Siga-nos

OiCanadá

Lazer

O massacre de Montreal contado em filme

Chega às lojas nesta terça-feira, DVD e Blu-ray de Polytechnique, filme que recria uns dos momentos mais trágicos da história recente do Canadá.

O próximo 6 de dezembro marca os 20 anos daquele que ficou conhecido como o Massacre de Montreal. Em 1989, Marc Lepine, de 25 anos de idade, invadiu a Escola Politécnica de Montreal, atirou em 28 pessoas e depois cometeu suicídio. O incidente resultou na morte de 14 mulheres.

Em sua carta, Marc justificou motivos políticos e culpou as feministas por arruinarem sua vida. Mesmo assim, os seus motivos têm sido motivo de muita discussão. Grupos femininos caracterizaram o ataque como anti-feminista, outros dizem que Marc foi vítima de abuso infantil e o ataque foi apenas ato de um homem enlouquecido, sem uma razão social. Outros culpam a violência na mídia e o aumento da pobreza no país.

O Filme

Baseado nos acontecimentos que ocorreram naquela data, Polytechnique recria o dia através dos olhos de dois estudantes, Valérie e Jean-François.

As intenções do diretor Denis Villeneuve são a de prestar uma homenagem às vítimas da tragédia e suas famílias, aprofundar o debate social e prover uma forma de cicatrização. O filme não identifica os verdadeiros nomes das vítimas e nem o do assassino. Polytechnique é bem produzido e as cenas do massacre são perturbantes. O fato de tudo ser mostrado em preto e branco deixa a história ainda mais tensa.

Polytechnique foi rodado ao mesmo tempo em inglês e francês. O material extra é apenas em francês.

Serviço

  • Polytechnique
  • Direção: Denis Villeneuve
  • Elenco: Sébastien Huberdeau, Maxim Gaudette, Karine Vanasse
  • Duração: 77 min | Drama, Crime, História | Preto e Branco
  • Distribuidora: Alliance Films

Christian Pedersen é natural de Santos, São Paulo. No Brasil, trabalhou na gravadora Roadrunner Records, depois abriu um escritório de promoção e marketing para bandas e artistas, tendo clientes como a gravadora BMG, os selos Geléia Geral e Dubas. Christian mudou-se para Toronto em 2002, e virou cidadão canadense em 2007. Escreveu a coluna Conexão C no Brasil News em março de 2007 e, de maio a outubro de 2008, foi editor-interino do jornal. Do fim daquele ano, até outubro de 2010, foi editor e co-fundador do blog OiToronto.

3 Comentários

3 Comments

  1. Tiago

    11/jun/2012 at 15:36

    Vi e é um otimo filme!a cenas de massacre sao realmente pertubadoras e interessantes

  2. Fernanda

    28/ago/2009 at 18:29

    Deve ser horrível, mas quero ver!

  3. Vivi

    26/ago/2009 at 10:41

    Muito interessante!! quero ver com certeza :) thanks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Lazer

Posts Populares

Topo