Moradia
Toronto – uma das cidades mais caras do mundo para se morar
Toronto é daquelas cidades que sempre gosta de estar nas listas do melhores disto, melhores daquilo. Mas, essa “belezura” toda tem seu preço. Saiu mais uma lista dos “mais mais” do mundo: e a cidade da CN Tower tá lá de novo, só que agora entre as mais caras do mundo pra se morar. Ninguém manda ser a queridinha do povo!
A pesquisa foi feita pela Performance Urban Planing – 13a Pesquisa Demográfica Internacional de Acessibilidade Imobiliária. Juntaram 406 cidades de 9 países (Austrália, Canadá, China, Irlanda, Japão, Nova Zelândia, Singapura, Reino Unido e Estados Unidos), daí pegaram a média dos valores dos imóveis e dividiram pela média salarial das famílias. Soma, divide, multiplica, subtrai e chega-se num índice com as mais acessíveis pra se morar e as mais difíceis de encarar.
Na categoria “cidades onde a grana tá curta para se comprar uma casa”, as mais “hardcores” são: Hong Kong, Sydney e Vancouver. Sim, a canadense Vancouver, pasme.
Toronto não está muito longe desse grupinho, não. Afinal de contas, está em 378º lugar, e Vancouver em 404º. E tanto ela quanto Vancouver vêm aumentando seus preços imobiliários ano após ano. Pelo jeito, tende a piorar.
Toronto não chega a ser pior que Los Angeles e São Francisco, mas é mais cara do que Nova Iorque, Miami, Londres e outras tantas.
Entre as cidades canadenses onde o sonho da casa própria está mais visível e palpável, a campeã é Moncton, em New Brunswick. Em Ontário, as melhores são: Sudbury, Thunder Bay e Windsor. Ottawa-Gatineau também está bonita na foto.
Mas, a top top do mundo todo em acessibilidade é Racine, em Wisconsin, nos Estados Unidos – onde você pode comprar sua casinha pela bagatela média de US$104.000.