Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Planos de celular para quem vai ficar pouco tempo em Toronto

Uma dúvida frequente de turistas e intercambistas é em relação aos planos de celular disponíveis. Vale a pena comprar um chip (SIM card) canadense? Quanto custa e como funciona? É preciso assinar algum tipo de contrato?

São muitas as dúvidas e nem sempre é possível achar informação suficiente nos sites das empresas de telefonia. Para tentar responder a essas questões, pesquisamos entre as operadoras canadenses os melhores planos para quem vai ficar temporariamente na cidade.

Operadoras e planos

As principais operadoras em Toronto são Bell, Rogers, Fido, Telus e Wind. Cada uma oferece planos e benefícios variados, então vale a pena pesquisar bem para encontrar o melhor para você. Além disso, a competição entre elas é bem acirrada, por isso as lojas estão sempre oferecendo novas promoções e descontos.

Para quem não vai ficar muito tempo na cidade (até 4 meses), o plano pré-pago é o mais recomendado. Não é necessário fazer um contrato, mas é preciso assinar um acordo com a operadora. O esquema é parecido com o praticado no Brasil e o cliente compra o SIM card da empresa desejada e o cartão pré-pago com crédito do valor desejado.

Como funciona

Os planos incluem serviço de voz, mensagem e internet. É possível personalizá-los da maneira que quiser, aumentando o limite de dados ou incluindo ligações internacionais, por exemplo. Assim que acabar o crédito, é só ir até uma loja, ou site da operadora, e comprar mais.

Além disso, é muito fácil cancelar o serviço, o que pode ser feito a qualquer momento. Como todo plano pré-pago, basta o cliente parar de recarregar o celular por um determinado período para que o SIM card seja desativado.

O plano canadense é semelhante ao brasileiro, porém, existem algumas diferenças a serem consideradas antes de se fechar um acordo. Aqui, além das chamadas feitas, são cobradas também as ligações recebidas e o valor do minuto à noite e aos finais de semana é diferente do valor das ligações feitas no horário comercial.

Pode parecer complicado, mas é bem simples. Os tópicos abaixo podem te ajudar a entender as partes básicas de um plano:

  • Outgoing text – Mensagens de texto enviadas
  • Incoming text – Mensagens de texto recebidas
  • International text (outgoing & incoming) – Mensagens de texto internacional enviadas e recebidas
  • Local daytime/anytime minutes – Ligações locais feitas entre 7 da manhã e 6 da noite nos dias de semana
  • Local evening & weekends – Ligações locais feitas entre 6 da noite e 7 da manhã em dias de semana e durante todo o fim de semana
  • Local incoming calls – Ligações locais recebidas
  • Data – Internet

Compreendidos os termos, fica mais fácil entender as ofertas das operadoras. Todas as empresas oferecem um plano pré-pago do tipo “pague o que usar” (pay-per-use ou pay-as-you-go), e um plano pós-pago mensal (ou por minuto). No primeiro, o cliente compra um crédito que vai sendo consumido com o uso, e no segundo, ele paga um valor mensal por uma quantidade determinada de serviços. Os preços por minuto são diferentes para cada tipo de plano.

Planos Pré-Pagos

Telus

Se um cliente compra um cartão com $30 de crédito na Telus, ele pode optar pelo plano mensal Talk + Data + Messaging 30 ou pelo Pay Per Use:

Exemplo de plano

Para mais informações sobre os planos da Telus clique aqui.

Bell

A operadora tem planos mensais de voz entre $15 e $55, sendo este último com todos os serviços ilimitados, e planos com internet entre $20 e $45.

Confira todos os planos pré-pagos e os pay-per-use aqui.

Rogers

A empresa tem planos de voz entre $15 e $55 (ilimitado) com a opção de incluir internet . Para acrescentar a menor quantidade (100MB) custa $10 e a maior (2GB) custa $50.

Informações aqui.

Fido

A Fido oferece planos de voz entre $15 e $49 (ilimitado) e a opção de adicionar internet entre $10 (100MB) e $35 (1GB). É possível acrescentar também o plano de taxas especiais para ligações de longa distância por $5/mês.

Planos aqui.

Confira também os planos de outras operadoras, como WindVirginKoodo e Chat-R.

Planos pós-pagos

Para aqueles que vão ficar mais tempo na cidade, também existe a possibilidade de adquirir um plano pós-pago com um contrato mês-a-mês. Confira os planos da BellRogersFidoTelusVirginKoodo, Wind e Chat-R.

Pesquise bem antes de adquirir seu plano, vá às lojas, pergunte e compare. Como a concorrência é grande, geralmente lojas e quiosques ficam lado a lado em shoppings, o que facilita na hora da pesquisa.

Raisa Mendes é jornalista, metade brasileira, metade italiana e completamente mineira. Formada pela UFMG e com experiência na área de assessoria, marketing e social media, veio para Toronto para estudar e trabalhar.

3 Comentários

3 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Notícias

    Topo