Siga-nos

OiCanadá

Toronto

Cartão Presto de transporte não vem cumprindo o que prometeu

Até bem pouco tempo atrás, andar de metrô, streetcar, trem e ônibus em Toronto e região seguia um modus operandi meio das antiga: ou você juntava aquele monte de moedas ou se virava pra comprar passagem nas estações de metrô ou sacava um super-metropass, sem falar do token. E ponto. Daí veio a “revolução” – o Presto – um cartão recarregável que prometia facilitar a compra de passagens. #SóQueNão.

A paixão não bateu ainda. 6% do usuários do transporte público pularam pro lado do Presto com suas inovações não tão futurísticas assim: carregar o cartão on-line, aplicativo para gerenciar a conta, passar bonitinho nas catracas, entrar pela porta de trás dos streetcars e por aí vai. Porém, os caras estão pisando na bola em muitas coisas prometidas aos seus Presto-Users.

Cerca de 50 estações já operam com Presto, quase todas as rotas também – mas… As máquinas pra carregar os cartões estão pifando, ou simplesmente não funcionam; se você carrega on-line, pode esperar porque não é “on-line”; alguns readers não estão lendo os cartões; tem gente que está sendo bi-tarifado; se o cartão zerou, dançou (sem margem negativa); e desconto (como no Metropass), nada por enquanto.

O TTC (Toronto Transit Commission) diz de pé junto que o Presto vai prestar sim (pra não perder o trocadilho) e é pra facilitar e tornar mais acessível o transporte público a todos. E ele vem não só pra ser o algoz do token, mas pra fazermos esquecer o quão arcaico já foi andar de busão (ou pelo menos pagar pra isso em moedinhas).

Serviço

O cartão Presto custa $6 e é possível carregá-lo a partir de $10.

As áreas que o Presto cobre são:

  • Brampton Transit/Züm
  • Burlington Transit
  • Durham Region Transit
  • GO Transit
  • Hamilton Street Railway
  • MiWay (Mississauga Transit)
  • Oakville Transit
  • OC Transpo
  • Toronto Transit Commission (all TTC streetcars, most TTC subway stations, and majority of TTC buses)
  • Union Pearson Express
  • York Region Transit/Viva

Quem quiser testar a ideia, basta visitar o site Presto Card e encomendar o seu.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Pablo Marcelo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

Mais em: Toronto

Posts Populares

Topo

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!