Siga-nos

OiCanadá

Dinheiro

Canadá proíbe venda de celulares bloqueados por operadoras de telefonia

O Canadá, pra quem não sabe, além de ter a mais alta tarifa de wireless do G7—grupo das economias mais avançadas do mundo—, também abocanha uns bons dólares por ano com essa novela de vender celulares bloqueados e depois cobrar uma taxa de desbloqueio de quem quiser trocar de operadora. Mas, até que enfim, alguém resolveu mudar o jogo.

A notícia ainda melhora: as operadoras também estão proibidas de cobrar taxa de desbloqueio de quem comprou celular antes da nova lei entrar em vigor. E todos nós juntos, numa só voz, dizemos: finalmente!

A CRTC—Canadian Radio Television and Telecommunications—, tipo a Anatel canadense, depois de ouvir muitas críticas da população, subiu uma resolução que obriga as operadoras, a partir de 1 de dezembro, a venderem os celulares já desbloqueados, e esquecer de uma vez por todas a cobrança daquelas taxas só pra mudar de uma operadora pra outra. A medida agradou a muitos, mas também desagradou alguns.

Segundo Howard Slawner, VP da Rogers, pelo menos “aqueles que já tem seus aparelhos, deveriam pagar pelo desbloqueio”. Oi?! Só em 2016, as companhias de telecomunicação fizeram quase 38 milhões de dólares canadenses com essas tarifinhas de desbloqueio, um salto de 75% em relação a 2014. Pouco, né?! Mas, a CRTC promete que esse cerco vai se fechar ainda mais.

Entenda-se por “apertar o cerco” o fim das tarifas abusivas de wireless. Pra se ter uma ideia, na França, por um chip daqueles sem contrato nenhum, com uns 25GB de pacote de dados, sem taxa de roaming para o Canadá e Estados Unidos, com chamadas e SMS liberados entre esses países, você paga a bagatela de €20. Pasme. Fazendo as contas, dá uns CAD$30. Se eu converter para reais, então. Melhor parar por aqui.

Avatar photo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Dinheiro

Topo