Siga-nos

OiCanadá

A cônsul-geral do Brasil em Toronto, embaixadora Ana Lélia Benincá Beltrame

Notícias

Consulado brasileiro em Toronto anuncia mudanças para as Eleições 2018

O número de eleitores brasileiros em Toronto aumentou 83% desde as últimas eleições presidenciais, há quatro anos, passando de 5.436 para 9.970, informou na última sexta-feira (27) a cônsul-geral do Brasil em Toronto, embaixadora Ana Lélia Benincá Beltrame, em entrevista coletiva. Confira as novidades e saiba onde votar.

O crescimento supera os registrados pelos consulados de Vancouver (80%) e de Montreal (58%) e pela Embaixada em Ottawa (25%). No total do Canadá, o número de eleitores passou de 12.942 para 22.060 – incremento de 70% -, muito superior à média mundial de 41%. A estimativa do número de brasileiros na província do Ontário também quase dobrou em apenas quatro anos, acreditando-se que o número esteja hoje entre 55 e 60 mil.

Com isto, pela primeira vez, o Consulado de Toronto não contará com espaço físico suficiente em suas instalações para realizar as eleições de 2018, que acontecem nos dias 7 e 28 de outubro das 8 às 17 horas, tendo sido alugada para isso a St. Mary Catholic Academy, localizada no 66 Dufferin Park Avenue, em frente ao Dufferin Grove Park, próximo ao Dufferin Mall. Além das 22 seções eleitorais de Toronto, pela primeira vez os 130 eleitores brasileiros de Winnipeg, capital da província de Manitoba, que está na área de jurisdição do Consulado em Toronto, terão sua própria seção.

Nestas eleições, contudo, todas as seções eleitorais brasileiras no exterior voltam a usar urnas de lona, em vez das eletrônicas, como nas eleições anteriores. “Havia falta de urnas e as eletrônicas, além disso, causavam dificuldades logísticas pelo seu peso e pelos contratempos de passar as baterias de lítio pelas alfândegas”, explica a cônsul-geral. A mais de dois meses da data do primeiro turno, por outro lado, os mesários e voluntários que trabalharão nas eleições em Toronto já foram selecionados e agora devem passar por processo de treinamento. Todavia, ainda há algumas vagas para os brasileiros que desejarem fazer voluntariado nas eleições de outubro.

Os eleitores tiveram prazo até 9 de maio para transferirem seus títulos eleitorais. Quem não realizou a transferência para votar no exterior, deverá justificar o voto, nos dois turnos, seguindo as regras do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu estado. A transferência de títulos deve ser reaberta após o encerramento oficial das eleições, em meados de novembro. O voto é obrigatório para os brasileiros, mesmo residindo no exterior, e não votar nem justificar leva a uma série de penalidades, como redução do prazo de validade no passaporte.

Reforma acompanha crescimento da comunidade

A cônsul-geral apresentou as instalações do Consulado, após a reforma que ampliou em cerca de 50% o tamanho da recepção e que acrescentou dois novos guichês, para os quais foram contratados dois novos funcionários. Assim, hoje são processados 33 pedidos de passaporte por dia, contra 21 anteriormente, e o prazo de entrega caiu de dez para cinco dias úteis. “E vai melhorar ainda mais”, prometeu Ana Lélia. O número de passaportes emitidos pelo Consulado aumentou 40% em apenas um ano, passando de 3.564 de julho de 2016 a julho de 2017 para 4.496 de julho de 2017 a junho de 2018.

Outros indicadores do grande crescimento da comunidade brasileira na jurisdição do Consulado em Toronto são o aumento de serviços como transcrições de carteiras de motorista brasileira (para facilitar a obtenção da canadense), que cresceu 20% no mesmo período acima, e a emissão de certidões de nascimento, com 18%. Já o número de autenticações subiu 70%, o de atestados de vida, 43%, e o de procurações, 27%

A reforma também incluiu ampliações nos sistema elétricos e de internet, de câmeras de vídeo e áudio nos guichês e de telefonia, permitindo que as ligações mais estáveis, mesmo em período de operação simultânea de terminais.

Fonte: Press Release

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Notícias

    Topo