Siga-nos

OiCanadá

Papelada

Como trabalhar no Canadá cuidando de crianças e adultos

Na semana passada o OiCanadá publicou uma reportagem sobre a escassez de pessoas para cuidar de crianças, idosos e portadores de necessidades especiais no Canadá. Diversas famílias estão contratando esses profissionais fora do país, e alguns brasileiros podem se candidatar para o cargo.

Para aplicar nessa categoria, o candidato precisa comprovar experiência na área, falar inglês ou francês, e estar disposto a dormir na casa de quem irá trabalhar. O salário em Toronto varia de $1400 a $2100 por mês. “Apesar de ser exigido um tempo mínimo de um ano de experiência na área, as famílias estão a procura de profissionais que tenham trabalhado por pelo menos três anos, além de ter um nível elevado de inglês”, diz Ian Minton, um dos proprietários da agência de empregos Execu-Nannies em Toronto.

É importante ressaltar que candidatos do sexo masculino têm menos chance de serem contratados nessa área, principalmente para cuidarem de crianças. Porém, existem alguns rapazes que trabalham assistindo idosos e adultos com necessidades especiais.

Apesar da contratação de profissionais estrangeiros para cuidar dos mais necessitados no Canadá, houve uma redução no número de pessoas que entram no país todos os anos através dessa categoria. Em 2010 foram 8.394, enquanto em 2007 essa quantidade ultrapassava 13 mil.

É possível que o motivo da redução tenha sido as maiores exigências quanto à admissão desses trabalhadores. A partir de agora, quem quiser contratar alguém de fora precisa arcar com toda a despesa relacionada à contratação do empregado, incluindo seguros de saúde, contra acidentes de trabalho e passagens aéreas.

O OiCanadá ensina passo-a-passo como aplicar na categoria Live-In Caregiver, possibilitando o candidato a trabalhar na função, morar no Canadá, e se qualificar para a residência permanente no país depois de dois anos ou 3900 horas de serviço prestado.

  • Antes de mais nada, é necessário que alguém que more legalmente no país aceite contratá-lo como empregado para cuidar de uma criança, idoso ou portador de necessidade especial. Essa pessoa precisa entrar em contato com o Human Resources and Skills Development Canada/Service Canada (HRSDC/SC) para apresentar uma proposta, demonstrando interesse em contratar alguém do exterior. Devem ser incluídas informações como o salário que será pago e as condições empregatícias (todos os custos que devem ser arcados por quem está lhe admitindo- como seguro de saúde e contra acidentes de trabalho, passagens aéreas, e despesa com a contratação), suas tarefas no novo emprego, horas de trabalho, dias de folga e termo de rescisão de contrato). Após ser analisado e aprovado pelo HRSDC/SC, um documento chamado Labour Market Opinion (LBO) (opinião sobre mercado de trabalho) favorável à contratação será emitido. Uma cópia do mesmo deverá ser usada para a aplicação da permissão de trabalho.
  • O mesmo contrato, analisado previamente pelo HRSDC, deve ser assinado por você e por quem está lhe contratando. Um modelo desse documento pode ser adquirido na internet. Não é preciso que seja igual, mas é necessário incluir todas as cláusulas indicadas como obrigatórias.
  • Comprovação de conclusão do segundo grau completo. Documento deve ser traduzido para o inglês ou francês.
  • Fluência em inglês ou francês. É preciso saber falar, ler e escrever em um dos dois idiomas.
  • Comprovação de experiência de no mínimo um ano trabalhando na área que será ocupada no Canadá (como babá ou assistente de idoso, por exemplo). O aplicante deve ter trabalhado no setor nos últimos três anos antes da aplicação. A falta de experiência pode ser substituída pela comprovação de um curso feito em período integral de no mínimo seis meses, na área em que deseja atuar (educação infantil, cuidados geriátricos, primeiros socorros e enfermagem são alguns dos campos aceitos). É importante ressaltar que os oficiais de imigração são extremamente exigentes quanto à essa cláusula, e caso seja descoberto que o aplicante mentiu, esse será deportado.
  • Antes de embarcar para o Canadá, é preciso conseguir uma permissão de trabalho. Todas as informações podem ser obtidas em português no site da Embaixada do Canadá no Brasil.
  • Todos os documentos, incluindo o comprovante de pagamento, devem ser enviados para o seguinte endereço: Consulado Geral do Canadá no Brasil- Setor de Vistos – Centro Empresarial Nações Unidas- Torre Norte- Avenida das Nações Unidas, 12901, 16 andar. Brooklin. São Paulo-SP. Cep- 04578-000).
  • O candidato terá que passar por uma entrevista, onde um oficial de imigração fará perguntas para ter certeza de que o candidato se qualifica para a posição. Também será necessário fazer exames de saúde e apresentar atestado de antecedentes criminais. Caso seja aprovado, o aplicante irá receber uma carta junto com um visto. Ao chegar no Canadá, receberá das mãos do oficial de imigração a permissão para trabalho para atuar nessa função.
  • O aplicante não é obrigado a trabalhar com a mesma família durante todo o tempo em que estiver no Canadá, mas somente poderá atuar cuidando de pessoas. Após 2 anos ou 3900 horas de serviço, será qualificado para aplicar para um visto de trabalho aberto (que permite trabalhar em qualquer área) e residência permanente.

Para saber mais, visite o site do Citizenship and Immigration Canada ou do Consulado Geral do Canadá no Brasil.

Leia também Faltam profissionais para cuidar de crianças e idosos.

foto: Ed Yourdon

Continue lendo

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

40 Comentários

40 Comments

  1. Evelyn Ribeiro faria

    12/jul/2019 at 17:30

    Olá boa tarde meu nome é Evelyn tenho 22 anos tá fazendo curso de inglês e espanhol, quero sair do Brazil por crises e tenho experiência e cartas de referência já trabalhei como babá e cuidador de idoso tenho cestificado, e quero me qualificar mais no mercado do trabalho quero uma nova oportunidade de trabalho, tenho um filho sou solteira é preciso me qualificar mais e sei que aí eu consigo, me qualificar quero muito essa oportunidade tenho passaporte também!

  2. João Victor Marques Arize

    29/set/2016 at 07:29

    Bom dia !
    Eu sou brasileiro , tenho 19 anos,gostaria de trabalhar como Baby-Siter ou cuidar de idoso, no Canadá ,tenho experiência com crianças,mesmo a nível de animado de festas de Aniversários falo Inglês, apesar da pouca idade já sou muito responsável ,e tenho muito interesse em trabalhar no Canadá , mas não conheço ninguém que more la e precise de uma… vocês podem me ajudar?

  3. Elizabeth LPM

    25/ago/2016 at 22:36

    Boa noite!
    Sou professora da Educação Especial, psicopedagoga e séries iniciais (Fundamental I). Não falo inglês. Sou casada e tenho dois filhos pequenos. Quero muito trabalhar como cuidadora no Canadá. O meu marido é da área de automação. Será que ainda tem vagas?
    Grata Elizabeth

  4. Elizabeth LPM

    25/ago/2016 at 22:35

    Boa noite!
    Sou professora da Educação Especial, psicopedagoga e séries iniciais (Fundamental I). Não falo inglês. Sou casada e tenho dois filhos pequenos. Quero muito trabalhar como cuidadora no Canadá. O meu marido é da área de automação. Será que ainda tem vagas?
    Grata Elizabeth

  5. Elizabeth

    25/ago/2016 at 22:34

    Boa noite!
    Sou professora da Educação Especial, psicopedagoga e séries iniciais (Fundamental I). Não falo inglês. Sou casada e tenho dois filhos pequenos. Quero muito trabalhar como cuidadora no Canadá. O meu marido é da área de automação. Será que ainda tem vagas?

  6. Eva Almeida Melo

    13/jun/2016 at 15:44

    Estou muito interessada em trabalhar como baba ou cuidadora, sou formada pela Cruz Vermelha a muito tempo e gostaria de fazer uma experiência fora, preciso saber como consigo documentos para trabalho. Obrigada Eva

  7. marize pinto soares

    14/mar/2016 at 01:05

    boa noite.
    me chamo Marize tenho 49 anos e muita vontade de viajar,sou cuidadora de idosos auxiliar de enfermagem .porem nao falo outro idioma,se alguma familia tiver interesse,meu telefone,22999402300
    [email protected]

  8. marta fidencio vaz

    05/mar/2016 at 21:44

    sou tecnica de enfermagem , trabalho em unidade de terapia intensiva com criança, gostaria muito de trabalhar no canada, tenho varias habilidades como cuidadora de idoso, limpeza, manicure .gostaris muito que uma familia canadence me aceitasse, meus filhos tem um sonho de morar e estudar no canada.

  9. paulo lima

    10/jan/2016 at 21:07

    Eu quero trabalhar, tenho experiencia com crianças, como pedagogo, sou professor de educação infantil e psicopedagogo.

  10. Gilvanete Pedroso de Almeida

    13/dez/2015 at 08:27

    Olá… Sou babá, auxiliar de enfermagem, educadora, muito dedicada no que faço. Tenho experiência com bebês e crianças. Gostaria muito de uma oportunidade fora do meu país. Sou solteira, sem filhos… Por favor, se surgir uma vaga, gostaria muito de uma oportunidade. Desde já agradeço…

  11. Maria Lúcia

    27/out/2015 at 21:41

    Esteve de passeio em Toronto fiquei fascinada. A única maneira de retornar seria. Um contrato de trabalho como babá. Gostaria que fosse em residência de famîlia brasileira. Porque não falo inglês. Porém gostaria de aprender.

  12. Vera baia

    20/out/2015 at 15:01

    Quero trabalhar de baba ou faxineira
    No Canadá. Ne ajude

  13. Simone

    24/set/2015 at 23:33

    Tenho 26 anos, sou solteira, sem filhos, sem vícios. Sou babá há 04 anos e moro no meu emprego, estou cursando o 4 ano do curso de direito. Eu quero muito trabalhar como babá no Canadá. Meu plano é o seguinte: 1) Terminar o curso e direito no final do ano que vem (2016) 2) Aperfeiçoar o meu inglês e mudar para o Canadá. 3) Trabalhar por 02 anos como babá no Canadá 4) Depois, estudar as leis canadenses e atuar na área jurídica .

  14. Priscila Soares dos Reis

    18/set/2015 at 12:54

    Quero trabalhar como babá no Canadá. Falo inglês básico e nunca trabalhei como babá. Porém, tenho dois filhos pequenos, um de 5 e outro de 2anos.

  15. claudine

    27/ago/2015 at 13:04

    estou interessada em trabalhar no canada de baba, meu inglês não é fluente, mas tenho experiência em cuidados, sou auxiliar de enfermagem.

  16. Vera Porto

    16/ago/2015 at 19:52

    Estou a procura de um emprego no exterior, agente de viagem, corretora de imóveis, cuidadora de idoso, sei cuidar de crianças.. Já estudei na Inglaterra, tenho inglês intermediário, estou sózinha, filhos criados, tenho 55 anos, sou muito honesta e dedicada no que faço.
    Quero melhorar o meu inglês em uma casa de família boa.
    Aguardo uma chance!
    Meu e-mail — [email protected]

    Obrigada,

    Vera

  17. MONIQUE JUSTO

    21/abr/2015 at 12:02

    Por favor, estou interessada em trabalhar no Canadá como nannie, cuidadora , para tempo integral. Apenas preciso de um voto de confiança de alguém que já esteja regularizado,que eu possa conseguir uma boa família, que venha a me contratar. Tenho 26 anos, sei cozinhar muito bem, lavar, passar, cuidar de crianças, sou responsável e sei muito bem administrar uma casa! Aguardo repostas.

    Grata. Monique

  18. Daiane Sabino

    23/mar/2015 at 16:42

    Eu gostaria de trabalhar como babá fora do pais qualquer pais da América do note… onde poderia saber mais?

  19. eliana golini

    28/fev/2015 at 16:15

    Ola sou Eliana tenho 55 anos de idade e sou aposentada como educadora social. Tenho inglês intermediário, mas bastante experiencia com crianças de 9 a 17 anos

  20. Alessandra

    17/fev/2015 at 23:03

    Olá prezado, boa noite.

    Tenho interessa na vaga, porém falo um pouco do inglês? Teria chance de ir para trabalhos com crianças?

    Desde já, fico grata.

  21. Gisele

    23/jan/2015 at 23:47

    Olá! Sou Brasileira tenho 23 anos e vim para Toronto na intenção de fazer apenas um curso de 15 dias de inglês. Mas me encantei com a cidade e a cultura e gostaria de prolongar minha estadia aqui, porém, para que isto aconteça tenho que arrumar um emprego. Sou professora e já trabalho na área a 5 anos. Meu nível de inglês é básico. E minha permissão é apenas para estudo. Consigo pedir permissão para trabalho daqui de Toronto mesmo ou apenas estando no Brasil? Um emprego de babá seria o ideal porque eu amo crianças. Aguardo resposta. E já agradeço as informações citadas acima.

  22. Patricia franca da silva

    16/dez/2014 at 00:50

    Sou baba tenho experiencia com crianças e também cozinho gostaria de solicitar uma vaga de baba para canada tenho 36 anos cursei 2 anos de pedagogia infantil.964979619 não falo inglês mas entendo um pouco de espanhol.

  23. Denise Marcondes

    07/dez/2014 at 22:32

    O que muda com a nova lei de imigração no caso do visto para esse tipo de trabalho? Eu se que o processo vai mudar, mas não sei no caso de babá

  24. ANDRÉA REGINA PITORRA SOARES GUAZZI

    21/out/2014 at 21:49

    OLÁ,MEU NOME E ANDRÉA TENHO 43 ANOS,TENHO UMA FILHA DE 15 ANOS QUE MORA COM O PAI.
    SOU SEPARADA,MORO SOZINHA.
    SOU PROFESSORA A 24 ANOS,PEDAGOGA,PSICOPEDAGOGA E TENHO EXPERIENCIA COM CRIANÇAS DE 0 A 15 ANOS.
    GOSTARIA DE TER A OPORTUNIDADE DE TRABALHAR FORA DO BRASIL.

  25. mari

    29/ago/2014 at 14:02

    Ola tudo bem
    Gostaria de arrumar um emprego no canada
    Pra cuidar de crianca
    Obrigada

  26. Flávia Vasconcelos

    14/jul/2014 at 14:01

    Olá! Gostaria muito de ter a experiência em outro país, sou formada em Biologia e Pedagogia, especializada em saúde do adolescente e Gestão Escolar, trabalhei 9 anos como professora na Educação Infantil, tenho 37 anos e queria muito a oportunidade de trabalhar em outro país, como babá de crianças ou de idosos, além de ter as atribuições de lavar, passar, conzinhar todos os tipos de prato: massas, peixes e carnes. Sou habilitada categoria A e B.Estou realmente aberta a uma nova exepriência.
    Aguardo contatos.

    • Suélly

      23/jul/2014 at 14:20

      Estou buscando emprego no Canadá, Sou Brasileira, tenho 40 anos, Mãe, Honesta. Alegre, Inteligente, Bonita, Dedicada, Educada e muito Responsável.
      Amo crianças, estou disposta a viver no Canadá e trabalhar cuidando de Crianças.
      pois aqui no Rio está muito violento.
      meu contato: [email protected]

  27. Evelyn

    14/jul/2014 at 13:13

    Gostaria de trbalhar fora, tenho 19 anos, alguem ai tem alguém a me endicar, tenho experiencia cuidando de irmão e primos..

  28. angelica

    20/jun/2014 at 01:52

    Ola tenho 33 anos sou brasileira gostaria de trabalhar no Canadá como babá son solteira tenho trabalhei em escolinha e tenho experiência com crianças que pode mim ajunda?

  29. Mariane

    15/mar/2014 at 15:14

    Oi, acabo de fazer 18 anos e tenho muito interesse em trabalhar no Canadá como babá, mas não conheço ninguém que more la e precise de uma… vocês podem me ajudar?

  30. Silvana Dias

    22/abr/2013 at 11:23

    Vcs do Oi Toronto estão de parabéns.Sempre vejo as reportagens e abordam vários assuntos,auxiliando pessoas que estão no Canadá e mesmo quem está no Brasil e gostaria de ir para o Canadá.Com certeza estão tirando dúvidas de muitas pessoas,muito obrigada.Continuem com sucesso.

  31. Dulceli Alves Da Conceição

    05/abr/2013 at 23:09

    como poderei eu candidatar me a um trabalho no canada. sou portuguesa e estou desempregada perciso ir muito me ajuda ??

  32. Itamara

    10/fev/2013 at 11:02

    Hola estoy interesado en ir a trabajar em canada babae como una oportunidad

  33. Ioneide

    29/nov/2012 at 20:01

    ola, gostaria de ir para o Canada por um ano ou mais,tenho experiencia de 5 anos como babá.
    tenho 25 anos e gostaria de saber se tem uma faixa de idade para ir?
    e gostaria de saber se eu for trabalhar como baba a familia me permite estudar tambem?
    obrigado

  34. elisabete

    12/ago/2012 at 13:17

    como poderei eu candidatar me a um trabalho no canada. sou portuguesa e estou desempregada e com duas menores para cuidar so o meu marido a trabalhar comeco a desesperar pois comecam a faltar recursos para as minhas filhas. Agradeco que me ajudem digam me atraves do mail como e que poderei eu ir com a minha familia para ai. A minha familia e constituida por dois adultos e duas crianca. [email protected]
    How can I apply myself to work in Canada. I am Portuguese and I’m unemployed and with two children to care so my husband to work begining to despair because they lack resources to begin to my daughters. I thank to help me through the mail tell me how and what can I go with my family for al. My family and consisting of two adults and two child. maria.elisabete1975 @ hotmail.com

  35. Nélida

    20/jul/2012 at 18:24

    Boa noite.
    Eu sou brasileira morando em Portugal, tenho 40 anos,gostaria de trabalhar como Baby-Siter emToronto,tenho experiência com crianças,mesmo a nível pedagógico.
    Acham que estão precisando neste momento? como faço para me candidatar? Sei falar Inglês,Francês.Espanhol e Alemão. Estou procurando trabalho em Toronto como baby-siter ou outra função.
    Muito obrigada pela atenção!

  36. Marcio Rollemberg

    03/jul/2012 at 00:59

    Oi Rafael! A melhor forma de encontrar um emprego como “caregiver” em Toronto é se cadastrando em uma das agências de emprego para o setor. Há diversas delas, como a Execu-Nannies, por exemplo, com quem o OiToronto entrou em contato para fazer a reportagem.
    Também existem agências de intercâmbio no Brasil responsáveis por auxiliar o indivíduo nesse processo. Por isso, ao procurar uma delas é interessante deixar claro o seu interesse no programa de Live-in Caregiver disponível no Canadá.

  37. rafael alves

    02/jul/2012 at 09:31

    Boa Materia! Mas em que sites podemos encontrar familias procurando por caregivers? Há agencia de intercambio no brasil que ajudam a gente no processo? igual eles fazem com o au pair para os eua?

    Obrigado!

    • Paula

      25/fev/2013 at 09:53

      Por favor, estou interessada em trabalhar no Canadá como cleaning, nannie, cuidadora mas para tempo integral. Apenas preciso de um voto de confiança de alguém que já esteja regularizado e com contatos que possa conseguir conseguir uma boa família, que venha a me contratar. Tenho 50 anos, sei cozinhar muito bem, lavar, passar, cuidar de crianças, sou responsável e sei muito bem administrar uma casa! Aguardo repostas.
      Grata pelo espaço!
      Paula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Papelada

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo