Siga-nos

OiCanadá

Lazer

Cinema: One Week

One Week é um drama canadense de 2008 estrelando Joshua Jackson no papel de Ben Tyler. Ao ser diagnosticado com câncer terminal, Ben resolve adiar seu tratamento para realizar uma viagem de aventura e reflexão, de moto, entre Toronto e Vancouver Island. Uma distância +- equivalente a de Porto Alegre à Belém do Pará. (Isso sim seria uma viagem com garantia de muita “aventura”!)

The Good

Apesar do tema pesado, o filme é leve e agradável de se ver. Não é sobre câncer, mas sim sobre a libertação de uma vida medíocre e conformista que Ben julgava viver. O diretor foi muito habilidoso em não deixar a trama ir em uma direção melodramática demais.

Durante suas reflexões pela estrada, o filme nos brinda com as belíssimas e diversas paisagens canadenses. por isso, já vale ser assistido. Digo, admirado! Ben para em diversos pontos turísticos interessantes pelo caminho que eu nunca tinha ouvido falar. Adicionei alguns na minha listinha de lugares para se visitar no Canadá antes de morrer.

E para complementar as paisagens, outro destaque do filme é sua trilha sonora 100% canadense. No YouTube é possível escutá-la nessa playlist. Se você se pegar ouvindo em loop, relaxa, fiz o mesmo!

The Bad

Entre os pontos que não gostei, um foi o excesso de narração. Em um filme como esse, que gera muita reflexão, ter alguém tagarelando o tempo todo no fundo não ajuda no clima…

Como disse, a trilha sonora é ótima. Acho que o Canadá tem tanta música boa que o diretor teve problemas em limitar o número de faixas em seu filme. E notem que as letras combinam com as cenas, como se fosse um segundo narrador. Pra mim, a trilha perfeita para muitas cenas seria o som do vento, do mar, da Trans-Canada Highway… Não me espanta que o filme seguinte de Michael McGowan (diretor) se chame “Score: A Hockey Musical”. Ele claramente é um fã do gênero.

The Prolix

O maior perigo de você ver esse filme é querer no dia seguinte pegar uma moto/carro e partir numa aventura pelo Canadá. Se Ben estivesse escrevendo esse review, ele diria: Pra que esperar que algo extraordinário aconteça em nossas vidas para aproveitá-la?

Seguem várias dicas sobre road trip aqui no Canadá.

Enfim…

Indico assistir a esse drama, curtir as paisagens e, se possível, refletir sobre as duas frases citadas no filme que o resumem bem:

Many of life’s failures are people who do not realize how close they were to success when they gave up.
– Thomas Edison

To strive, to seek, to find, and not to yield.
– Ulysses (poem)

Clique para assistir ao trailer.

Diogo Lopes mora em Toronto e aproveita seu tempo "livre" de TTC para assistir e escrever sobre filmes para seu site pessoal de cinema. No OiCanadá, escreverá sobre filmes canadenses que valem a pena ser vistos.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Lazer

Topo