Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Rajada de neve no sul de Ontário causa milhões em estragos

O fenômeno conhecido como snow squall, uma rápida nevasca localizada, varreu o sudoeste de Ontário na quinta-feira (27) de manhã. Apesar da rajada não ter deixado pra trás uma quantidade muito grande neve, um acidente envolvendo 96 carros demonstra os verdadeiros perigos desse fenômeno de inverno.

Como muitos residentes de Ontário já sabem, ver a palavra squalls na previsão do tempo significa um dia de tráfego congestionado e muita neve pra tirar da calçada e da entrada da garagem. No entanto, a grande quantidade de neve que cai durante essas rajadas em curtíssimo espaço de tempo, e de forma bem localizada, é apenas uma das razões pelas quais elas costumam ganhar um Alerta de Tempo Severo do Environment Canada. Outro perigo das squalls é que elas rapidamente geram visibilidade zero nas estradas sem nenhum aviso.

Foi exatamente isso o que aconteceu na Hwy 400, ao norte de Toronto, na quinta-feira de manhã, quando uma rajada de neve atingiu a estrada, tirando completamente a visibilidade dos motoristas, e causando um super engavetamento entre 96 carros e caminhões.

Rajada de neve no sul de Ontário causa milhões em estragos

Apesar da extensão do acidente ter sido bem grande, alguns carros terem ficado completamente destruídos, e a via ter sido fechada por horas, apenas três pessoas ficaram feridas e foram levadas ao hospital, sem risco de vida.

Rajada de neve no sul de Ontário causa milhões em estragos

Outros acidentes também foram relatados conforme a rajada varreu a província, tendo causado uma morte e levado um homem ao hospital com ferimentos graves. Ele havia saído do carro para checar os estragos e foi atingido por uma caminhonete.

Alerta e precauções

Rajada de neve no sul de Ontário causa milhões em estragos

Apesar do alerta do Environment Canada sobre a rajada de neve ter sido dado no início do dia, muita gente já havia saído para o trabalho. Segundo o sargento da Polícia Provincial de Ontário, Dave Woodford, os motoristas que forem pegos de surpresa por uma rajada de neve devem diminuir a velocidade e continuar em movimento. As rajadas chegam rapidamente, mas também vão embora rápido. Embora o Environment Canada tenha alertado os motoristas para que parassem no acostamento em caso de snow squall, Dave discorda: “se vai haver uma batida, é melhor que você esteja em movimento, ao invés de parado na estrada”. E lembre-se: em caso de acidente, não saia do carro. Agora, o melhor mesmo ainda é ficar atento aos alertas e evitar sair de casa até a rajada se dissipar.

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Notícias

Topo