Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Canadá – o 2º melhor país do mundo para se viver como imigrante

Viver como imigrante não é tão simples como imaginam. É punk. Dizem os matemáticos de plantão que o tempo ideal pra se fincar raízes num país é de 7 anos. Alguns conseguem se sentir da terra em menos tempo, outros vivem divididos eternamente. Mas, acima de tudo, uma coisa é essencial: seu país alvo da imigração – e o Canadá é um dos melhores do mundo pra isso.

Ah… e se falarmos só de Américas, Canadá é o campeão. Na verdade, o único país que bate o Canadá no quesito “meu país preferido pra imigrar” é a Suécia. O U.S. News e o World Report fizeram um apanhado entre 80 países do mundo pra saber quem tem aquele coração de mãe para as pessoas do mundo todo. O que se leva em conta? Estabilidade econômica, pouca disparidade salarial, mercado de trabalho, processos de imigração etc.

Óbvio que tem muito mais coisa nesta matemática. Coisas que vem na mala do imigrante: um bom planejamento, foco constante, perseverança, os desafios da língua, apoio de amigos e família, um bom cofrinho, tudo num romance diário com os humores de um país diferente do seu. Isso não esquecendo que: imigrante é imigrante, turista é turista. É bem diferente. Mas quando falamos do Canadá, esse relacionamento rola um pouco mais fácil, mais solto – ainda que inquieto e tenso.

Uma das grandes qualidades do Canadá é seu fator educação, tanto no sentido da educação pública, e de qualidade, quanto do próprio ensino de inglês como segunda língua. Além disso, seu sistema de imigração é bem completo e amplo. Constantemente o PM Trudeau ressalta os braços abertos do país para o mundo inteiro. Aliás, até o tempo pra conquistar a tão sonhada cidadania diminuiu.

Muitos números interessantes foram levantados nesta pesquisa, tais como: o país que mais acolhe imigrantes – Estados Unidos; país que mais exporta imigrantes – Índia; país com a maior equidade social – Suécia; além dos cinco primeiros colocados no fator “melhor país para os imigrantes”: Suécia, Canadá, Suíça, Austrália e Alemanha. O Brasil também tava lá, em 32º lugar.

Confira a pesquisa aqui.

Avatar photo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Notícias

Topo