitas vieram de seus países especificamente para isso, e após dois anos de trabalho conseguiram seus vistos de residente permanente. Mas, isso mudou.

Em novembro do ano passado o governo canadense aprovou novas regras para o setor de caregivers (de cuidadoras). Primeiro dividiu a categoria em duas áreas: cuidado de crianças e cuidado de pessoas que requerem atenção médica; restringiu o número de vistos para 5.500 por ano; exige, a partir de agora, comprovação de nível de inglês ou francês – nível 5 no geral ou 7 para aqueles que têm curso de enfermagem ou psicologia; também pede comprovação de estudos tanto aqui ou algo equivalente do seu país de origem; e aboliu a exigência de se morar no local de trabalho – fonte: site do governo.

Mas, você deve pensar: qual a vantagem disso, então? Segundo o próprio governo canadense há cerca de 30 mil vagas previstas de caregivers para 2015. Atualmente, 1 de cada 7 canadenses estão na faixa ali dos idosos. Há muitos, mas muitos velhinhos por aqui. Sem contar a criançada. O salário inicial também é atrativo: na média de $14 à $20/hora. E brasileiro é daqueles que topa trabalhar. É um mercado promissor e atraente.

Um website (em inglês) tem se destacado no recrutamento destas nannies: é o The Nanny Pages. Nele você pode especificar no que deseja trabalhar, quais dias e horários são melhores para você, se topa morar no local de trabalho ou não, sua experiência prévia, suas pretensões salariais, qual a região da cidade você quer atender, enfim uma gama de informações tanto para oferecer seus serviços quanto para contratar. É cobrada uma taxa de $19 por 30 dias de cadastro. Mas, segundo o próprio site, os resultados são garantidos.

Uma brasileira que veio nesse esquema foi Maria Zambrano, do Acre. Segundo ela, as pessoas gostam muito da simpatia dos brasileiros: “Se você é confiável, não importa de onde você vem, é isso que eles procuram. Você será responsável por uma pessoa, isso é muito importante. E no final das contas, vale muito a pena”.

Uma dica dessa brasileira, e das próprias filipinas, é buscar realizar cursos relacionados a este tipo de cuidado de pessoas: primeiros socorros, ressuscitação cardiopulmonar, até de natação e gostar do que faz. Com isso, você pode se tornar a próxima super nanny, desta vez canadense.

Avatar photo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

15 Comentários

15 Comments

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Mais em: Papelada

      Topo