Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Onda de frio extremo atinge o Canadá e dura mais do que o normal

Então, o Natal foi lindo, floquinhos de neve caindo na janela, as cidades todas branquinhas… Tudo perfeito debaixo do cobertor tomando um chocolate quente. Mas aí, passadas as celebrações, é hora de encarar um pouco da vida real — tipo sair na rua — e, vamos concordar, está muito frio! A Environment Canada afirma que a questão não é o quão frio está fazendo, mas sim o tempo que está durando, ou seja, muito para essa época do ano. Veja algumas previsões.

O meteorologista Alexandre Parent disse na quarta-feira (27) que a friaca está atingindo as Pradarias — Alberta, Saskatchewan e Manitoba —, Ontário e o oeste do Quebec, e que ainda deve se espalhar para as Províncias Marítimas — New Brunswick, Nova Scotia, and Prince Edward Island. Mas em Nova Scotia o inverno já danificou postes e deixou milhares sem eletricidade.

O vento que rolou na manhã do dia de Natal chegou a 100 km por hora em algumas áreas e levantou muita neve, deixando a visibilidade comprometida em ruas e estradas.

Segundo Alexandre, é possível que a temperatura no norte de Ontário chegue a -50ºC! Oi?

“O tamanho dessa onda de frio em termos de distribuição geográfica é fora do comum para esse início de inverno. Outro raro fator é a duração do evento”, continuou, observando que o frio extremo deve continuar em Quebec pelos próximos sete dias.

Alexandre também disse que precisou voltar a 1993 para encontrar condições de frio — entre o Natal e 1º de janeiro — similares às atuais. Naquela época, as temperaturas foram mais baixas, porém não duraram tanto tempo.

“Nos últimos dois anos, tivemos um ou dois dias de frio extremo, que foram compensados por alguns dias de temperaturas perto de zero grau, o que não é o caso esse ano”, finalizou o especialista.

Na terça-feira, um senhor de 77 anos morreu de hipotermia em Hamilton, Ontário, após sair de seu carro devido a um acidente.

Em Ottawa, o frio forçou os organizadores do torneio de hóquei internacional Bell Capital Cup a cancelarem os jogos ao ar livre, transferindo-os para o ginásio.

Em Nova Scotia, a temperatura tem ficado entre -26 e -30, e em New Brunswick, entre -30 e -35 graus celsius. A previsão é que as baixíssimas temperaturas durem até o final de semana.

Enquanto isso, residentes do norte e oeste de New Brunswick ainda estão tentando se livrar de toda a neve gerada pela tempestade do dia de Natal. A Environment Canada disse que Bathurst registrou 46 centímetros de neve, enquanto Northampton, ao sul de Woodstock, pegou 38 centímetros.

Até quarta-feira, em grande parte de Newfoundland & Labrador, alertas de ventos fortes e tempestade ainda estavam em vigor.

Que fria, hein, Canada?! ;)

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Notícias

    Topo